Cientista come pão feito com levedura de 4.500 anos e diz que o sabor é incrível

Por , em 9.08.2019

Jonathan “Seamus” Blackley é um designer americano de videogames conhecido como “pai do Xbox”. O cientista tem interesses variados, no entanto, como fazer pão usando levedura de 4.500 anos do Egito.

Para realizar o alimento, Blackley trabalhou em conjunto com dois especialistas, a egiptóloga Dra. Serena Love, da Universidade de Queensland (Austrália), e o microbiologista Richard Bowman.

O trio coletou amostras da levedura em exemplos de cerâmica antiga que eles suspeitavam terem sido usadas para fazer pão e cerveja no Egito Antigo, utilizando técnicas cuidadosas e não invasivas. Blackley manteve uma das amostras para si.

“Seamus queria fermento antigo para assar pão e eu quero fazer cerveja com ele. Eu consegui acesso às coleções do museu e Seamus pegou algumas amostras no final de julho. Nós temos trabalhado nisso desde maio”, explica a Dra. Love ao Bored Panda.

O resultado

Na rede social Twitter, Blackley explicou que “enquanto a amostra certamente contém contaminantes, também certamente contém levedura antiga”. Ele demorou uma semana para conseguir “despertá-la” e poder fabricar pão com ela.

Blackley supostamente seguiu a mesma receita que os egípcios utilizavam naquela época para fazer o pão. Ou seja, não colocou trigo moderno, que só foi inventado muito tempo depois, mas sim ingredientes milenares como cevada, Einkorn (trigo selvagem) e Kamut (um grão antigo conhecido como trigo khorasan ou trigo oriental). Também usou água e azeite não filtrado.

O resultado foi melhor que o esperado: “O miolo é leve e arejado, especialmente para um pão de grãos 100% antigo. O aroma e o sabor são incríveis. É realmente diferente, e você pode notar essa diferença facilmente, mesmo que não seja um nerd de pão. Isso é incrivelmente emocionante, e estou tão impressionado que funcionou”, escreveu Blackley no Twitter.

De fato, comer tal alimento deve ser emocionante – os egípcios amavam pão e pessoas de todas as classes e credos o comiam em todas as refeições.

Cozinha muito antiga

O estudo de ingredientes e amostras de culturas alimentares antigas tem se tornado mais comum nos últimos tempos.

Blackley não é o primeiro a utilizar levedura milenar para cozinhar, inclusive. Em maio de 2019, pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) fabricaram cerveja a partir de uma levedura de 5.000 anos encontrada em cerâmica antiga, também. [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (33 votos, média: 4,76 de 5)

Deixe seu comentário!