Astrônomo do SETI: encontraremos vida inteligente em 20 anos

Por , em 2.10.2017

Seth Shostak, astrônomo do Instituto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence, ou Busca por Inteligência Extraterrestre), afirmou recentemente que “aposta com todos uma xícara de café que encontraremos vida inteligente dentro de 20 anos”.

O instituto investiga e explora fenômenos misteriosos e muitas vezes inexplicáveis do nosso universo há décadas, na esperança de que eles nos ajudem a confirmar que existe, de fato, alienígenas lá fora.

Mas esta tem se revelado uma tarefa difícil. Na verdade, já surgiram diversas teorias de que podemos estar sozinhos no universo.

O SETI não acredita nisso

Quando perguntado o que a ciência tem a dizer atualmente sobre a existência de alienígenas, Shostak foi categórico: “Muito pouco – porque não encontramos nenhum”.

No entanto, o astrônomo continuou dizendo que, embora não tenhamos encontrado evidências que confirmassem a vida extraterrestre, o que descobrimos sobre o universo nos últimos anos não é insignificante.

Por exemplo, uma coisa que sabemos agora, mas não tínhamos noção décadas atrás é que existem muitos mais potenciais planetas habitados inexplorados por aí.

Shostak também discutiu a natureza dessa vida alienígena, pontuando que é mais provável encontrarmos vida microbiana, “o tipo que você encontraria nos cantos da sua banheira”, muito em breve.

E vida inteligente?

Shostak está confiante de que, não apenas eventualmente, mas relativamente em breve, descobriremos a existência de vida inteligente extraterrestre também.
Mas esse “contato” não será da forma como imaginamos, ou como a ficção científica nos sugeriu.

“Quero dizer, se eles estão a 500 anos-luz de distância… Você ouvirá um sinal de 500 anos, e se transmitir algo de volta, só ouvirá a resposta daqui 1000 anos. Então, não é exatamente contato, mas pelo menos saberemos que eles estão lá”, teoriza o membro do SETI. [Futurism]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,36 de 5)

2 comentários

  • Paulo Roberto:

    O contato já existe!!!!…Lamentavelmente a moral espiritual deste planeta é forjada pelo engano.
    “Os escolhidos são os que acreditam”

    • Cesar Grossmann:

      Claaaaaaro, Paulo, é só uma questão de fé. Fé de mais ou fé de menos…

Deixe seu comentário!