Cientistas conseguem empurrar matéria com feixes de luz
A seguinte cena já deve ter acontecido com você. Deitado no sofá, você quer trocar o canal da televisão, mas deixou o controle remoto em cima da mesa. Deve ter desejado, nesse caso, algo que pudesse mover o controle.
Que tal uma espécie de lanterna, que pode empurrar objetos apenas com a luz? Pois cientistas australianos estão criando tal aparelho.
Os pesquisadores afirmaram já ter conseguido mover, usando apenas a luz, pequenas partículas pelo ar por mais de um metro e meio. Já existem, desde 1987, modelos de pinça óptica (ou pinça de luz), mas este novo aparato tem eficiência 100 vezes maior do que os aparelhos anteriores, segundo os coordenadores do projeto.
O segredo deste novo sistema é a temperatura. Os objetos se movem porque o aparelho explora a diferença da temperatura do ar com a da partícula em questão. Quando o feixe de luz atinge a partícula, um dos lados aquece, e essa interação entre ar frio e quente ocasiona o movimento. Até hoje, as pinças de luz não conseguiam mover objetos maiores que uma bactéria, fronteira que o novo aparelho conseguiu romper. Os pesquisadores afirmam poder deslocar os objetos por até 10 metros.
É claro que ainda estamos muito longe de ter luzes concentradas e poderosas o suficiente para mover objetos de forma útil. Para chegarmos, por exemplo, ao ponto de haver sabres de luz como em Star Wars, essa tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer. [Gizmodo]
6 comentários
…se posso “tocar” no controle de canais, também posso tocar no Curiosity em Marte.
I want my lightsaber
Sabres de luz…?
concordo com a pergunta. Está bem mais para anel do lanterna verde do que para sabres de luz.. 🙂
A volta do “Lanterna Verde” ^^
Pior, q eh verdade.. Se move por diferença de temperatura, tem muita coisa que impediria tal efeito.
Se o movimento for devido ao aquecimento, então os objetos maiores irão fritar com este feixe.