Cientistas criam árvores geneticamente modificadas para combater o aquecimento global

Por , em 3.10.2010

Pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory e do Oak Ridge National Laboratory acreditam que árvores e plantas geneticamente modificadas poderiam combater o aquecimento global.

Segundo os cientistas, florestas dessas árvores poderiam remover bilhões de toneladas de carbono da atmosfera anualmente, ajudando a combater a enorme quantidade de emissões que os humanos causam.

Basicamente, os pesquisadores planejam aumentar a capacidade já natural das plantas de capturar dióxido de carbono e transformá-lo em outros tipos de carbono. Mas alterar geneticamente as plantas para que elas absorvam mais dióxido não é a única coisa que eles planejam fazer. As plantas depositariam o excesso de carbono do solo, deixando a substância “longe” do ar por séculos.

Além disso as plantas seriam mais resistentes e a produção de alimentos seria maior. Em teoria é uma boa idéia, já que produziríamos mais comida a “um custo ambiental” menor. Mas as conseqüências seriam as mesmas do que as apresentadas por qualquer outro vegetal transgênico: não sabemos se as próprias plantas não causariam outro tipo de impacto ambiental ou o impacto que a ingestão desses alimentos teria na nossa saúde.

E você, leitor? Aprova ou desaprova a ideia? [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • Ignorante:

    Esses imbecis da ciência acham que podem manter as forças da natureza sob controle. Por isso é que sou filósofo e abomino a ciência materialista de hoje.

  • Osama Bin Laden:

    Graças a deus que os cientistas já estão salvando a terra do aquecimento global, agora só falta criar algun dipo de água, e pronto. só depende do universo. ;D

  • “..”:

    uau! parabens aos cientistas concordo com a galera se nao ficar pior do que ja esta, tudo é bem vindo (inclusive a clonagem de animais)

  • Rodrigo Paim:

    Realmente util e barato, finalmente.

  • Luciene:

    Tudo o que for p melhorar o nosso planeta será bem-vindo, desde q as árvores geneticamente modificadas não substituam as árvores normais.

  • Andrey Luiz:

    Finalmente o ser humano está começando a se mexer. Impossível seria se, com toda a tecnologia que temos hoje, com as quais podemos fazer tantas coisas, os humanos não inventassem uma tecnologia para reduzir impactos sobre si mesmo. E concordo, o aquecimento global não culpa do homem. É uma mera consequencia.

  • CRC:

    Concordo! Lemos e ouvimos diariamente sobre a falta de água que espreita a humanidade. Nunca vi ninguém falar sobre a possibilidade de faltar oxigênio. Acho muito possível que isto aconteça, visto que o aquecimento global afeta a vida marinha, responsável pela maior produção de oxigênio do planeta. As florestas não são o pulmão do planeta, ao contrário do que alguns costumam afirmar, então acho que a genética pode sim ajudar a inverter este quadro, não só aumentando o consumo ddo dioxido de carbono como também produzindo mais oxigênio. Atitudes como esta, juntas com a diminuição da poluição podem ajudar o planeta a se recuperar, ou pelo menos aumentar a vida útil para que novas tecnologias sejam desenvolvidas.

  • João Lima:

    Lá vem a historia de que o homem é que tem a culpa do aquecimento global, A NASA já falou que o sol tem vindo a ter mais actividade e que provoca mais aquecimento no sistema solar, a terra não é o único a aquecer nos últimos anos. Não me parece bom modificarem geneticamente as plantas isso é outra jogada qualquer dessa elite do “diabo”.
    Para não falar que a natureza “despeja” para atmosfera enormes quantidades de dióxido de carbono que não tem comparação com a mão humana. O escândalo do climagate foi o que foi.

  • lucas:

    com certeza seria mais interessante que diminuíssem as emissões de carbono dos automóveis e fábricas em vez de modificarem as árvores, pois elas não tem nada a ver com isso.

    • Alexandre Katuçaba:

      lucas oq mais mais polui é o criação de gado, faça sua parte, pare de comer carne.

  • geraldinho:

    Aprovo.
    Alguns coitados nascerão com 30 dedos,três pernas ou tres peitos, mas o beneficio no final das contas será maior para a humanidade.
    Um dia toda a vida vegetal e animal desse planeta terá genes transgênicos, isso pra mim é algo inevitavel. Mas significará o pleno domínio do homem sobre a vida.

  • michel:

    nao precisamos modifcar, pois já temos uma planta q capta mais carbono em 4 meses do q uma arvore em decadas.
    porem, infelizment essa planta está proibida…

    seria infinitament melhor, esses “pesquisadores” do governo, deixar d tentar tampar o sol com a peneira, e pesquisar algo util!! como, oq fazer pros monstros retardados legalizarem logo??

  • Cláudia de Lima Bandeira:

    De um jeito ou de outro, se a ciência consegue uma maneira de melhorar a vida na terra, queiramos ou não, essa ideia será posta em prática. Foi assim com as células tronco embrionárias. Eu sempre estarei do lado da ciência, desde que esta ideia não nos prejudique ainda mais…

    • Malu de Sá:

      O gás mantido “longe” é o grande problema!

Deixe seu comentário!