Ícone do site HypeScience

Braço robótico assistente é controlado pela mente

Cientistas da Universidade South Florida desenvolveram um braço robótico controlado por ondas cerebrais. O mecanismo fica sobre uma cadeira de rodas, captura os estímulos no cérebro do usuário e responde com movimentos robóticos que movimentam a cadeira.

O novo aparelho pode ajudar as pessoas que tem deficiência física a terem mais comodidade e independência.

O mesmo sistema de leitura de ondas cerebrais já ajuda deficientes de forma diferente – lendo os pensamentos das pessoas para que elas possam digitar textos no computador, sem mover os braços.

O sistema chamado de BCI (Brain Computer Interface), foi modificado para que o usuário conseguisse realizar uma série de ações, usando apenas seus pensamentos. Tudo o que o usuário precisa fazer é usar um “chapéu” com medidores de eletrodos, que vão captar as ondas cerebrais. A tela de um computador oferece a ele todas as opções de movimentos. Ele precisa se concentrar no que deseja fazer, os eletrodos captam os sinais e os aparelhos mecânicos respondem, se movimentando.

Testes em humanos mostraram que o sistema realmente funciona, e que o usuário não precisa mover um músculo sequer.

De acordo com Rajiv Dubey, professor da Universidade e coordenador do grupo que desenvolveu o mecanismo, o objetivo do aparelho é ajudar pessoas com limitações a expandirem suas possibilidades de movimento. “O resultado disso é que essas pessoas terão mais independência e poderão, até mesmo, arranjar emprego com mais facilidade” declara Dubey.

Esses mecanismos foram pensados, principalmente, para as pessoas com diversos tipos de paralisia física, mas que têm os movimentos comprometidos, mas cujas atividades intelectuais são perfeitas. [University South Florida]

Sair da versão mobile