Cientistas criam folhas flexíveis de LEDs

Por , em 24.10.2010

Pesquisadores descobriram uma nova forma de fabricar folhas finas e flexíveis de eletrônicos luminosos – LEDs – que podem levar a melhores implantes médicos e luvas cirúrgicas de alta tecnologia, entre outras coisas.

Os pesquisadores foram capazes de criar folhas de diodos emissores de luz miniaturizados (LEDs) através da modificação de processos usados para fazer chips de computador. Eles também podem colocar os LEDs em qualquer tipo de substrato, que vão desde alumínio e balões de borracha até mesmo folhas.

Para tornar os LEDs elásticos, os pesquisadores desenvolveram um tipo de impressão no qual um selo de borracha macia “pega” a “tinta” formada por pequenos LEDs e a imprime em um material, como uma folha de papel alumínio. Os LEDs são 10 vezes mais finos que um fio de cabelo.

A equipe de pesquisa fabricou uma série de materiais e equipamentos que usam este método, inclusive tatuagens diagnosticadas implantadas sob a pele, luvas cirúrgicas e suturas que emitem luz, e sistemas de distribuição de medicamentos.

Os pesquisadores também usaram este novo método para fazer sensores de luz chamados fotodetectores, que podem medir a luz refletida a partir de outro objeto. Essa combinação de minúsculos sensores de luz e LEDs pode ser útil para robótica.

Um exemplo de aplicação do método é que ele pode ser usado para ajudar robôs que funcionam como aspiradores de pó a evitar bater nos móveis.

Os LEDs atuais são rígidos, o que torna impossível moldá-los a um robô ou outras superfícies curvas, mas se alguém for capaz de fazer isso, daí essa aplicação se tornaria realidade.

No momento, a equipe trabalha junto a empresas para comercializar alguns desses produtos de LEDs. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Vanyr:

    Interessante………….

  • António Toscano:

    É engrançado, é que eu tive um sonho sobre isso,
    “Eu usei vários os relógios, eu me fartei então tirei todos, por enfim relógio sob pele, é tatuagem, tem horas parece mesmo tatuagem, bom e ultraleve por isso não preciso nada de relógio”
    Então eu queria a cientista cria a tatuagem de LED assim seria fixe, eh eh. Se vendem então seria melhor sucesso! Pois vou comprar 🙂

Deixe seu comentário!