Cientistas criam “Pac Man” vivo, controlando microorganismos

Por , em 18.01.2011

Você já imaginou ter seu corpo controlado por forças externas e ser obrigado por essas forças a percorrer um labirinto, em uma espécie de jogo? Pois é exatamente por isso que alguns paramécios estão passando, depois que cientistas passaram a controlar seus movimentos.

Eles controlam os microorganismos em uma recriação do famoso jogo pac-man que, nesse caso, foi batizado de “pac-mecium”.

O usuário controla um paramécio usando um joystick – o controle não afeta diretamente os paramécios, mas sim o campo elétrico do fluido onde eles estão, influenciando seus movimentos.

O jogo biótico foi criado por pesquisadores da Universidade de Stanford, que desejam passar uma mensagem de como a ciência afeta a vida – até mesmo a dos humanos.

Resta saber como o paramécio vira o Super Pac-Man e se a velocidade dele também aumenta! [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

17 comentários

  • Guilherme:

    Quanto de memoria ram e placa de video precisso para rodar esse jogo ? uahauauhaauhauh

  • Pac, Pac Man:

    onde consigo a fita dessa versão do pac man??

  • pita:

    pois é cientistas vivem descobrindo coisas novas, porém assim como eles ajudam, eles também pode terminar causando uma catastofre, como epidemias e etc.

  • luciana:

    Seria útil na farmacologia. Os medicamentos que utilizamos se distribuem por todo o organismo e não apenas onde são necessários. Dirigidos por um paramécio, êles iriam sómente aos locais destinados, um órgão especifico, uma bactéria nociva, poderiam até conduzir células tronco para regenerar algo degenerado no corpo.

  • edson:

    escrevo sem acentos pq me celular n da a opcao de acentuar as letras.

    Acho q as opnioes mais criticadas foram tbm as que mais estavam certas.
    Esse pode ser um site pra pessoas inteligentes, mas inteligencia n se resumi simplismente em escrever certo, ou em ter comentarios aparentemente mais logicos q outros. A inteligencia esta presente as numa atitude simples e individual. Pra quer mais inteligente de q saber ser educado e saber respeitar as pessoas.
    Ainda bem fazemos comentarios e nao materia cientificas.

  • squish:

    O jogo era só pra demonstrar o potencial da coisa. Creio que esse tipo de tecnologia possa tornar microorganismos em uma ferramenta para tratamentos médicos. Talvez seja possível controlar os bichinhos para que eles ataquem apenas células cancerígenas, por exemplo (Injeta o negócio no corpo e vai controlando o caminho que eles seguem com um campo magnético para que eles ataquem só o que interessa. Tratamento não invasivo!). Quem sabe?

    Quem acha q essa tecnologia genial é inutil é porque não tem criatividade.

  • eduardo:

    O Kinect já ficou obsoleto… eu kero o meu jogo de paramécio….

  • Bruno Juncklaus:

    Tipo, eu aceito de boa o que o #CRC falou ali, sou aberto a críticas e tals..

    Mas realmente, confesso que não entendi pra quê controlar esses organismos aí.

    Tudo o que ele falou ali está certo, a gente tem que ser assim mesmo, elogiar o trabalho dos caras que fazem esses experimentos porquê se não fosse por eles..

    Vou esperar então 🙂

  • Ale:

    Quem não garante que extraterrestres já não fazem isso com humanos… Eles devem emular um Space Invaders no Oriente Médio…

  • Rodrigo Paim:

    O foda é ver um monte de analfabetos funcionais em um site científico.

    As pessoas não entendem o porque da experiência científica e ficam falando besteira.

  • Adilson:

    Citação: “Isso ta parecendo com o filme Gamer. Futuramente vao controlar ate as pessoas. A verdade eh q ja estamos sendo controlado pela tv, pala publicidade.”

    HUSAUHSAUHHSUAS
    Vão manipular o campo elétrico do seu corpo e te fazer andar e executar outros movimentos complexos? Infelizmente essa noticia não chega a ser nem referência no que se diz ao “controle mental-físico remoto” /issoexiste?

  • Karlen:

    Aiin.. eu amei!! Eu amei o PAC MAN.. até hoje procuro um PAC MAN antigão que saiu da net.. aff. que raiva!! Era o melhor pac man do jogo!!!
    PAC MAN FOREVER!!

  • CRC:

    Pois é… bando de inúteis mesmo! Para que concentrar fótons em um raio, só para podermos gravar grandes quantidades de informação em um meio físico? Para que colocar um filamento de tungstênio no vácuo e ligar na corrente elétrica, só para imitar o que as velas já fazem com tanta competência? Para que gerar um campo de microondas só para aquecer água?
    Inúteis mesmo são aqueles que não valorizam os experimentos científicos por não entendê-los. Algumas das maiores invenções vieram das idéias esdrúxulas destes cientistas malucos.
    Graças a este pensamento retrógrado é que a humanidade ficou estagnada nas garras de “vocês sabem quem” durante séculos…

  • Bruno Juncklaus:

    Acho que todas as pesquisas tem um fundamento bom, mas essa, ficou bem estranho.. tipo, pra quê controlar os bixos?? Só pra passar a mensagem de que a ciência “afeta” a vida?

    Sei lá, achei mal isso ae.

  • JOABE DE JESUS:

    Porque não produzem um joystick para controla virus no corpo humano, assim seria mais facil eliminalos. Bando de inutil esses cientistas

  • Richard:

    Possívelmente. Mas ainda há meios de se manter alheio a esse controle. Mas não sei dizer no futuro.

  • edson:

    Isso ta parecendo com o filme Gamer. Futuramente vao controlar ate as pessoas. A verdade eh q ja estamos sendo controlado pela tv, pala publicidade.

Deixe seu comentário!