Cientistas criam uvas ‘Deliciosas’

Por , em 24.03.2009

Pesquisadores da Universidade da Flórida apresentaram “Delicious”, uma nova espécie de uva. A “Delicious” fica madura cedo, produz muitos cachos e é resistente a doenças que atacam as plantações. A fruta negra também apresenta gosto e textura excepcionais, sua “pele” é comestível e tem potencial para ser comida fresca ou em forma de vinho e sucos.

De acordo com Dennis Gray, que liderou os estudos, a Delicious se originou do cruzamento entre uma espécie de uva de cor bronze, de tamanho médio, com outra espécie cujos frutos eram negros e de tamanho grande.

As frutas Delicious são ovais, de cor avermelhada, mas, quando estão maduras, se tornam negras. A época da colheita varia, mas tende a acontecer em Agosto, duas ou três semanas antes do que as uvas da mesma família. As frutas retiradas do pé antes de estarem maduras têm o interior mais crocante. Já as uvas que são colhidas quando maduras têm a polpa mais macia e produzem mais suco.

A Delicious está sendo lançada, primeiramente, como uma fruta para ser comida fresca, mas tem potencial para entrar na indústria de fabricação de vinhos. Baseados em testes preliminares, os fabricantes dizem que o sabor equivale ao de muitos vinhos tintos já populares, no entanto, sua cor é mais fraca. [Science Daily]

• Renato Bueno:

É, quando um cientista quer fazer alguma coisa, nem que seja uma fruta, ele faz bem feito… Ta ligado?

• Luis Fernando:

Hmm deve ser “Delicious-as” xD q nome + sacana pra marketing