Cientistas descobrem “novo estado físico” da matéria

Por , em 30.11.2011

Um programa de rádio de Londres (Inglaterra), da BBC, conta com plateia que pode assistir à gravação. Na última semana, essa pequena plateia foi testemunha de um experimento que redefine alguns conceitos básicos no mundo da física: aparentemente, descobriu-se uma espécie de “novo estado físico” da matéria.

Não é sólido, líquido e nem gasoso. Parece o estado de plasma, mas os cientistas da Universidade de Londres contam que é uma substância diferente, mais densa. E o teste para comprová-la não foi nada caro: foi preciso apenas um tubo de vidro e alguns produtos químicos, como ácido fosfórico e gás xênon, com custo total de 10 libras (cerca de 30 reais na conversão atual).

Para entender o que exatamente é esse novo estado, é necessário entender a sonoluminescência. Ela consiste da emissão de feixes luminosos levíssimos, originados de bolhas que estouram dentro de um fluido. Mas essas bolhas não estouram porque tocam em alguma superfície, e sim por estimulação sonora, daí o nome do fenômeno.

No experimento dos britânicos, apresentado à noite, foi possível ver claramente as faíscas de luz saindo e eclodindo das bolhas no tubinho. Quando uma bolha estoura em sonoluminescência, gera por uma fração de segundo a temperatura de 10 mil graus Celsius, o dobro da superfície do sol.

O que acontece nos bastidores desse fenômeno é uma cascata de elétrons. Com tamanha liberação de energia, todo o interior da bolha se torna ionizado, motivo pelo qual há liberação de luz ao estourar. Mas é importante lembrar que a bolha, em estado natural, não estoura; isso só acontece caso haja estimulação sonora.

Enquanto não estoura, essa composição de bolha ionizada se apresenta em um estado semelhante ao de plasma, embora não possa ser definido exatamente dessa forma. O conjunto de bolhas ionizadas, dentro do tubo, dá origem a esse novo estado físico que espantou a plateia no experimento ao vivo feito pelos pesquisadores londrinos. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

71 comentários

  • Jose Edson Araujo Santos:

    Essa suposta matéria foi denominada de Eletrotér. A Física do Eletroéter esta no livro. Universo Um olhar. Uma nova visão.

  • Kora:

    Essa matéria me lembrou na hora uma outra matéria sobre o fenômeno “cabelo de anjo”, mais comum nos EUA e Canadá, onde pessoas afirmam ter visto “cair do céu finíssimos fios brilhantes, que se assemelham com seda, e quando são tocados dissolvem entre os dedos”.
    Não estou afirmando que seja, até porque o “cabelo de anjo” acontece naturalmente no ar e esse fenômeno foi recriado em líquidos, mas para mim esse novo estado físico da matéria poderia explicar a composição do “cabelo de anjo”.

  • Albanita Amaral:

    Ainda há muita coisa a ser descoberta, mais acho que estão próximos de descobrir algo muito importante como, o corpo espiritual por exemplo, do que ele é realmente formado.Só espero que não usem isso para o mal.

    • Joao Emanuel:

      ´Tá vendo Bleach de mais em

  • Richard:

    Será que tem haver com o fogo? Bom eu li uma vez que se pode controlar a cor de uma chama apenas com vibrações sonoras.

    Talvez estejamos chegando mais perto de descobrir como aqueles 3 homens saíram ilesos da fornalha de fogo de Nabucodonosor(Bíblia).

    Será que em breve as águas não nos afogaram e o fogo não nos queimará?

    Quem sabe no futuro próximo nossos edifícios terão um sistema sonoro anti incêndio, ou até mesmo ser imune.

    • gel no cabelo:

      tinha que ter um crente pra falar abobrinha né?

    • Ana:

      Pelo menos ele tem coragem pra por o próprio nome o que não é o seu caso…

    • daniel:

      nuss

      nusss

      ela falou asneiras,

      mas pelo menos ele falou o nome

      pela amor de deus…

    • let:

      crente por querer descobrir como uns caras saíram de uma fornalha sem se queimar? Ele ta querendo explicação cientifica para isso!

  • JUMENTO:

    “Novo” estado Físico da Matéria?

    No primário, ensinam 3 estados da matéria:
    – Sólido Líquido e Gasoso.

    No Colegial, ensinam mais dois:
    – Vitrêo e Plasmático.

    Já aprendi isso a mais de 20 anos atrás, em escola pública e dizem que isso é novo?

    Fico indignado com uma coisa nisso:

    1 – As escolas passam cada vez menos conhecimento aos aprendizes (alunos).
    2 – Estes, por consequencia, terão o pouco conhecimento que lhes foi transmitido para repassar pra frente.
    3 – Se parte destes aprendizes se tornarem professores, logo, passarão aos seus alunos o que lhes ensinaram e talvez até menos.

    E com isso, vai se formando uma massa de pessoas com menos conhecimento.

    Sinceramente e do fundo do Coração: Eu tenho orgulho dos meus Mestres (Professores). Hoje observo que eles ensinavam por “Gostar de Ensinar”, por “Querer Transmitir Conhecimento” e formar talvez, pessoas melhores que eles foram um dia. E não me recordo se havia questões salariais envolvidas… enfim, ensinar para eles era uma satisfação pessoal. Quantas e quantas vezes, saíamos para campo (isso com 9 a 12 anos de idade) para testarmos experimentos da aula de Cîencias ali, na prática… não ficavamos só na teoria. Hoje, as crianças só saem da mesa da escola pra lanchar, viagens de lazer e ir pra casa!.

    E não falo isso só por mim… Falo representando uma media de pelo menos 4.000 pessoas que passou pelo mesmo Colégio Público e com os mesmos Professores.

    Peço desculpas até por ter transformado um comentário em um desabafo, mas achei necessário escrever isso pois tem horas, que a Ciência (ou alguem que se acha ciêntista) chega a Insultar.
    Por outro lado, cada vez que vejo uma artigo como este que se intitula “Novo” e eu já tenho Conhecimento a Anos do fato, tenho mais orgulho ainda e agradeço cada um dos Mestres que passaram por minha Vida e contribuiram para eu ser o que sou hoje.

    Que prevaleça o Slogan do Site:

    “Os melhores Artigos. Os Leitores mais Inteligentes da Internet”.

    Obrigado novamente pelo espaço.

  • Lucas Rodmo:

    Gente, quero LINKS pra vídeos, fotos, qualquer coisa!

  • Hunig:

    O que acontece é que os palhaços deram a vocês uma imagem toda cheia de olhos e lagartos. Devem estar usando hologramas para hipnotizar as pessoas e ainda faturarem em cima de mais uma vigarice. Misticismo e crenças ainda estopora a nossa Sociedade, se bobearmos. E sempre lá, onde só se forja fantasmagoria e espalha.

  • PAULO RODRIGUES:

    Dez mil graus numa fração de sgundo… Vcs me perdoe o meu comentário e talvez vcs possam até achar ridículo, até porque sou um simples leigo e PHD de coisa nenhuma. Mesmo assim não deixo de ficar temeroso com toda essa novidade. Pelo menos vcs hão de convir que toda descoberta é um “start” tanto para uso pacífico quanto para a guerra. Ao ler esse artigo (digamos assim), fez-me lembrar dos antigos seriados de desenhos de ficção científica em que se mencionava um ataque ou revide de canhões de plasma. Infelizmente, parece que as estórias de ficção científica que tanto nos divertia estão começãndo a tomar contornos de realidade e que haverá sempre uma dualidade em todas as descobertas humanas.

    • PAULO RODRIGUES:

      Dez mil graus numa fração de sgundo… Vcs me perdoe o meu comentário e talvez vcs possam até achar ridículo, até porque sou um simples leigo e PHD de coisa nenhuma. Mesmo assim não deixo de ficar temeroso com toda essa novidade. Pelo menos vcs hão de convir que toda descoberta é um “start” tanto para uso pacífico quanto para a guerra. Ao ler esse artigo (digamos assim), fez-me lembrar dos antigos seriados de desenhos de ficção científica em que se mencionava um ataque ou revide de canhões de plasma. Infelizmente, parece que as estórias de ficção científica que tanto nos divertia estão começando a tomar contornos de realidade e que haverá sempre uma dualidade em todas as descobertas humanas.

  • Samuel:

    Finalmente acharam um estado da matéria que correspondesse ao fogo. Com o sólido sendo a terra, o líquido é a água e o gasoso é o ar.

  • Adriano Kobayashi:

    Interessante… essas bolhas e inclusive a reação sonora que resulta na liberação de energia lembra em MUITO a teoria que o Dr. Michio Kaku é co-fundador.

  • David Quirino dos Santos:

    Apenas mais uma teoria:… nunca vi, nem comi, mas, ouvi falar.

    • CASTOR:

      para !!!

  • magoado:

    eh eh eh ….

  • Robson:

    Se for um novo estado não será o quinto, e sim o sexto. Estão se esquecendo do Condensado Bose-Einstein. E quanta energia gerado em, será que pode ser uma possível fonte de energia no futuro?

    • CASTOR:

      Condensado Bose-Einstein … to por fora
      como é ?

    • Toinho:

      Cara, existem dezenas de estados físicos da matéria, os outros só não são tão importantes.

  • Renan:

    seria possivelmente um reator de fusão nuclear caseiro??? pq 10MIL GRAUS CELSIUS EM FRAÇÕES DE SEGUNDO!!! mel dels, só existe um experimento que pode viabilizar os reatores de fusão que usam laser para provocar o mesmo efeito e com o mesmo nível de temperatura…

    • Jonatas:

      Tantas coisas antes complexamente laboratoriais hoje em dia temos em casa, que a tua idéia soa perfeitamente aceitável.

    • CASTOR:

      fusão nuclear libera helio … energia meio que do nada e que não polui … mais acho que não existe material que suporte essa temperatura por muito tempo … a propria maquina iria derreter

    • Frank:

      Parece q logo, logo haverão malucos fabricando bombas atomicas casa..a um custo de 10 reais. Essa temperatura é excelente para a fusão..E talvez o segredo para manter a coisa toda presa..sem vazamento esteja exatamente nos estados da materia. Temos q encontrar uma forma q ao inves de romper…o material utilize a energia e mude de estado..e de certa forma venha a repelir a força q esta tentado criar uma ruptura

  • Indignado:

    Toda publicação que eu leio, tá esse cara. Tá CHATO demais. como é que o moderador não vai apagar um Incipiente como esse??

    Se não gosta da politica do hypescience, não entre mais aqui, resolvido teu problema.

  • Joabe:

    gera por uma fração de segundo a temperatura de 10 mil graus Celsius, o dobro da superfície do sol… DEVEMOS MANTER ESSA NERGIA POR MAIS TEMPO!

  • Joabe:

    ENERGIA PURA, FORTE E BARATA, VIVA o FUTURO VIVA A TECNOCRACIA VIVA A CIENCIA E TODOS OS ENCEFALOS ENVOLVIDOS! Estamos caminhando certo, em busca de novas “fontes”, creio que o respeito nesses dias atuais é o que temos de mais importante, esse “plasma” me lembra LANTERNA VERDE.

  • Fernando Ramos – Portugal:

    Sem me querer meter, mas metendo…
    Sabe que o senhor está neste local como convidado. O senhor só aqui está porqeu alguém, o detentor deste blogue, o autorizou tal como nós autorizamos alguém a vir a nossa casa. A partir daí, nós ditamos as regras e recebemos quem queremos.

    Não sei o que se passou (nem me interesa) mas esta é a verdade nua e crua.

    Quem pode manda, quem deve obedece…

    E escusa de me ofender por me ter metido. Já reparei que não tem bom perder, por isso desejo-lhe a si o DOBRO do que me desejar a mim.

    • fábio:

      Vai procurar o que fazer, ô bicho chato!

  • jops:

    fantasma!

  • Fernando Ramos – Portugal:

    Então Glauco, o que é o ocultismo? Ele não tem ligação à religião?

    • Jonatas:

      desculpe a intromissão mas pego o gancho pra falar o que penso. Esses fundamentos como ocultimo, espiritismo e gnose é difícil de classificar porque reunem traços tanto de filosofia como de ciências e religiões.

    • Glauco:

      É o que o Jonatas falou, tá corretíssimo. A religião é só uma das quatro ramificações do ocultismo, as outras três são Filosofia, Ciência e Arte. Na Gnosis vc aprende o ocultismo.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Eu entendo o ocultismo a religião e a filosofia como ideias independentes directamente umas das outras.
      Mas reconheço que o ocultismo tenha uma ramificação para a religião (aliás, de alguma maneira sem a religião, o ocultismo não tinha a força que tem).
      A filosofia será uma área em que tanto a religião como, aliás, muitos outras áreas, procuram para explicar de forma vaga e sem bases materiais, factos que não conseguem explicar.

      Tanto a religião como o ocultismo só detêm a sua vertente secreta e desconhecida porque a ciência ainda não compreendeu completamente muitas das leis da natureza e da física. Assim, aquilo que não se conhece é um mistério que pode ser interpretado de dezenas de formas. Uma interpretação para cada cidadão do Mundo (que filosófico fui agora…)

    • Glauco:

      A maioria dos ocultistas – e as pessoas em geral – só pensam em dinheiro e poder, por isso o ocultismo é tão desacreditado. Faltam principalmente a religião e a filosofia entre esses.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Não me refiro a credibilidades. Como em todas as áreas humanas, há os puros, verdadeiros e os que se aproveitam.

    • Glauco:

      Isso aê!

  • Daniel Iserhard:

    amigos, gás XÊNON não né, por favor. Olhem a tabela periódica e descubram o incrível XENÔNIO.

  • CASTOR:

    hoje eu trabalho programando CNC … mais ja trabalhei 3 anos aperando uma autocut 3000, maquina de corte a plasma

    corta qualquer tipo de metal em uma velocidade absurda … 14 mil volts descarregando … a maquina não pode trabalhar em horario de pico se não o bairro apaga … fora a poeira que pode da cancer … é um trampo muito foda !

  • CASTOR:

    os cientista estão falando que pode ser um 5° estado da matéria … um monte de curioso falando que é plasma

    “é necessário entender a sonoluminescência”
    estuda ae malandro

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Viva os inteligentes que nos explicam semore tudo!!!!

    • CASTOR:

      porque o experimento dos caras não seria um 5° elemento ?

    • CASTOR:

      pra começar …
      pelo que eu entendi no texto … agente poderia no futuro gerar energia a partir dessas mini exploões que geram 10 mil graus Celsius … de forma barata

      e no plasma agente gasta energia pra p0##a pra gerar ele

      *tem um comentario meu que ta esperando a moderação …

    • Glauco:

      Faz sentido.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Porque eu li mal o texto da noticia, eh eh eh.
      De facto retiro o que disse.
      E sim, este tipo de “energia” abre novasportas para muita coisa…

  • Jonatas:

    Deve se um fenômeno lindo, bolhas ionizadas liberando luz ao estourar… Chega a ser psicodélico, surreal…

  • eduardo:

    Só faltou um vídeo…

  • Marte:

    Não sou cientista, mas que parece plasma, parece.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Concordo.
      Se não é sólido, liquido nem gasoso, só resta o plasma… digo eu…

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Como disse acima, retiro o que disse.

    • Solenark:

      Na minha opnião, a semelhança ao plasma é devido a alta ionização que ocorre em ambos os casos. Uma grande diferença entre o plasma e esse possível “novo estado de matéria”, está na metodologia aplicada para atingir estes estados.

  • Glauco:

    Luz, calor e som. Quem é ocultista sabe o que esse experimento significa.

    • Lyon:

      Não entendi pode explicar ? ;s’

    • Glauco:

      Só pq vc tem medo de mim??

    • João:

      Tenho é pena de você.

    • Glauco:

      Qm tem pena é galinha.

    • Marcos A. Rondineli:

      Penso que do ovo sai a galinha de onde saem ovos e que da semente não saem árvores de onde saem sementes, mas árvores que geram folhas, flores, frutos e então desses pequenos saem as sementes que geram as árvores gigantes.

      Uma energia como essa, capaz de desaglutinar elétrons e liberá-los com tamanha energia também é capaz de repetir-se nas imensidões galácticas e que logicamente os elétrons todos liberados tenderão a unindo-se uns aos outros já mais fracos e neutrinos, ligarem-se estruturalmente em novos átomos.

      Acho que a verdade (o modus-operandis da vida como um todo) será proximamente descoberta e enfim revelada.

      Digo ‘enfim’ revelada embora acredite pessoalmente que ela será ‘novamente’ revelada, e já foi conhecida antes, eis daí as religiões e também os maias para nos aproximar.

      As religiões falam de Deus.

      A Ciência busca a ‘partícula’ de Deus.

      Não vejo incongruência nesses comentários, pois que tanto a religiosos quanto a céticos é atraente e interessante o conhecimento de nossa origem.

      Penso que essa descoberta, a de que o som interage molecularmente com os elétrons, só não é maior porque ainda não se sabe absolutamente nada sobre sons existentes no Universo capazes de provocar em nosso planeta … tais alterações.

      Já imaginaram se sem querer alguém constrói um vibrador sonoro capaz de emitir uma frequência que desagregue de um só tempo todos os elétrons ao nosso redor e o põe para funcionar? Não ia ser a temperatura o mais complicado a resolvermos.

    • frank:

      Sim Marcos. Hoje na USP é desenvolvido um estudo sobre sonolumenescencia. Não tem nada haver com sono..ok..rsrsr
      La transformam luz em som e vice versa. As possibilidade são incriveis. E como vc citou; “na biblia existe uma passagem onde derrubam uma muralha com Som!”. Tesla inventou um aparelho q quase destruiu um edicil e fez tremer toda a Ilha de Manhatam. Agora um pouco de ficção talvez; dizem q o afundamento da Atlantida tb se deu pq os cientistas estavam testando um aparelho comoo este na epoca…na msma linha do Harp e da maquina de terremotos tb do Tesla. É tudo uma questão de frequencia..e estamos proximos de tudo isso hj..

    • frank:

      Tem mais; inventaram um aparelho q parece uma cortina aqui no Brasil. Que transforma sons..ruidos de todo tipo; transito..brigas..volumes mto auto…visinhaça indisciplinada, tudo! em sons harmonicos e belos. Fica bem legal para dormir..procurem sei q existe..

    • Chamone:

      “Não é religião, é ocultismo. Ocultismo é ciência e pode ser comprovado por meios científicos.”

      Por favor me prove que o espirito santo existe e que ele é a luz com experimentos cientificos. Estou louco pra saber. Se um raio é o espirito santo se manifestando uma lampada tambem seria ou uma bobina de tesla?

      “o som é o pai” – Seria entao o OM o primeiro som do universo? Shiva, Brahma… Normal as pessoas pegarem outras religioes mais antigas mistura com um tanto de bobagem e criar outra. Fico com dó dos cientistas que estudam anos pra outras virem e falar que a luz e espirito santo e tem como provar cientificamente.

    • Rigg:

      Eu não sou ocultista… mas quero saber oq esses fatores do experimento significam!
      Pode explicar?

    • Glauco:

      Não dá, o espaço é curto. Procurem pelo início da próxima turma dos cursos sempre gratuítos em cursodegnosis.net.

    • Glauco:

      Não dá prá explicar pq o espaço é curto. Procure a próxima turma dos cursos da gnosis que for iniciar em sua cidade no site cursodegnosis.net. Os cursos sempre são gratuítos. Melhor q ouvir da minha boca.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Glauco, já agora para os não ocultistas, como eu, quer dizer-nos então o que isso significa?

    • Glauco:

      Posso falar o básico: Luz, Calor e Som são outra manifestação primária da Santíssima Trindade.

      Luz é o Espírito Santo,
      Calor é o Filho,
      Som é o Pai.

      Dessas três manifestações primárias todas as outras coisas surgem. Nessa experiência criaram um novo elemento usando essas três manifestações.

      Mais que isso, só fazendo o curso de gnosis, mas o movimento que eu participo não existe em Portugal, só na França. Mas procure por aí, a melhor forma de se encontrar um curso sério é verificar se é pago ou não. Cursos de gnosis pagos é charlatanismo, os gratuítos são os verdadeiros.

    • Fernando Ramos – Portugal:

      Som é o Pai??? Porque é que o PAi não é o calor? Fonte de amor (calor, por vezes na linguagem dos poetas).
      Não meta a religião neste assunto. Estraga tudo.
      A religião, através dos seus dogmas e segredos “que só Deus sabe explicar”, etc tem resposta para tudo. Agora, respostas concretas e plausiveis… NADA.

      Não nos escondamos atrás da religião quando não temos resposta para algo. Foi dessa maneira que os povos pré históricos acharam que um raio de trovoada era um deus…
      E está tudo dito…

    • Glauco:

      Não é religião, é ocultismo. Ocultismo é ciência e pode ser comprovado por meios científicos.

Deixe seu comentário!