Cientistas descobrem que tubarões têm o costume de se “limpar” de parasitas

Por , em 18.04.2011

Pesquisadores descobriram que tubarões-raposa, ou cação-raposa, visitam “estações de limpeza” para se livrar de parasitas. Esta é a primeira vez que tal comportamento é observado na espécie.

Os cientistas filmaram mais de 1.000 horas dos tubarões em um monte submarino ao largo da ponta norte de Cebu, nas Filipinas, enquanto eles visitavam a montanha subaquática. Este é um habitat para peixes “limpadores”, que comem parasitas e pele morta.

Os tubarões repetidamente visitavam a estação, e nadavam lentamente em volta dela, dando um tempo para os peixes matarem seus parasitas.

Segundo os pesquisadores, isso mostra quão importantes são esses recifes para os grandes predadores ameaçados. O comportamento dos tubarões sugere fortemente que eles vão lá especificamente para serem “limpos”.

Eles se posicionam, abaixando suas caudas para ficaram mais apropriados para a limpeza. Além disso, circulam sistematicamente por cerca de 45 minutos a uma velocidade inferior a um metro por segundo, metade da velocidade que os tubarões nadam normalmente.

Estes recifes, que são habitats para peixes “limpadores” pouco conhecidos, são, provavelmente, vitais para a saúde dos tubarões. É como uma cabeça cheia de piolhos; se não forem tratados, podem causar infecções e outras complicações.

Os animais visitam o local com regularidade, e uma grande área de turismo de mergulho tem evoluído em torno deles.

A pesquisa sublinha a importância de proteger as áreas como os montes submarinos, que desempenham um papel importante na estratégia de vida do tubarão, para manter sua saúde e higiene.

O local do estudo já foi danificado no passado pela pesca com dinamite. O trabalho ressalta o cuidado que os seres humanos devem ter, já que alguns tubarões oceânicos estão adentrando águas costeiras para desempenhar uma função importante para a vida deles, mas facilmente perturbada pelo homem.

[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!