Fim de tudo: Uma “bolha de vácuo” de rápida propagação poderá engolir nosso universo

Por , em 21.02.2013

Nosso universo é tão grande e antigo que é até difícil pensar que um dia ele não existirá. Mais difícil ainda é pensar que ele poderá ter um fim chato e rápido. De acordo com pesquisadores do Fermi National Accelerator Laboratory (Laboratório Nacional Fermi de Aceleradores), nos Estados Unidos, se o que descobrimos sobre a partícula subatômica bóson de Higgs for verdade, o universo poderá acabar quando um outro universo o “engolir” na velocidade da luz.

A massa da “partícula de Deus” sugere que o universo irá acabar quando uma “bolha de vácuo” de rápida propagação engolir nosso universo. A boa notícia é que isso provavelmente vai acontecer uns dez bilhões de anos depois da destruição do nosso próprio planeta.

“Se você usar toda a física que conhecemos agora e fazer um cálculo simples, temos más notícias. Pode ser que o universo em que vivemos seja inerentemente instável, e em alguns bilhões de anos tudo será destruído. Isso tem a ver com o campo energético de Higgs”, disse o físico Joseph Lykken.

De acordo com os pesquisadores, o padrão e funcionamento do nosso universo – incluindo o valor da massa de Higgs e a massa de uma outra partícula subatômica chamada de quark top – sugere que estamos no limite da estabilidade, em um estado “mega-estável”.

Físicos pensam nessa possibilidade há mais de 30 anos. Em 1982, os físicos Michael Turner e Frank Wilczek escreveram um artigo para a revista Nature, em que diziam que “sem aviso, uma bolha de vácuo poderia formar núcleos em algum lugar do universo e fazer com que tudo a sua volta fosse para dentro dela, na velocidade da luz”.

Infelizmente, não saberemos muito mais sobre Higgs por um tempo. O Grande Colisor de Hádrons – o Large Hadron Collider, conhecido como LHC – em que a partícula foi descoberta, entrou em hiato por dois anos. Os cientistas farão ajustes na máquina, que atingirá seu pico de energia em 2015. [DailyMail/MSN/NPR]

• Douglas Santos:

Espera se o planeta vai acabar antes porque ficariamos felizes que o universo vai acabar 10 bilhoes de anos depois? Só se formos para outro universo!

• Reis Gonzaga:

E pq não acabou antes;acho q estão delirando.

• Jairo R. Morales:

Achei uma matéria mais completa sobre o assunto, vale a pena conferir: http://www.megacurioso.com.br/fim-do-mundo/35703-o-boson-de-higgs-e-a-nova-teoria-sobre-o-apocalipse-cosmico.htm

• D:

Bilhões de anos? rs
    Se analisarmos a progressão exponencial do avanço tecnológico, daqui há algumas centenas, poderemos fazer outro…

• Pedro de Santi:

ja existe cientistas tentando recrias estrlas, daqui um tempo recriar o universo não seja dificudade kkkkkkkkkkkkkk

Jota Porto / 23.02.2013
    Não só dos comentaristas, mas também dos artigos.
    Ninguém sabe de nada. É tudo especulação. Não se sabe nem como começou, quanto mais como vai acabar.

• Jota Porto:

Ás vezes eu vejo cada comentário das pessoas aqui, que me assusto com a quantidade de absurdos ignorantes e completamente infundados que vejo.

• Jairo R. Morales:

Confesso que também estou tendo um pouco de dificuldades em entender o contexto que é apresentado na matéria, e agradeceria muito caso alguém o colocasse de maneira mais clara.

Dentro do meu pouco entendimento, imagino a situação como uma espécie de “buraco negro cósmico” que na realidade seria o nascimento de outro universo dentro do nosso (!?!?).

De qualquer forma, ainda sim temos que dar um crédito aos criadores dessa hipótese: Muitos deles são formados em algumas das melhores universidades do mundo e estão habituados a lidar com cálculos que qualquer um de nós teria dificuldades em compreender, não que por isso eles sejam infalíveis, mas com certeza deve haver um pingo de fundamento por trás de tal afirmação.

• Felipeh Andrade:

o universo naum foi criado para um dia se alto destruir…td tem um proposito nessa vida…nesse mundo e no universo….vcs sabem explicar o proposito de cada estrela cada nebulosa cada constelaçao,,,cada obejeto corpo celeste astros vcs sabem dizer porke eles existem…DEUS naum crriou as coisas pra depois destruir kem destroi a natureza somos nos kerendo ou naum ….cabe a nois tomar uma decisao para um futuro melhor…

• Revitalizando Brasil:

Você está redondamente equivocado. Todos os estudos até agora demostram que se Deus existe e fora ele o criador do Universo, fez-o para destruir depois.

A humanidade já presenciou diversas mortes de estrelas, é um FATO que isso ocorrerá com o Sol, com a destruição do mesmo, também é CERTO que a Terra e ou a vida na Terra será destruída! Contente-se.

• Rone Firmino:

O planeta Terra é uma jóia no espaço. Podem realmente existir outros milhões parecidos. Mas nós humanos não estamos aqui por mero acaso do ” Big bang”. O planeta Terra não será destruído, quer seja por uma colisão cósmica ou mesmo uma EVENTUAL expanção do Sol daqui á bilhões de anos. Se a pessoa acredita em Deus, isso é possivel, do contrario, esta idéia é uma utopia sem fundamento. Por mais que alguém afirme, por motivos pessoais que não acredita em um Criador, é pouco provável que O rejeite quando um dia Ele se revelar e oferecer á ela uma vida eterna de novas descobertas, tanto na terra como em nossa Galáxia, e até em outras. Infelismente muitos iráo rejeitá-lo, mesmo depois que se manisfestar… A continuidade do Universo não depende de nossas opiniões pessoais.. É claro. Devemos respeitar todos os pontos de vista.

• Leo: a procura de conhecimento (8):

Não me lembro de ter destruído nenhuma estrela…

• Carl Sousa:

Esses cristãos…

não há propósito para nada, não é tão difícil de entender isso

• WalterZ:

Pois é…
    A materia diz mais ou menso isso: “Nós achamos algumas coisas que se estão corretas o universo vai ser engolido por uma bolha de vácuo na velocidade da luz”. Mas não fala que coisas são essas nem como chegaram a essa conclusão. Então, cada um pode conjecturar o que quiser.
    De quebra, também não faço ideia do que seja “engolir o universo na velocidade da luz”.
    Senão vejamos:
    1 – Se a bolha começar a engolir o universo a partir de um ponto,(parece que é isso) mesmo que ele seja consumido na velocidade da luz levará no mínimo 14 bilhões de anos para ser consumido. Sim, pois o universo conhecido tem cerca de 14 bilhões de anos luz de raio.
    2 – E ainda por cima disso, que força descomunal seria essa que instantaneamente aceleraria todos os objetos até a velocidade da Luz na direção dessa “bolha assasina”?
    3 – Outra hipótese é que essa bolha tenha o tamanho do universo. Então ele seria “engolido” instantaneamente e não teria sentido falar em velocidade, pois a distância a ser percorrida pelos corpos do universo para serem engolidos seria zero…

pelo que entendi a bolha se expandiria na velocidade da luz, logo não precisa de força para atrair nada, mas se tem relação com o tal higgs talvez não precise de força para acelerar nada, ele é quem da a massa para as coisas

• Silvio Ribeiro:

Este assunto é uma
    DESLUMBRANTE VACUIDADE,
    tal qual uma bolha de sabão:
    Linda e vazia.
    Nada tenho a comentar.

• Thel Martins:

Não consigo pensar em um final para a existência… Acho que isso é inimaginável!

• otavio junior:

em alguns bilhões de anos tudo será destruído. Isso tem a ver com o campo energético de Higgs”…

é mais de 8 mil!
    Vegeta, sobre o poder de luta de Iggs.

• Jairo R. Morales:

Posso estar enganado, mas essa matéria não reforça a idéia de que talvez possa existir um “multiverso” e que um universo inteiro possa ser obtido a partir de “flutuações no vácuo quântico” huh?

• Marcelo Taranto:

O fato é que os cientistas não fazem a menor ideia de como o Universo vai terminar. Quem ama cosmologia e está sempre acompanhando as notícias e documentário, sabe muito bem disso. Mas, independente de como terminará, é quase unânime que será daqui a mais ou menos 30 Bilhões de anos….

Isto é doideira. Basta as doideiras que inventaram até hoje, para saber que estes físicos precisa reaprender a física. Isto é coisa de idiotas. Esperem descobrir o que é o boson de higgs, para falar alguma coisa com sentido.

• Cesar Pinheiro:

fácil, se a partícula de deus corresponder ÀS expectativas, o universo acabará sendo engolido por um buraco negro

• José Santana:

Admiro o trabalho científico, já que graças a ele saímos da pedra lascada e chegamos ao corte a laser. O problema está no absurdo das informações equivocadas. O Homem pode fazer previsões para o futuro, baseado no que já se passou e no que está se passando no momento. Fora só pode ser considerado especulação. A partir do minuto seguinte o tempo ainda não existe, poderá existir.

• Duda Weyll:

Isso não seria o Vácuo Falso [False Vacuum] da Teoria Quântica de Campos? Tá bem superficial a matéria.

• leandro balbino:

kkkk nem eu instavel como assim? uma particula vai aniquilando a outra efeito domino so que mais poderosos do que um buraco negro jah vi teoria maluca mais tao si superando

não entendi nada

• Brian Carvalho:

o que comentar depois disso?! se lhe interessa, pesquise e entenda. se não lhe interessa, vai ler revistinhas da turma da monica.. mas preste atenção nos quadrinhos para vc não ficar perdido da estória. bom dia

hey por que a grosseria?!? Para constar me interesso muito por quase todos os tipos de conhecimento possíveis, o que quis dizer é que a matéria não explica as causas dessa “bolha de vacuo”. Mas o que lhe encomoda tanto em um comentário que o leva a escrever outro (que pode ser entendido na maioria dos contextos como pejorativo)?

• Silvio Ribeiro:

Eu não entendi lhufas de pitibiriba.
      Se nós, simples mortais vivemos 60, 70, 90 anos, que importância tem especular o que virá daqui milhões da anos?
      O que mais me interessa agora é viver o dia de hoje e entender os problemas da sociedade atual e tentar uma solução racional.
      Viajar pela Hellmann’s Airlines sem estar drogado é uma falácia burra.
      Acorda, people, que o buraco negro é mais embaixo!

Falou o véio alienado.