Cientistas encontram rio subterrâneo embaixo do Amazonas

Por , em 4.09.2011

Cientistas descobriram um rio subterrâneo sob o Amazonas, fluindo quilômetros abaixo da superfície. Eles detectaram o rio depois de analisarem dados de 241 poços que a petrolífera Petrobras perfurou na região amazônica na década de 1970 e 1980.

O rio foi nomeado (embora não oficialmente) Hamza por cientistas do Observatório Nacional brasileiro, em homenagem a seu colega, o geofísico Valiya Hamza.

Assinaturas térmicas das águas subterrâneas sugerem que Hamza flui do oeste para o leste, assim como o próprio rio Amazonas, com exceção de estar em uma profundidade de cerca de 4.000 metros abaixo da superfície da Terra.

Simulações de computador indicam que a uma profundidade de cerca de 600 metros, o rio flui verticalmente.

Muito menos água flui no Hamza do que no Amazonas; cerca de 3.900 metros cúbicos por segundo no Hamza, contra cerca de 133.000 metros cúbicos por segundo no Amazonas.

A água também se move mais lentamente pelo Hamza, com velocidades de cerca de 10 a 100 metros por ano, ao contrário das velocidades rápidas do Amazonas de cerca de 6 a 120 metros por hora.

Ainda assim, o Hamza é quase tão longo (6.000 quilômetros) quanto o Amazonas (6.100 quilômetros). O Hamza também é muito mais amplo, com cerca de 200 a 400 quilômetros de largura, em comparação com a largura do Amazonas, de cerca de 1 a 100 quilômetros.

O Hamza pode não ser o único rio subterrâneo. “É possível que sistemas de rio subterrâneo de tipo semelhante existam em outras partes da Terra”, disse Valiya Hamza.

“Em conjunto, os resultados revelam que há três tipos de sistemas de rios na região amazônica”, explica Hamza. Além dos bem conhecidos rio Amazonas e seus afluentes, há “rios atmosféricos”, onde grandes quantidades de vapor de água fluem através do ar local e, agora, este sistema de rio subterrâneo.

Conhecer os três tipos ajuda os cientistas a entender melhor a quantidade total de água disponível na região amazônica, que é um fator crítico para investigar a vida lá.[OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

34 comentários

  • Igor:

    Nossa, esse “rio” é mais lento que uma lesma! imagina se ele tivesse a mesma velocidade que o amazonas, iria provocar mini terremotos… rsrs (brincadeira)

  • dirceu de caroebe rr:

    po jonatan quando foi que foce viu essa materia???????
    a nossa amazonia deve ser preservada pelos amazonenses que vivem la nao pelos brasileiros que mora em sao paulo e em outras partes do brasil.

  • feio:

    Não é à toa que outros Países se mostram tão interessados na Amazônia!..

    • Jonatas:

      Faz um tempão que li essa reportagem e ainda tem gente comentando, porque de fato é uma das mais interessantes. Nosso país é um oásis de vida com mananciais até por baixo da Terra.

  • Alcir B Q Brito:

    Prezados web amigos/Diante dos novos fatos existe o que Lombroso denominava de misoneismo e que eu acrescentaria ainda um comportamento pueril.Pedir um comportamento marcado por juvenilidade ou maturidade é pedir muito.O insólito não é coisa fácil de digerir.Se estes fatos fossem escondidos da população certamente isto não suscitaria blague.Cordialmente Prof. Alcir B Q Brito-Criador e Licenciador de Produtos Novos

  • eua:

    gente acabo, vcs viram a fonte dessa materia, ali no final– site Our amazing planet= americano= bases do eua= 3°guerra mundial que dee ocorrer pela falta de agua= EUA MAIS UMA VEZ NA FRENTE

  • Mirlane Cardoso:

    Rio subterrâneo, isso sim é uma novidade surpreendente..Sei que de fato, descobriram o maior aquifero do Brasil, maior que o Guarani e localizado apenas no Brasil..e advinhem, também está na Amazônia…Aquífero Alter do Chão!!…fico impressionada, não é possível que haja tanta riqueza natural em um único lugar…Sou Amazônida!!…cm muito orgulho…^^

  • leandro:

    6000 mil metros dividido por 100 metros = 60 anos para ir do inicio ao fim, credo…sera que é riu mesmo…

  • Ladislau Neto:

    Que coisa mais magnífca. Mas bem que podiam associar seu fulxo a um outro rio conhecido para termos nonção de suas proporções.

  • Fala Sério:

    Americano é froid já batizou o rio com nome de inglês se eles pudessem levarias este rio
    subterrâneio para o EUA.

    • Nik:

      Não diga asneiras, cara… O mundo está do jeito que está por isso.

      Quando li o nome “Hamza” já tava na cara que ele não era americano, então dei uma passada na Wikipédia.

      Valiya Mannathal Hamza, dupla nacionalidade: indiano & brasileiro. (e o cara mora no Rio de Janeiro ainda por cima xD)

  • João Carlos Welter:

    Interessante!Mas trata-se de um rio mesmo ou simplesmente o lençol freático ou um aquífero? A velocidade de 10 à 100 metros POR ANO(!?) é típica de um rio? E ele flui verticalmente? Uau! E deságua onde? Vamos melhorar a informação.E,por favor,vamos melhorar,E MUITO,os comentários,porque qualquer assunto gera o mesmo tipo de comentário preconceituoso e geralmente BURRO!

    • Alexandre:

      E 400 km de largura….

      Deve desaguar no Japão!

  • jander batista:

    Gostei dessa materia significa que pod haver outras especies de vida maritimas,
    Varios seres vivos p/serem catalogados pelos brasileiros, isso deixaria nossa fauna mais rica do que ja e,

    • Nik:

      Creio que com vida maritima você quis dizer aquática (pois se trata de um rio)… Mas é verdade, pois não são só nos mares onde podem ser encontrados animais aquáticos cegos. A diferença seria que os de água salgada são geralmente encontrados em abismos, enquanto os de água doce em cenotes (e quem sabe nesse rio subterrâneo).

  • Danorton Tadeu:

    Que bom para nos brasileiros e para toda a humanidade.
    “e pensar que pago tão caro por alguns litros que esporadicamente saem das torneiras de minha casa”
    com toda esa água debaixo de meus pes…

  • Fito:

    Parece que estou até vendo: ONU declara região Amazônica área internacional com aval do Brasil; EUA monta bases de defesa na região.

  • Lucas Ramos Barros:

    é bom saber que ainda existe bastante água para nós aqui na terra.

    só espero que não estraguem essas águas subterranêas assim como estão estragando as águas que estão superficie.

  • Lobo:

    Impressionante. Existe mesmo muita água no interior da Terra, é possivelmente vida, muitas espécies desconhecidas.

  • Eliton Tomas de Almeida:

    Fantastico…Isso sim é a Natureza!!!

    Não dou 10 anos para o governa acabar com tudo!!!

  • GILMAR.:

    TUDO ISTO É A BENÇAO DO TODO PODEROSO!!!!
    SO TEMOS A AGRADECER MAIS ESTE PRESENTE.
    AMEM.

    • Carlos:

      Que comentário patético …..

    • Questionador:

      Patético porque?? É a crença dele! Só isso!

    • Ezio José:

      A fé que tu tens, guarda-a para ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.

    • Questionador:

      Patético é todo tipo de intolerância, seja ela religiosa, racial, social ou qualquer outra coisa. O melhor da Internet é justamente o fato dela ser democrática, livre para pensar e se expressar.

  • paulo cesar rodrigues:

    Bom,dia! Esta materia, nao poderia ser melhor para nós brasileiros! Pena que logo que os americanos lerem esta, estaremos mais uma vez disponibilizando mais um pedaçinho de nosso rico ecosistema para os gringos, pois nossos governates ainda tremem as bases quando se fala de AMERICANOS!!! Fora isto, vcs estão de parabens!!!
    Gestor Ambiental
    CRQ 12200531 XII região.

  • Eddy:

    A água deve ser tratada como uma riqueza natural do mesmo valor que o petróleo e jamais ser negociada com economias fantoche como a China que comprou oficialmente mais de 40 Bilhões de Dólares em recursos naturais na África.
    Com dinheiro sujo, baseado na escravidão do venerável povo chinês.
    Não seja que aconteça com a água o que está acontecendo com o Nióbio brasileiro.
    Depende de nós, o povo brasileiro mudar essa balança.

  • Jairo Wilson Muller:

    Decididamente o nosso pais é o mais rico do mundo somente que os governantes somente sabem encher seus próprios bolsos e não se preocupam com o futuro do planeta…. Um dia quem sabe um brasileiro honesto se candidate e com nosso voto, consiga fazer o necessário para nossa proteção e sobrevivência.

  • Nik:

    Imagine só quantos rios subterrâneos devem existir pelo resto do mundo. (Se não algo mais…)

  • Pensador®:

    Ótima matéria. Eu vi na TV já faz mais de uma semana.

  • eset:

    Espero que os EUA não leiam essa matéria!

  • Renan:

    Ou seja… isso aumenta consideravelmente a porcentagem conhecida de água doce que possuímos em nosso território! (o que não é pouca se comparada ao resto do mundo)

  • drew:

    O Brasil tem a maior riquesa do mundo,a Agua!

    os nossos governantes preguiçosos tem de reaparelhas logo as nossas forças armadas para podermos ter a soberania sobre toda essa riqueza!

    • Dorival José Borges:

      Uma maioria assustadora dos governantes deste nosso país, é enormemente mais LETAL do que os americanos ou quaisquer outros estrangeiros. Tais desgovernantes, eliminam milhares de compatriotas, aos poucos, sempre que desviam para o aumento patrimonial deles e dos deles, recursos financeiros da educação, saúde e segurança, para citar somente estas três necessidades básicas de um povo. Todos nós, já passamos da hora de aprender a nos defender dos inimigos que já nos vitimizam desde o império até agora. Estes dos quais falam, não são mera ameaça, mas sim, UMA REALIDADE ATUAL E DEVASTADORA, da dignidade de pessoas já desprovidas de recursos básicos, em todo o território nacional. Que bom seria se tais governantes fossem somente preguiçosos.

Deixe seu comentário!