Cientistas franceses fazem teletransporte de matéria

Por , em 17.11.2010

Ainda não é exatamente teletransporte, mas estamos chegando perto. Imagine um mecanismo capaz de transportar um corpo fazendo-o desaparecer em uma das pontas e se reconstituir à distância. A grosso modo, é isso que pesquisadores franceses conseguiram fazer. E o melhor: esse novo meio de movimentar matéria não precisa de nenhum tipo de combustível.

Esse sistema, segundo os cientistas do Centro Nacional Francês para Pesquisas Científicas, pode ser usado para mover nanopartículas para dentro ou para fora de determinados corpos, o que facilitará muitas aplicações da biotecnologia. Para se mover, a partícula deve estar dentro de um campo elétrico. Enquanto uma das extremidades vai se dissolvendo, ela ressurge além do ponto onde está a outra extremidade da partícula. Pouco a pouco, ela vai se formando em outro espaço exatamente do jeito que estava antes.

É claro que a distância na qual esse “teletransporte” se opera ainda é ínfima (algo em torno de 100 mícrons (unidade de medida usada em diversas aplicações químicas e biológicas), o que equivale a 0,1 milímetro. Mas isso não é um problema, segundo os cientistas, porque é justamente para executar movimentos de partícula em meios microscópicos (um procedimento que ás vezes é complicadíssimo) que esse sistema foi desenvolvido. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

41 comentários

  • Osman Koch Júnior:

    Já pensou se o sistema travar quando estiver teletransportando você? Exija um backup seu só por precaução, mas cuide para que não sejam feitas cópias! Assim, basta reinicializar o sistema e te re-teletransportar. Pense em outra vantagem: Guarde bem esse backup. Porque quando você já estiver bem velhinho poderá autorizar para que no próximo teletransporte te sobrescrevam de forma que você chegue do outro lado, mas com a mesma idade da ocasião em que foi feito o backup. Imagine você poder ver e até editar o backup na tela do computador e através de um Photoshop molecular poder apagar aquelas incômodas ruguinhas de expressão, tirar a barriguinha, mudar a cor da pele… ficar com o corpo sarado, tudo sem academia… etc? Está se sentindo sozinho? Imagine uma cópia sua te fazendo companhia… kkkkkkkk. Vida longa e próspera! kkkkkkkkkkkkkkk

  • math:

    nossa legal teletrasporte imagina nos poderemos sair de uma fria quase igual a um politico e sem gastar nada radical

  • Vicente Alves:

    Queria viver pelo o menos 500 anos pra ver como vai ser a tecnologia daki pra frente xD

  • Regis:

    Se isso for aprimorado para ser feito no mundo macroscópico e se popularizar, vai aumentar e muito a eficiencia da evolução da humanidade, afinal é através do transporte q a humanidade se move e se desenvolve, olha a quantidade de tempo que isso nós pouparia e ja é realidade no mundo nanoscópio e o mundo nanoscópio já eh uma realdiade pra gente ^^

    Podendo entao chegarmos até há outros planetas, galaxias e etc…

  • Rodrigo Paim:

    Grandes viagens espaciais cada vez mais próximas

  • Davidson Lima:

    Se nós já estamos sedentários ficando em frente ao computador por algumas horas, assistindo tv e comendo salgadinhos repletos de gorduras trans, imaginem o caos de obesidade instalado no uso do teletransporte? Isto é, não teríamos que percorrer grandes distâncias à pé. Gasto energético com exercícios seria nulo.

    Este tipo de transporte, se provado em grandes corpos, deve ser somente usado na exploração espacial.

  • Val Brand:

    Eis o paradoxo:- Já estão estudando o teletransporte e os nossos automóveis ainda queimam combustíveis fósseis. Usamos motores de combustão interna, o mesmo tipo de motor utilizado para movimentar o 14 Bis do Santos Dumont.

  • Edilson Lima:

    click e veja outro lado da história em 1943 por Albert Einsten:
    http://www.youtube.com/watch?v=dIGM7FUYD4A&feature=related

  • miqueias charles:

    Oque vai ter de político teletransportando dinheiro publico não vai ser mole!!!Aliás aqui no brasil já tem uns que possuem essa tecnologia só que é chamada de cueca…

  • Orlando:

    Eh Incrivel porque eles fazem alguns calculos matematicos (complicadissimos por sinal) e veem que tal e tal coisa eh possivel, e em algum tempo comecam a tentar por em pratica… e funciona. Isso eh discutito a muito tempo e tambem calculado matematicamente pela NASA. Agora comeca um novo passo para levar o homem as estrelas…

  • Hemhike:

    Jerah del Valle também pensei nisso.
    Esse tipo de transporte da matéria, faria uma cópia dela em outro lugar. Mas no caso de seres humanos seria bem estranho, pois a pessoa poderia sair igual fisicamente, mas como ficaria a mentalidade? As memórias?

    Mas essa descoberta é mesmo incrível. Imagina um futuro onde você não precise esperar os correios trazer uma mercadoria. É só mandar por teletransporte.

  • Gilberto V. de Almeida:

    Eduardo,
    Num futuro nao muito distante, voce nao ira ao trabalho, sua estacao de trabalho sera na sua casa(ou onde v. estiver), com coneccao on-line ,quica HOLOGRAFICA com todos os envolvidos …

  • David quirino dos Santos:

    Se realmente um grama de matéria… qualquer que seja, é o equivalente a energia suficiente para manter acesa durante quarenta mil anos uma lâmpada incandescente de 100 wats, ainda que fosse possível criar-se um desmaterializador e emissor direcional, e um receptor-materializador que pudesse ser operado dentro de um sistema estelar… pelo menos um modesto como o nosso sistema solar, nada compensaria o alto preço que isto custaria… isto sem levarmos em conta no espaço interplanetário não há vácuo absoluto e que não se poderia garantir que a reconstrução da matéria seria impecável e que a velocidade máxima alcançada jamais ultrapassaria a velocidade da luz.

  • Bovidino:

    ALEXANDER HERRMANN
    A seara do Datena é uma agulha no palheiro. Estou falando do alto escalão onde a corrupção come solta, a impunidade é lei e no Judiciário temos até um Gilmar Mendes. O povo é mantido na ignorância e sem opção, vota no primeiro palhaço que se candidata. Nesse contexto Pilatos é o modêlo ideal de justiça pois só lavou as mãos e não milhões como se faz por aquí. Em linhas gerais é isso, mas se aprofundar a coisa não vai prestar.

  • Ronaldo Conceição:

    Quantas criancinhas morrendo mundo à fora, e essa turma se preocupando com tão pouco! Vamos sanar em primeiro lugar a fome do mundo e outras broncas que temos como prioridades, depois preocupemo-nos com as asneiras da vida!

  • José Calasans:

    Pois é,como vovó ja dizia,o limite real do homem temina quando começa a sua imaginação.A mente humana é pródiga,a ficção de hoje pode ser a realidade de amanhã,é um começo dependendo do interesse dos pesquisadores,governos etc…o que se ver nos filmes tipo jornadas nas estrelas hoje poderá ser readidade no futuro,que espero que seja bem poximo.

  • EUSTRÓPIO FIGUEIRA PEREIRA:

    EU JÁ DESCOBRI UMA FORMA BASTANTE EFICAZ DE TELETRANSPORTE, E DIGA-SE DE PASSAGEM EXTEMAMENTE INTERESSANTE;
    TRATA-SE DE TELETRANSPORTAR O DINHEIRO ALHEIO PARA O NOSSO BOLSO!

    COMO SE FAZ ISSO?

    CALMA…

    EU EXPLICO.

    TIM TIM POR TIM TIM…

    É SÓ APLICAR O VERBO ADEQUADO!

    QUE VERBO?

    TRABALHO!!!

    TRABALHE PARA ALGUÉM QUE O DINHEIRO DEL VEM PARA SEU BOLSO…

    PENSOU QUE ERA PILANTRAGEM, NÉ?

    VAI TRABALHAR VAGABUNDO!!!

  • Roberto:

    Este tipo de notícia é totalmente oportunista. Os físicos à décadas já sabem que no mundo de proporções atômicas uma partícula ignoram um obstáculo, simplesmente aparecendo do outro lado. É um comportamento normal da partícula e não uma invenção que poderá mudar o mundo…

  • claudemir da silva:

    gostei da matéria essa datância não é pequena não é um passo gigantesco para ciência

  • Marcio:

    Que “M” esta descoberta… Justamente agora que consegui trocar meu carro, já inventam um outro meio de transorte para me deixar para trás… 🙂

    Brincadeiras ä parte, quem leu Julio Verne sabe o quanto a mente humana é capaz de predizer o que a ciencia vai nos brindar um dia…

  • ALEXANDER HERRMANN:

    Bovidino,

    a ciência caminha paralela ao poder de comando mundial. Todas as inovações em sua maioria nascem de mentes visionárias sedentas por inovação e progresso, e não reflete o que você alega de humanidade que não evoluiu sua consciência. Você está muito pessimista quanto à humanidade, precisa de outras fontes de informação. O Datena não traz nenhuma verdade referente a humanidade, aquilo nada mais é do que casos únicos num mar de 20.000.000 de pessoas da Grande SP.
    Eu continuo achando que o futuro reserva grandes feitos e enormes progressos da morais humanidade. Mescle suas fontes de informação do mundo. Não aceite passivamente o que as TVs lhe apresentam porque sempre houve um interesse escondido em tudo que é apresentado.
    O homem evolui para o homem.
    Tudo é possível, é só uma questão de tempo, e até você vai se surpreender um dia e lembrar de mim.
    Boa sorte e amor no coração, começe por você.

  • Ana Paula:

    Tudo que a mente humana é capaz de imaginar ela será capaz de realizar um dia. Várias coisas que eram mostradas nos filmes antigos hoje, já são uma realidade!

  • leandro:

    “Época triste a nossa: é mais fácil dividir o átomo que quebrar preconceitos” (Albert Einstein)

    – Nada contra a evolução científica(até apoio), porém o que precisamos mesmo e ser mais humano o próximo.

    Abraço.

  • Bovidino:

    ALEXANDER HERRMANN
    “Estamos chegando lá. Isto é uma prova de que o homem tem muito para evoluir, e está evoluindo.”

    Em 2010 anos, o homem não evoluiu um só milímetro na consciência. A única evolução é a tecnológica.
    Não quero nem pensar o que o homem que não evolui na consciência fará com essa tecnologia?

  • Nathália:

    gostei, muito foda.

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    título: Cientistas franceses fazem teletransporte de matéria
    matéria: Ainda não é exatamente teletransporte, mas..

    Só pra gente ler ^-^

  • Peter Limer:

    Mi God!!!!!!! Quanta besteiras…………….

  • Alex Keher:

    um dos problemas mais graves com o teletransporte sempre foi o de armazenar o volume absurdo de informações gerados pelas posições de cada átomos dentro da estrutura.
    Cada átomo e cada partícula. Imagine que os dados de um único ser humano decodificado em código binário consumiria provavelmente mais HDs do que existe no mundo hoje. Com a idéia dos franceses poderíamos transferir os dados sem necessariamente armazená-los. É um problema a menos.
    Claro que estamos ignorando as dificuldades quânticas de identificar a posição de cada partícula dentro de cada átomo mas isso é outra história.

  • mario:

    Tudo começa pequeno com pequenos passos, como a mecanica quantica que a cada dia esta mais avançada e ja esta atingindo objetos maiores, a velocidade de dobra que era ficçao ja é realidade mesmo em pequena escala, o controle da gravidade tambem era uma coisa impossivel mas ja e realidade mas esta apenas no seu começo, o que falta sao os governos investirem maciçamente nestas tecnologias pois acredito que o homem tem que colonizar outros planetas, pois é um suicidio iminente dependermos apenas do nosso querido planeta terra para mantermos a nossa sociedade e a vida que existe nela. acredito que no maximo 100 anos ja teremos dado inicio a colonizaçao de muitos planetas e ate os planetas fora do sistema solar.

  • Pedro:

    A ciência e a tecnologia, cada vez mais, mergulham e aprofundam suas potencialidades de desenvolvimento. Isto gera mais admiração pelo Criador, que nos outorgou tais possibilidades, aumenta a nossa fé e nos aproxima de Deus, esse grande a maravilhoso Arquiteto da vida, FAZENDO-NOS MAIS RESPONSÁVEIS pelo destino do mundo e das criaturas, mostrando que todos nós somos ‘co-responsáveis inevitáveis’, na construção de um mundo sem desigualdades, injustiças, destruição, ódio, preconceitos e violência.

  • serginho:

    Armas de raio, teletrasporte, velocidade de dobra , logo chegaremos lá….

  • ALEXANDER HERRMANN:

    Estamos chegando lá. Isto é uma prova de que o homem tem muito para evoluir, e está evoluindo. Os céticos que em nada creem, agora terão motivos ou provas de que nada é impossível, como por exemplo a presença extraterrestre em nosso planeta ou nós mesmos voltando do futuro com tecnologia de teletransporte para buscarmos soluções atravéz de produtos naturais de hoje que pode ser que não existam mais no futuro. O cético é o cara que parece um cavalo de viseira obedecendo um domador e não acredita na própria força que tem. Nada éimpossível, é só questão de tempo.

  • Vañó:

    Mesmo não sendo um teletransporte total, ou seja, desaparecer totalmente a subparticula e reaparecer em outro ponto, não podemos ignorar que ai já existe um tipo de teletransporte, mesmo que por partes, como um comentário lá em cima, “é um grande passo para a humanindade!”

  • willian:

    “Ainda não é exatamente teletransporte, mas estamos chegando perto”

    Contraditório com o título.

  • FELIPE:

    É SÓ 0,1 MILÍMETRO PARA O HOMEM, MAS UM GRNDE PASSO PARA A HUMANIDADE…

  • GEOVANI:

    Legal ver vários equipamentos das histórias futurísticas da minha infância se tornando realidade no meu presente inclusive este que era o mais lodo de todos, o tele transporte, lembram da A Mosca , Jornada nas Estrelas , Guerra nas Estrelas etc… É muito legal !

  • randal:

    hum ….. seria sensacional, porém a distancia tinha que ser milhares de quílometros, faria um teste com minha sogra.

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Em outra matéria anterior eu comentei sobre o poder da mente
    humana, e cada vez mais os cientistas estão provando que ela
    não tem limites. Só espero que todas essas descobertas sejam usadas para fins pacíficos.

  • eduardo:

    Imaginem num fututo não muito distante essa tecnologia em larga escala… sendo tão trivial qnt pegar um ônibus, ou um trem pra ir ao trabalho…. seria o melhor dos mundos, não precisar mais de veículos q emitem gases poluidores do ambiente…. mas apesar dos esforços dos cientistas, acho q essa tecnologia está é em um futuro muito, muito distante… acho q deveriam ter mais áreas científicas pelo mundo pra aprimorar essa técnica…

  • Jerah del Valle:

    Eheheheh…vou fazer um comentario “leve”, nao me batam muito forte, please !

    Ate entao, estavamos esperando o teletransporte baseando-nos na questao do “emparelhamento” ( ja referida, aqui no site ) o que, infelizmente, faria com que o ser que surgisse do outro lado, fosse uma mera “copia” e, nao, o original ( em termos de recordacoes, etc.

    Entretanto, se a ideia, agora, passa a ser que a materia deva ser movida “dentro de alguma especie de campo de energia”, eu pergunto ;

    “Nao passou a lembrar o teletransporte da Star Trek” ?

    Eheheh…e so o que faltava. 😉

  • Rodrigo:

    Já é um avanço, o homem já foi para o espaço, foi para a lua, acredito que a humanidade tem um grande potencial para novas descobertas, apesar de que ABSOLUTAMENTE nada é mais rápido que a própria Luz, Podemos sim chegar a um estagio aproximo a isso!

Deixe seu comentário!