Cientistas mais perto de obter eletricidade a partir de micróbios

Por , em 25.05.2011

A descoberta de que micróbios soltam naturalmente pequenos impulsos elétricos pode levá-los a serem aproveitados para gerar energia. Pesquisadores encontraram “fios” microscópicos enrolados nas paredes celulares da bactéria, que também pode ser usada para limpar vazamentos de petróleo ou poluição de urânio, de acordo com o relatório dos cientistas.

A descoberta sobre a estrutura exata das bactérias e seus fios do tamanho de átomos permitirá aos pesquisadores desenvolver eletrodos com melhor contato para conseguir captar as cargas liberadas pelos micróbios para evitar um acúmulo de eletricidade.

“Nós seremos capazes de usar isso para captar mais eletricidade a partir de bactérias”, promete o autor Tom Clarke, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

“Até agora, foi como tentar construir um rádio sem saber o modelo nem o tamanho da bateria que você vai colocar nele”, compara Clarke. “Agora temos um modelo do como a bateria se parece”, diz ele sobre o estudo, que envolveu também os cientistas do Laboratório Nacional do Pacífico Noroeste dos EUA.

“Todos os seres vivos geram eletricidade, não é coisa de ficção científica”, ressalta. Os seres humanos, por exemplo, usam a eletricidade para manter os seus corações batendo e seus cérebros pensando.

E as bactérias usam seus fios para descarregar a eletricidade excedente. “Se elas ficarem com um acúmulo de carga, todas as suas funções orgânicas cessam, da alimentação à respiração”, conta ele.

Mesmo assim, pode-se levar talvez uma década até que se desenvolva o uso da bactéria como uma fonte de energia elétrica, para carregadores de celular, por exemplo. Antes disso, as aplicações precisam se tornar cem ou até mil vezes mais eficientes. A bactéria é de um tipo chamado Shewanella oneidensis e vive em ambientes sem oxigênio.

Os cientistas ainda afirmam que as descobertas podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de agentes micróbios para limpar óleo ou poluição de urânio, bem como para criar células de combustível alimentadas por esgoto ou resíduos.[Reuters]

• andressa:

muito show bom para prsquisa

• Raton:

“Células de combustível alimentadas por esgoto”. Isso vai ser o verdadeiro coco elétrico.

• claudio:

Espero poder usar desse achado científico logo .É interessante…moito interessante.

Limpar a sujeira dos humanos quer dizer… Ainda bem que estamos chegando nesse estágio, mas ainda vai ficar faltando alguma bactéria para comer o cérebro de pessoas ganaciosas, corruptas, inescrupulosas, abjetas e violentas.

Cara, é bem intetessante isso… mas fico pensando… será q não seria perigoso pra nossa saúde carregar essas bactérias em baterias de celulares, por exemplo?

ja carregamos milhões de bacterias diferentes nos nossos corpos…algums são beneficas outras nem tanto…n acho que os cientistas iam pensar em colocar uma bacteria carnivora em baterias de celulares xD seria pra dizer no minimo estupido.