Cirurgia bariátrica reduz drasticamente os riscos de diabetes entre obesos

Por , em 20.09.2012

Amigo leitor, se os seus médicos sugeriram que você passe por uma cirurgia bariátrica (popularmente conhecida como “redução de estômago”), aqui vai mais um motivo para seguir o conselho deles: estudo divulgado recentemente, conduzido com mais de 3 mil pessoas com obesidade, mostrou que o procedimento reduz drasticamente os riscos de o paciente desenvolver diabetes.

Cirurgia bariátrica reduz risco de diabetes entre obesos

Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos: o primeiro, formado por 1.658 mil pessoas obesas que passaram por cirurgia bariátrica, e o grupo de controle, formado por 1.771 mil pessoas também obesas e que receberam cuidados preventivos tradicionais para evitar diabetes. Depois de quinze anos, 392 participantes do grupo de controle desenvolveram a doença, o que aconteceu apenas com 110 participantes que passaram por cirurgia.

“Nossos resultados mostram que a cirurgia bariátrica pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes em mais de 80%”, destaca o pesquisador Lars Sjöström, principal autor do estudo. Tanto homens como mulheres foram beneficiados pelo procedimento.

Para chegar a essa conclusão, a equipe da Universidade de Gothenburg (Suécia) analisou dados do Swedish Obese Subjects, estudo que há mais de quinze anos acompanha pessoas obesas no país. Esse mesmo estudo serviu de base para mais de 90 artigos científicos, que demonstraram diversos outros benefícios da cirurgia bariátrica (como redução de risco de câncer e doenças cardiovasculares e aumento da qualidade de vida em geral).[Medical Xpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!