Ícone do site HypeScience

Pessoas levemente obesas devem fazer cirurgia do estômago?

Cirurgiões normalmente recomendam redução de estômago apenas para aqueles pacientes que estão muito obesos e não conseguem emagrecer de forma mais natural. No entanto, uma nova pesquisa mostra que a cirurgia pode ser uma opção para aqueles considerados “moderadamente obesos”.

“Até muito recentemente, só eram candidatos à cirurgia aqueles considerados com obesidade severa, ou seja, com Índice de Massa Corporal acima de 40” declara a autora do estudo, Jill Collquit.

No entanto, foram examinados os efeitos da cirurgia em pessoas com índice entre 30 e 40 que possuíam doenças como diabetes, hipertensão e que poderiam melhorar.

“As pessoas que se submetem à cirurgia geralmente já tentaram outros métodos de emagrecimento, sem sucesso. Eles querem uma solução” explica Collquit.

A médica examinou casos de 5766 pacientes para chegar às suas conclusões.

“Como em outras pesquisas já feitas, percebi que a cirurgia realmente é uma opção mais eficiente para perder peso, se comparada a dietas e a outros programas. Mas dessa vez incluímos no estudo as pessoas que são medianamente obesas” diz a pesquisadora.

Nos pacientes com doenças como diabetes e hipertensão, além da perda de peso, o metabolismo deles em relação às doenças melhorou.

No entanto, a verdadeira questão, para Colquitt, é: a cirurgia realmente é a melhor opção para os obesos medianos? “Essas partes da pesquisa estão ficando mais claras apenas agora” explica.

A cirurgia é um processo arriscado. Mas, para Peter Hallowell, cirurgião especialista que não tem vínculos com a pesquisa, os benefícios da redução de estômago são muito maiores do que seus riscos. [Science Daily]

Sair da versão mobile