Pessoas levemente obesas devem fazer cirurgia do estômago?

Por , em 26.04.2009

Cirurgiões normalmente recomendam redução de estômago apenas para aqueles pacientes que estão muito obesos e não conseguem emagrecer de forma mais natural. No entanto, uma nova pesquisa mostra que a cirurgia pode ser uma opção para aqueles considerados “moderadamente obesos”.

“Até muito recentemente, só eram candidatos à cirurgia aqueles considerados com obesidade severa, ou seja, com Índice de Massa Corporal acima de 40” declara a autora do estudo, Jill Collquit.

No entanto, foram examinados os efeitos da cirurgia em pessoas com índice entre 30 e 40 que possuíam doenças como diabetes, hipertensão e que poderiam melhorar.

“As pessoas que se submetem à cirurgia geralmente já tentaram outros métodos de emagrecimento, sem sucesso. Eles querem uma solução” explica Collquit.

A médica examinou casos de 5766 pacientes para chegar às suas conclusões.

“Como em outras pesquisas já feitas, percebi que a cirurgia realmente é uma opção mais eficiente para perder peso, se comparada a dietas e a outros programas. Mas dessa vez incluímos no estudo as pessoas que são medianamente obesas” diz a pesquisadora.

Nos pacientes com doenças como diabetes e hipertensão, além da perda de peso, o metabolismo deles em relação às doenças melhorou.

No entanto, a verdadeira questão, para Colquitt, é: a cirurgia realmente é a melhor opção para os obesos medianos? “Essas partes da pesquisa estão ficando mais claras apenas agora” explica.

A cirurgia é um processo arriscado. Mas, para Peter Hallowell, cirurgião especialista que não tem vínculos com a pesquisa, os benefícios da redução de estômago são muito maiores do que seus riscos. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

24 comentários

  • Eidy Cantarelli da Silva:

    Olá moro em Terra boa paraná,tenho 30 anos, 1,73 de altura e peso 115 kilos trabalho o dia todo em pé e minhas pernas doem muito devido ao peso,e minhas pernas estão cheias de varizes ando tomando injeções e medicamentos para aliviar as dores gostaria de saber como me inscrever para tentar fazer a cirurgia. aguardo resposta obrigado.

  • Ayub Raful:

    Gostaria de saber onde posso realizar a cirurgia de redução de estomago pois sou diabetico dependente de insulina há 20 anos. Sou policial militar aposentado por complicação dessa doença. Será que o HPM realiza esta operação? Estou desenformado moro no interior, Barra bonita.
    Agradeço desde já, que Deus abençoe.

  • vanessa:

    Olá, moro em dias d’ávila, na bahia e gostaria que vcs me indicasse lugares que eu possa realizar a cirurgia bariatrica pelo sus tenho 100,00kg, 1,59 de altura com 30 anos…
    Já perdi minha esperança até encontrar esse site se puder me ajudem!!!

  • Lucileide:

    olá, boa tarde,estou com 125 kilos, tenho 1,64 e 24 anos de idade, estou desempregada,e confesso que está dificil conseguir emprego. Infelismente os empregaores não querem pessoas gordas como seus empregados , já fiz 4 entrevistas em dentro de 15 dias, mas não deram em nada! ando muito pra baixo por causa do excesso de peso. Já tentei de tudo, até remedios , mas não passaram de fracasso!Por favor meajudem , estou ansiosa demais!

  • JUCIMEIRE:

    PRECISO DE AJUDA NÃO CONSIGO EMAGRECER E NÃO TENHO VONTADE DE VIVER PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM COMO UMA CIRURGIA

  • Marcela Soares Coimbra:

    Por favor alguém me ajude, tenho 27 anos, 1,49cm e peso 90 kg, estou depressiva, não consigo emprego, tenho 4 filhos, e não consigo mais sair de casa pois nenhuma roupa me serve mais, além disso tenho vergonha do meu corpo, nem mesmo meu marido eu deixo que me veja. ME AJUDEM POR FAVOR!!!
    Preciso saber se posso fazer a cirurgia e aonde fazer gratuitamente???

  • maria alcileia da siva martins:

    ola, estou precisando desesperadamente tbm de ajuda. estou com 99.800 kg minha altura é 1,57 tenho 49 anos.. com problemas de pressão alta .tenho blokeio no coração do lado direito , sofro de apneia do sono.preciso trabalhar,sinto muita canseira, estou muito depressiva , sem animo p viver. parei de fumar faz tres anos engordei 22 kilos nao consigo emagrecer desde então , ta fikando cada vez pior , nem caminhar consigo pois tenho muitas dores sem contar ke sou separada ,adoraria encontrar alguem , mais deste jeito nem tenho coragem de sair de casa , pode ser exagero mais é assim ke me sinto , feia,e o pior… sem saude…gorda enfim,se puderem por favor me ajudem desde ja agradeço bjuss

  • rodrigo:

    meu nome é rodrigo tenho 28 anos tenho 1.78 de altura peso 161 kl estou em uma depressão não quero mais sair de casa tenho duas filhas uma de 3 anos e outra de 1 ano q , não dou mais atenção para elas muita falta de ar dor de cabeça
    ancia de vomito
    desenteria
    tontura não sei mais oq fazer não tenho animo nem para minha higiene pessual mais eu peso pelo amor de deus alguem me ajude

  • luiz silvio cruz:

    oi eu estou hj com 150kl tenho 37 anos sou ipertenso e tenho pedras na visicula estou na fila do sus para ser operado e estrair a visicula e ñ consigo imagresser todos meus parentes são gordos pelo lado de minha mãe !gostaria muito de reduzir meu estomago!e me oferesso como voluntario para qualquer tipo de operação desse tipo! que possa me ajudar a emagresser!desde já obrigado a quem puder me ajudar!

  • NADIA:

    BOA TARDE,
    ESTOU DE ACORDO COM TODOS OS OUTROS APELOS DAS AMIGAS, PASSO PELOS MESMOS PROBLEMAS TODOS OS DIAS.
    NO ENTANTO, SÓ PODEMOS PEDIR AJUDAS.
    TENHO 36 ANOS, 1,65 DE ALTURA E PESO 110K.
    NÃO AGUENTO MAIS, ME AJUDEM, POR FAVOR!!!
    FICO COM ESPERANÇA DE ALGUMA RESPOSTA!
    OBRIGADA.

  • aline:

    Estou desesperada para fazer uma cirurgia bariatrica pois o meu peso hoje e 120kg ja fiz de tudo pra perde peso mas nao consigo e isso me faz perde a vantade de viver os medicos ma passa remedio mas isso nao adianta me ajude por favor nao tenho condiçoes de pagar uma cirurgia me desespero todos os dias com o meu peso choro quondo entro em uma loja e nada me serve.

  • DANIELA S. COSTA:

    Tenho 35 Anos, 1.64 e 125kg
    Desde dos meus 12 anos venho sem sucesso tentando emagrecer, já experimentei diversas dieta, com sucesso na 1ª semana e depois volta tudo e mais um pouco. Hoje sofro de desgaste nos dois joelhos e tornozelos, vindo a ter que operar um joelho em 2008. Não consigo subir escadas, correr e nenhum tipo de exercício para que possa auxiliar as dietas. Todos me criticam, sou alvo de piadinhas nas ruas, vejo colegas e amigos meus conseguindo emagrecer e eu ficando pra traz, isso me frusta muito. Tenho bronquite asmática grave devido ao peso em excesso, médicos me falam que se eu emagrecer tudo isso melhora muito, tanto a asma quanto os joelhos.
    Bom, não tenho condições nenhuma de pagar por uma cirurgia desse porte, pois trabalho 8 horas por dia e não ganho o suficiente, se tivesse condições já teria feito a cirurgia a um bom tempo, pois sonho com o dia em que eu possa levantar do sofá sem que o joelho doa, que eu consiga durmir e levantar sem dores no corpo e principalmente nas costas, ate mesmo para que eu acorde com o humor bem mais elevado, o que não acontece hoje em dia.
    Guardo muitas de minhas roupas que não me serve mais, na esperança de um dia eu possa voltar a vesti-las.

    ESTOU A INTEIRA DISPOSIÇÃO PARA FAZER A CIRURGIA.
    AGUARDO ANCIOSAMENTE POR UM CONTATO DE VOCES.
    OBRIGADA.

  • rosangela:

    Atualmente estou com 90 kilos e tenho 1.58m de altura, tenho vários problemas de saúde inclusive por causa do excesso de peso, já fiz vários regimes e nda adianta. Tenho problemas de arritmia cerebral, tomo fenobarbital, fenotoína

  • Marta:

    Por favor,Sou Marta de S.P., gostaria de saber onde posso fazer essa cirurgia gratuit, pois tenho diabetes alta, estou com 47 anos e peso 90 kilos, e tenho minha filha com 18 anos 96 kilos e esta sofrendo muito. Gostaria de obter resposta, e agradeço desde ja.

  • tatiane:

    preciso seber onde é realizada a cirurgia bariatrica gratuita,pois tenho 29 anos e 94kilos.não consigo mais fazer regimes,pois passei minha vida inteira fazendo isso e nãio aguento mais,pelo amor de deus me ajudem!.me deem uma resposta.

  • Elisa Munhoz:

    TENHO 37 ANOS, PESO 130 KILOS, TENHO 1, 62, ANDO DE BENGALA POR CAUSA DO PESO, FIQUEI COM SÍNDROME DO PÂNICO POR CAUSA DESSA DOENÇA, TENHO PRESSÃO ALTA DEVIDO À DOENÇA, ME AFASTEI DE MINHA FAMÍLIA POR SOFRER PRECONCEITO DELA, E NÃO TENHO PARA ONDE CORRER, SE PUDEREM ME AJUDAR, NEM QUE SEJA COMO COBAIA EU ACEITO A OPERAÇÃO!

  • joelma mayer branco:

    ola sou joelma mayer branco tenho 32 anos peso 115 quilos tenho 1,65 de altura estou desesperada cada vez estou ficando mais gorda e ja estou com problemas circulatórios , falta de ar ,necessito de uma cirurgia de redução de estômago pois tenho ansiedade , e sinto dores por varios lugares do meu corpo obrigado .

  • IOLANDA:

    OI SOU IOLANDA TENHO 32 ANOS ESTOU COM ENCAMINHAMENTO PRA FAZER A CIRURGIA BARIATRICA NO HOSPITAL FEDERAL DE IPANEMA MAS TENHO MUITA VERGONHA DE IR LÁ SOU MUITO ANSIOSA TENHO PROBLEMAS DE PRESAÕ ..ME AJUDEM POR FAVOR

  • edilza f gomes:

    eu edilza tenho 31 anos 115 kls 1.59 de alt. sofro muito com dores na coluna cotovelos pernas tudo doe. o peso me prejudica muito queria mais informações sobre a cirurgia por favor estou aquardando.

  • Maria do Socorro:

    gostaria de obter imformações sobre a cirurgia de redução de estomago pois tenho 1.52 e 114kg e 47anos estou deprimida e tenho varias dores na coluna e nervo ciatico estou desesperada me ajudem.

  • Cristiane:

    Por favor gostaria de obter informações sobre um local aonde eu possa tratar sobre cirurgia bariatrica gratuita, se voces puderem me ajudar fico grata.

  • janaina gonçalves:

    BOA TARDE ,ESTOU SUPER DESESPERADA NÃO CONSIGO EMAGREÇER JA FIZ ACADEMIA,CAMINHADA E CONTINUO GORDA SOU ASMATICA CRÔNICA SOU HIPETENÇA PRECISO EMAGRECER PARA OPERAR E NÃO CONSIGO TENHO 30 ANOS MEU EX MARIDO SE SEPAROU DE MIM PORQUE TINHA VERGONHA DE MIM TENHO 1,57 DE ALTURA E PESO 105 KG MINHAS FILHAS VIVEM FALANDO MÃE EU QUERIA TANTO QUE VC FOSSE MAGRINHA POR FAVOR ME AJUDEM SEI QUE TEM MUITAS PESSOAS NASSECITANDO MUITO MAIS QUE EU MAS EU AGRADEÇO POR ESTAR LENDO E POR FAVOR ME AJUDAAA NAO GOSTARIA DE MORRER TÃO GORDA ASSIM E QUEM SABE MINHAS FILHAS CONSEGUEM VER A MÃE DELAS MAGRINHA NOVAMENTE OBRIGADO PELA ATENÇÃO

  • graziely halasz:

    TENHO 1,65, 110 Kg E 27 ANOS. SOU UMA PESSOA TOTALMENTE REPRIMIDA, RETRAÍ E DEPRIMIDA POR CAUSA DO MEU PESO. NÃO SAIO DE CASA, NÃO TIRO FOTOS E JA TENTE FAZER DE TUDO PARA PERDER PESO, MAIS NÃO OBTIVE RESULTADO OU O RESULTADO FOI TEMPORÁRIO. PRECISO DE AJUDA, POIS ESTOU DESESPERADA.

  • BIANCA:

    Necessito realizar com urgência a redução do estomago, ou cirurgia bariátrica, ou qualquer coisa que me deixe com IMC bem abaixo de 39,3, que é grave. tenho 1,65 e 107 kg, me ajudem.

Deixe seu comentário!