Cobra “virgem” dá à luz a filhotes sem pai

Por , em 4.11.2010

A ciência tem mais um caso raro para adicionar a sua lista. O milagre do bebê sem pai chegou até uma jibóia: a cobra deu luz à duas ninhadas de filhotes absolutamente extraordinários.

Evidências sugerem que ela teve 22 cobras sozinha. Mais do que isso, a constituição genética dos filhotes é diferente de qualquer outro vertebrado.

“Nascimentos virginais” não são tão incomuns entre os animais. Muitos invertebrados, como os insetos, podem produzir prole assexuada, sem nunca ter acasalado. Eles costumam fazer isso através da clonagem, produzindo descendentes geneticamente idênticos.

Mas entre os animais vertebrados isso é muito raro, tendo sido documentado entre menos de 0,1% das espécies. Em 2006, por exemplo, cientistas descobriram que dois dragões de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto do mundo, tiveram ovos que se desenvolveram sem serem fertilizados por esperma, um processo chamado partenogênese.

Em 2007, outros cientistas descobriram que tubarões-martelo fêmea (Sphyrna tiburo) também podem se reproduzir sem fazer sexo. Agora, a equipe de cientistas identificou o primeiro caso de parto virgem em uma cobra jibóia, que é uma novidade ainda maior por uma série de razões.

Em primeiro lugar, ela não teve um nascimento virgem, mas dois, apesar de ficar em cativeiro com cinco machos – e ser cortejada por eles. Depois, todos os filhotes nascidos são do sexo feminino, e os descendentes compartilham apenas metade da genética da mãe. Além disso, a prole tem uma composição genética nunca vista antes.

A primeira vez que os pesquisadores desconfiaram que os filhotes eram nascimentos virgens foi por causa da coloração. Todas as cobras bebês apresentavam uma coloração caramelo bem particular e rara. Essa cor é uma característica recessiva rara, carregada pela mãe, mas não por qualquer dos pais em potencial que habitavam o cativeiro.

Todos os filhotes também apresentavam cromossomos sexuais muito incomuns. Cromossomos sexuais são pacotes de DNA que impulsionam o desenvolvimento das características sexuais, pois, geneticamente, fazem essencialmente animais machos ou fêmeas.

Os seres humanos, por exemplo, têm cromossomos sexuais X ou Y, onde as fêmeas têm dois cromossomos X e os machos têm uma combinação de um X e um Y. No lugar de X e Y, cobras e muitos outros répteis possuem cromossomos Z e W.

Em todas as cobras, ZZ produz machos e ZW produz fêmeas. Curiosamente, todas as cobras destas ninhadas eram WW. Esta foi mais uma prova de que as cobras herdaram todo o seu material genético da mãe, já que apenas as mulheres carregam o cromossomo W.

Segundo os pesquisadores, os filhotes são, basicamente, meios clones da mãe. Isso porque as cobras bebês herdaram duas cópias de metade dos cromossomos da mãe, incluindo um cromossomo W.

O mais surpreendente é que os pesquisadores acreditaram por décadas que um animal WW não seria viável. Os únicos animais com as características cromossômicas WW foram criados em laboratório, utilizando técnicas genéticas para alterar artificialmente o desenvolvimento dos óvulos.

Em tais espécies, todos os exemplos naturais conhecidos de bebês produto de partenogênese são do sexo masculino, carregando um arranjo cromossômico ZZ.

Um outro mistério é o que levou a cobra a dar à luz dessa maneira. No passado, ela teve bebês sexualmente, e somente no ano em que ela estava hospedada com machos é que isso aconteceu. Os pesquisadores acreditam que alguma interação com um macho foi necessária, mas ainda não sabem por que ela não utilizou esperma. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Fernando Soares:

    Cara… Eu até acreditava nas coisas daqui…
    Mas depois dessa, fica difícil! kkkk
    Cobra virgem (q já teve reprodução sexuada antes) dá a luz por partenogênese… E Jesus está voltando! oh aleluia!

  • edinilton de jesus queiroz:

    COMO DIZIA PADRE CHEVEDO: É MENTIRAAAAAAAA

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Incrível… como um trabalho cientifico pode afirmar que uma cobra virgem deu a luz se essa mesma cobra ja teve filhotes por relação sexual?
    Meu, são duas descobertas em um só trabalho…
    1° A virgindade da cobra se refaz.
    2° O milagre do bebe sem pai.
    Agora chegamos tambem a outra conclusão, se a cobra pedir o divorcio, ninguem paga pensão, não existe teste de DNA que denuncie o cobro.
    kkk se deu bem…

    • sergio_panceri:

      acho que ficou bem claro na matéria que o cromossomo da ninhada era “WW”, sendo assim…

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Atualmente, com a inseminação artificial e surgimento dos bancos de esperma, a mulher pode procriar sem ter relação sexual com um parceiro. Se o homem desenvolve tudo isso, imagine o que faz a Sabedoria Divina com os bichos.

  • Cassiano:

    Messias-cobra? Os ateus que se cuidem!

  • Eddy:

    Seria bom que acontecesse com as mulheres.
    Acho que os homens começariam a pensar mais seriamente na importância das mulheres.
    Acho que essa cobra mostrou para todas essas cobras macho isso. 😛

  • Daniel:

    Alguém dizendo que Jesus nasceu por partenogénese em 5..4..3..2..1

    • Patrícia Xará:

      Ainda que fosse viável, na espécie humana por partenogénese só poderiam nascer fêmeas.

  • Roberto:

    hahaa Lembrei agora de um episodio do House onde a mulher traia o cara ai ele pra ganhar uma aposta falsificou que tinha acontecido a paternogenese em humano haha!!

  • César:

    Se eu entendi bem, houve até mesmo sexo, mas não houve fecundação. Por alguma razão o esperma de todos os machos da gaiola foi rejeitado pela fêmea.

  • Marcus:

    Ela morava com 5 machos e teve filhos virgem, sei…

  • Hugo:

    Minha sogra e com certeza SW !!!

  • Sarcopo:

    Tema interessante, mas…
    Mulheres com cromossomo W?
    Cara, deve ser o máximo…

    • Amadeus E:

      Não mulheres humanas, mas sim, femeas, cobras.

  • Willian:

    Essa daí não podemos dizer que usou o dedo…

  • Toneto:

    Tem um erro aí, se ela, no passado teve bebê sexualmente, não era mais virgem. (rsrs)
    E eu pensando que ela queria desbancar a virgem maria. (rsrsrsrs)

Deixe seu comentário!