Código QR: decifre, mas não com seus olhos

Por , em 10.10.2011

Este tipo de comunicação não foi feito para olhos humanos. Isso não significa que é uma forma de falar com os olhos alienígenas – é apenas uma tentativa de se comunicar diretamente com seu smartphone.

Câmeras em muitos smartphones podem scanear o código QR (abreviação de Quick Response) e, em seguida, aplicativos comuns podem dizer o que isso significa. Às vezes, o código decifrado irá revelar um endereço de um site, o que leva o smartphone a perguntar depois se você deseja acessar este endereço para saber mais sobre o objeto.

Os códigos QR são bidimensionais, análogos de códigos de barras, que podem ser digitalizados em qualquer orientação e tolerar vários tipos de erros e deformações. Estes códigos estão sendo cada vez mais usados como portas entre objetos reais e informações online. E estão surgindo em lugares inesperados, como propagandas, revistas e até cartões de visitas.

Qualquer um pode criar um código QR, a partir dos vários serviços online gratuitos, imprimi-lo e afixá-lo em algum lugar.

Embora não se destine a comunicar com ETs, os códigos QR empregam vários atributos comuns com as famosas tentativas de comunicação alienígena.

Você – ou um smartphone por perto – consegue descobrir o que o código QR acima significa? [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!