Comer cinco porções de frutas por dia não reduz risco de câncer

Por , em 28.04.2010

Há um mito correndo por aí que afirma que comer cinco porções de frutas e cinco porções de vegetais por dia reduz drasticamente o risco de desenvolver câncer. Uma pesquisa que envolveu meio milhão de pessoas mostrou que se há um benefício na ingestão desse tipo de alimento em relação ao câncer, ele seria muito pequeno.

Os pesquisadores, basicamente, compararam dois grupos religiosos: os mórmons e os adventistas do sétimo dia. Os dois grupos não bebem, não fumam e vão para a Igreja toda a semana. Só que, no Reino Unido, os adventistas são quase todos vegetarianos enquanto os mórmons ingerem carne normalmente.

Então comparar a dieta dos dois grupos mostraria os benefícios de uma alta taxa de ingestão de frutas e vegetais com uma dieta normal em indivíduos saudáveis e em larga escala. Se as frutas e verduras tivessem um papel tão significativo os adventistas teriam índices menores de câncer. Como ele não tem o mito foi detonado.

Mesmo assim, nem pense em dizer para sua mãe que frutas não fazem a diferença e recusar aquela porção enorme de abacate após o almoço. As frutas e verduras são muito importantes na dieta – só o efeito preventivo contra o câncer não é tão forte quanto se achava.

Falando em mães forçando filhos a comer comida saudável, uma pesquisa do Conselho de Saúde de Hampshire mostrou que algumas crianças estão com falta de nutrientes vindos de comida mais gordurosa no corpo – suas mães, preocupadas demais com a saúde dos pequenos, acabam oferecendo pouca comida gordurosa e se esquecendo que uma quantidade de gordura determinada sempre é necessária em uma dieta balanceada. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • leiliane:

    O que pode aconteser com uma pessoa que nao gosta de verduras,legumes e frutas elas pode ter muitas doenças obrigado…

  • Rafael:

    Este estudo é muito generalizado. Eu não como carne, e não como frutas e verduras regularmente,o que garante que eles comam?

    Deveriam fazer pesquisas mais sérias

  • Robson:

    resumindo, dale batata frita

  • analizator:

    Achei esse estudo muito vago, pois existem varios tipos de frutas, cada quais com caracteristicas e nutrientes diferentes uma das outras. Nem todas as frutas possuem as mesmas substancias anti-oxidantes. E então generalizar um grupo inteiro de pessoas, acreditando que assim, possam chegar a uma conclusao sobre a eficiencia das frutas na prevençao do cancer. Acredito que um estudo mais conclusivo possa ser feito observando a ingestão de frutas com substancias anti-oxidantes, e não so observando o fato de ser ou ão vegetariano.

Deixe seu comentário!