Tentação ajuda a emagrecer, indica estudo

Por , em 24.09.2008

emagrecer rápidoQuem faz dieta geralmente proíbe qualquer comida tentadora na sua cozinha, mas um novo estudo sugere que manter alguns doces por perto é uma boa maneira de estimular a força de vontade.

As descobertas indicam que desafiar a si mesmo é mais eficaz do que proibir totalmente as ‘besteiras’ de dentro da sua casa.

“A mensagem principal é que banir comidas tentadoras pode não ser a melhor maneira de limitar a quantidade ingerida. Comidas tentadoras podem, em realidade, aumentar a força de vontade”, explicou Kelly Geyskens, a autora principal do estudo.

Manter comidas que “ameaçam” a dieta pode parecer uma medida pouco razoável, principalmente quando todos os conselhos costumam sugerir o contrário. Mas manter alguma junk food em casa pode fazer com que a pessoa lance mão de “estratégias de autocontrole”.

“Quando uma nova situação tentadora ocorre, estas estratégias serão ativadas novamente e serão fortalecidas”, explicou Kelly.

No estudo publicado na revista científica Journal of Consumer Research, as voluntárias, que eram estudantes estudantes universitárias, pensavam que estavam participando de uma pesquisa em consumidores feita para um fabricante de doces. Elas tinham que olhar para fotos de doces, a tentação.

Algumas das mulheres recebiam uma tigela de doces e foi solicitado que não comesse nenhum – uma tentação acessível que elas tinham que resistir.

Em seguida o estudo foi confirmado quando as voluntárias eram confrontadas com outra isca: uma tigela de M&Ms. Os pesquisadores descobriram que mulheres que já haviam sido tentadas pelo doce proibido tinham mais chance do que aquelas que apenas haviam visto fotos de exercitar autocontrole em relação aos M&Ms.

As descobertas sugerem que remover todas as comidas tentadoras da sua vida, como doces e salgadinhos, pode não ser a melhor solução para perder peso.

“Na realidade se você evita as tentações banindo-as [da sua cozinha], você nunca ou raramente irá experimentar o conflito do auto-controle”, disse Kelly. Isso significa que quem está fazendo dieta e sofre uma tentação, como sempre ocorre, pode não ter força de vontade para resistir. “Em outras palavras, nós acreditamos que o autocontrole pode ser treinado.”

No entanto, estudos de longa duração serão necessários para provar que uma pequena tentação é realmente a melhor estratégia para uma dieta, ela admite. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!