É assim que você perde o máximo de peso com o mínimo de esforço

Por , em 8.01.2018

Depois de realizar diversos estudos, os cientistas chegaram a uma conclusão bastante inequívoca: o jeito mais eficaz de perder peso é fechando a boca.

Não parece uma grande novidade, mas, na verdade, os dados são importantes quando se trata de analisarmos os benefícios e vantagens de dietas e exercícios.

Dieta > Exercício

Segundo Philip Stanforth, professor de ciência do exercício da Universidade do Texas e diretor executivo do Instituto Fitness do Texas, nos EUA, a pesquisa científica tende a mostrar que, em termos de perda de peso, a dieta desempenha um papel muito maior do que o exercício físico.

E quando falamos “muito maior”, é isso mesmo que queremos dizer. Praticar exercício requer tempo e esforço consistente, leva mais tempo para ver resultados, e queima muito menos calorias do que a maioria das pessoas pensa.

Alternativamente, existem vários alimentos de alto teor de açúcar, gordura e caloria que podemos cortar de nossas dietas para ver uma grande mudança na nossa cintura, às vezes em um período de tempo bastante curto.

Por exemplo, enquanto algumas barras de chocolate chegam a ter 500 calorias, você teria que caminhar cerca de 8 quilômetros para queimar o mesmo tanto. Não comer um chocolate parece muito mais viável do que andar tudo isso todos os dias, certo?

Mantendo o peso

Uma revisão de 20 estudos envolvendo mais de 3.000 pessoas publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition em 2014 descobriu que dietas ricas em proteínas e substituições de baixa caloria para refeições mais pesadas estavam ligadas a melhores resultados em termos de ajudar as pessoas a manterem peso após um período de dieta com redução de calorias quando comparadas com o exercício físico.

E uma revisão de 2011 que analisou a relação entre massa gorda e atividade física em crianças concluiu que ser ativo provavelmente não é o fator determinante no peso.

Faça exercícios, sim!

Ainda assim, o exercício não deve ser descartado totalmente. Ele é importante para a saúde em diversos outros aspectos, e pode sim ajudar a mantermos um peso saudável. Alguns estudos, por exemplo, sugerem que as pessoas que perdem peso e mantêm-se em forma são as que comem direito e se exercitam regularmente.

A atividade física também comprovadamente ajuda a melhorar o humor, a proteger nossos corpos contra os efeitos prejudiciais do envelhecimento, a gerenciar os sintomas de estresse, depressão e ansiedade e a construir e manter músculos. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 4,56 de 5)

Deixe seu comentário!