Como a busca por outros planetas revolucionará a vida na Terra

Por , em 5.03.2012

Em algum lugar das nossas mentes está uma pergunta que gostaríamos muito de ter a resposta: o que á a vida e como ela surgiu?

O astrofísico Dimitar Sasselov argumenta que estamos no limiar de conseguir responder essa pergunta, e seu entusiasmo é contagiante.

Sasselov cita duas evoluções principais. A primeira não é surpresa para os leitores do Hype: a descoberta de planetas fora do nosso sistema solar. O total já está além dos 700, e aumenta a cada dia. Raramente, na história da ciência, um campo avançou tão rápido.

E crucial para responder a pergunta misteriosa é certo tipo de exoplaneta: a super Terra. Nós nunca suspeitamos de sua existência porque, em nosso sistema solar, com seus planetas rochosos e gigantes de gás, esses corpos são ausentes.

Para Sasselov, essas super Terras são a chave. Elas são ainda mais atraentes para a vida do que nosso planeta. Elas têm uma superfície relativamente pequena para a média de volume, o que permite armazenar melhor o calor. Isso as torna mais aptas a possuírem as placas tectônicas necessárias para evitar vulcões perigosos, ao estilo Venusiano. Se nascidas com gelo suficiente, as super Terras podem ter oceanos ainda maiores em suas superfícies, dez vezes mais profundos do que os nossos. Pense nisso como habitats.

Mas para Sasselov, ainda mais importante é que a temperatura superficial desses planetas permitiria que grandes moléculas sobrevivessem por longos períodos de tempo, com a concentração necessária para a química da vida.

Qual química? Aqui entra o segundo ponto crucial: vida sintética. Basicamente, a criação de um sistema químico capaz das funções vitais principais. De acordo com o autor, esse campo vai permitir que se explore os limites da biologia, do específico para o geral. As super Terras vão nos ensinar sobre os ambientes químicos para a vida alienígena, o que vai ajudar aqueles que procuram a vida sintética.

E o resultado de tudo isso? Conhecer-nos, obviamente. Somente conhecendo o que é possível, podemos entender como a vida aconteceu na Terra e adquiriu suas características. Sasselov parafraseia T. S. Eliot: “Nunca podemos para de explorar. E o fim de toda nossa exploração será chegar onde começamos e conhecer esse local pela primeira vez”. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

101 comentários

  • Di Amaral:

    O acesso a outros planetas habitáveis será o fim do planeta Terra. Os banqueiros, juntamente com as elites, construirão lá seus palácios e isto aqui ficará entregue ao narcotráfico e a uma escravidão sem fim. Será um laboratório de experimentos de toda ordem. Quem ficar (a maioria) conhecerá o inferno em vida.

  • ira:

    Bovidino,cranio de 1.000.000 me parece moderno, com certeza. A HISTORIA SECRETA DA RAÇA HUMANA(título em português),DE MICHAEL A.CREMO/RICHARD L.THOMPSON,editora ALEPH,ja lançado faz alguns anos conta bem a verdade.
    FORAM 15 ANOS DE PESQUISAS EXAUSTIVAS POR TODO O GLOBO,o que estava oculto por força de religiões e governos acabou.
    O que existe contra este livro é ;
    Mídia escrita,falada,televizada ou televisionada,corporativismo da ciêcia acadêmica,governos,religião,fanatismo,sectários e por aí vai.
    Não é facil mudar a historia,sair de Adão e Eva para as verdades das civilizações que por aqui vem passando a milhões de anos(não é milhares não,SÃO MILHÕES MESMO) é um choque para cima das religiões e ainda mais em cima das religiosidades excessívas.
    Porem cedo ou tarde as verdades vem a tona porque verdade sempre sobrepuja a tudo.
    É muita coisa contra um livro,então poucos conseguirão ve-lo quanto mais te-lo.
    Eu o tenho é evidente ou não o citaria.
    Quem o ler,pensar,usar o bom senso,estes não são contrariados em nada mas,sobram muitos que preferem ir votando no Adão.
    E assim caminha a humanidade.

    • Bovidino:

      ira,
      Sua indicação foi valiosa e me levou para este blog:

      http://vamospensar2012.blogspot.com/2011/11/historia-secreta-da-raca-humana.html

      Muito interessante. Obrigado.

    • ira:

      Bovidino,a edição integral de ARQUEOLOGIA PROIBIDA(forbidden archeology),tem 952 páginas mas esta edição condensada no entanto tem quase todos os casos discutidos em ARQUEOLOGIA PROIBIDA.

      Mas,o que queria citar na verdade foi uma palavra que voce citou,CONVICÇÃO.
      Por isso citei o livro que vez por outra eu o releio.
      Vejo que é um pensador e pesquisador e nesse caso cito-lhe mais duas obras primas ja antigas;
      ANTES DOS TEMPOS CONHECIDOS E SOMBRA SOBRE AS ESTRELAS, ambos de Peter kolosimo.

      Bom divertimento,bem,divertimento com conhecimento é bem melhor.
      E vamos em frente,afinal como seres transcendentes
      nossa meta e evolução sempre e sempre,é o eterno.

    • Bovidino:

      ira,
      Obrigado mais uma vez.

    • ira:

      Bovidino,voce faz por merecer qualquer ajuda.

      Quem se dedica a procurar,pesquisar.argumentar,aprender e ensinar,é merecedor de atenção.
      Com mais meia dúzia de Bovidinos e iguais e este planeta(seus habitantes)consegue sair deste atoleiro de fraudes e hipocrisia da historia das civilizações terrenas e sobre seres extraterrestres.

      Grande abraço
      Estejam em paz

    • Cesar Crash:

      Esse livro que “poucos conseguirão ve-lo quanto mais te-lo”, pode ser baixado aqui: http://www.4shared.com/get/HIy11uDf/A_Histria_Secreta_da_Raa_Human.html. Bem vindo à “Era Digital”!
      Já o livro que tenho aqui em casa, é esse aqui, (só uma sinopse): http://ggeremias.blogspot.com/2011/07/historia-desconhecida-dos-homens.html. Por uma breve pesquisa na internet, parece ser, pelo menos, um pouco mais inacessível.

    • Bovidino:

      Valeu. Baixei os dois. O seu também dá pra baixar, só que é em francês.

    • JHR:

      Muito boa dica. Já baixei o livro…vamos a leitura!

  • ira:

    Bovidino é um pensador privilegiado,deu uma resposta em um comentário e no final de seu texto ele disse:
    ————————————————–
    Todos tem medo de perder suas convicções.
    ————————————————–
    Disse certo,rápido e sem medo de errar pois acertou na MOSCA.

  • Eduardo:

    eu tenho certeza que existe vida fora do planeta Terra!
    na estação ISS por exemplo.!
    brincadeirinha.

  • John jones:

    AVISO AOS ADMINISTRADORES DESTE SITE OS ÚNICOS QUE DEVEM COMENTAR SÃO OS NEUTROS(ou seja que não acreditam em nenhuma das teorias),afinal se são teorias como as pessoas vão acreditar em algo que não foi comprovado?(MINHA OPINIÃO E DEIXAR ESSA QUESTÃO PRO DIA QUE CONHECEMOS ETS)

  • Agostico:

    Mas é frustante entrar em um debate cientifico e ter que ler abobrinhas de cunho religioso ,pessoal este tema é Ciência ,quero ler discussões como biologia , cosmonáutica e afins ,pregações fiquem em tuas igrejas,eu quero aprender da mente racional ,bitolados religiosos estou fora…

    • Ezio Jose:

      Não adinata! Essa praga de pensamentos estão se metendo em qualquer espaço que não diga respeito às suas cr5enças. São vazios por natureza. Nem a carcaça servirá para os abutres.
      Abaixo do seu post coloquei algo para refletir e é algo filosófico (filosofia não é religião). Os cientistas em sua maioria são “filósofos”.

  • João da cru\ vieira leite:

    -Bastante eufórico, esya apologia de vida ou origem da vida, isro vem de muito Tempo atras e até agora não temos nenhum vínculo que, satisfas a realidade, Charle darwim viemos do macaco, o que eu contesto e milhares de outros expectadores, oputros disem que viemos das estrelas em meteoritos em formas de vermes, tambem insólito na pespectivas humana, então qual sera nossa origem? jã que somos a cemelhança de *Deus,fomos colocados aqui(não em forma de baquitéria mas,trazido em corpo por *Alienigénas
    vindo do espaço.Se foi onde estão nossos criadores? no *Céu, no infinto? porque não voltarm para nos vizitar novamente? no espaço tudo é relativo sera que estão perdidos no espaço? quem sabe!talves perderam seu *Planeta,e não mais puderam voltar,

    • Deco:

      A TEORIA DE DARWIN NÃO DIZ QUE O HOMEM VEIO DO MACACO… LEIA, DEPOIS CRITIQUE-A!

    • R^ml:

      Ernest Mayr diz que sim, ele agrupa o suposto símio ancestral aos macacos.

      Esta é a alfinetada mais comum de evolucionistas.

  • Ezio Jose:

    “Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”. – Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)

  • bruno bardog:

    eu acredito que fomos criados por Deus para explorar o resto do universo e estender nossos dominios….respeitando e deforma igualmente. Contudo, o mundo que se criou acabou sendo desorganizado e corrupto, atrasando este sonho…..OOOhhh PAHHiiii.

    • Ezio Jose:

      Galileu, Copérnico e outros que digam os motivos de nosso atraso. As religiões criaram um Deus e proibiu o homem de conhecer o Verdadeiro Deus e seu Templo. Jesus bem que tentou mas até hoje é mal-interpretado.
      “Derrubai este Templo e em três dias eu O levantarei”.

    • bruno bardog:

      sim vc esta certo, a religião não é um marco a ser seguido a risca……mas sua existencia ainda sim é importante…e provavelmente não deverá ser derubada…

    • R^ml:

      Ele se referia a Sua ressurreição.

  • P – LUDÃO:

    Que me perdoe o amigo Arnaldo Ribeiro, mas desde que o Imperador Constantino pôs as mãos em uma das cópias da Bíblia no seu tempo, retirou dela muitos livros que continham importantes citações feitas pelo Mestre Jesus que ele achava desnecessário que o povo soubesse por poderia causar uma revolta e ele poderia perder o “poder” que tinhas sobre seu povo. Livros importantes como “O Evangelho Segundo Maria Madalena” e outros livros como:

    1. Apocalipse de Adão
    2. Apocalipse de Baruc
    3. Apocalipse de Moisés
    4. Apocalipse de Sidrac
    5. As Três Estelas de Seth
    6. Ascensão de Isaías
    7. Assunção de Moisés
    8. Caverna dos Tesouros
    9. Epístola de Aristéas
    10. Livro dos Jubileus
    11. Martírio de Isaías
    12. Oráculos Sibilinos
    13. Prece de Manassés
    14. Primeiro Livro de Adão e Eva
    15. Primeiro Livro de Enoque
    16. Primeiro Livro de Esdras
    17. Quarto Livro dos Macabeus
    18. Revelação de Esdras
    19. Salmo 151
    20. Salmos de Salomão (ou Odes de Salomão)
    21. Segundo Livro de Adão e Eva
    22. Segundo Livro de Enoque (ou Livro dos Segredos de Enoque)
    23. Segundo Livro de Esdras (ou Quarto Livro de Esdras)
    24. Segundo Tratado do Grande Seth
    25. Terceiro Livro dos Macabeus
    26. Testamento de Abraão
    27. Testamento dos Doze Patriarcas
    28. Vida de Adão e Eva

    NOVO TESTAMENTO

    1. A Hipostase dos Arcontes
    2. (Ágrafos Extra-Evangelhos)
    3. (Ágrafos de Origens Diversas)
    4. Apocalipse da Virgem
    5. Apocalipse de João o Teólogo
    6. Apocalipse de Paulo
    7. Apocalipse de Pedro
    8. Apocalipse de Tomé
    9. Atos de André
    10. Atos de André e Mateus
    11. Atos de Barnabé
    12. Atos de Filipe
    13. Atos de João
    14. Atos de João o Teólogo
    15. Atos de Paulo
    16. Atos de Paulo e Tecla
    17. Atos de Pedro
    18. Atos de Pedro e André
    19. Atos de Pedro e Paulo
    20. Atos de Pedro e os Doze Apóstolos
    21. Atos de Tadeu
    22. Atos de Tomé
    23. Atos e Martírio de André
    24. Atos e Martírio de Mateus
    25. Consumação de Tomé
    26. Correspondência entre Paulo e Sêneca
    27. Declaração de José de Arimatéia
    28. Descida de Cristo ao Inferno
    29. Desistência de Pôncio Pilatos
    30. Discurso de Domingo
    31. Ditos de Jesus ao rei Abgaro
    32. Ensinamentos de Silvano
    33. Ensinamentos do Apóstolo [T]adeu
    34. Ensinamentos dos Apóstolos
    35. Epístola aos Laodicenses
    36. Epístola de Herodes a Pôncio Pilatos
    37. Epístola de Jesus ao rei Abgaro (2 versões)
    38. Epístola de Pedro a Filipe
    39. Epístola de Pôncio Pilatos a Herodes
    40. Epístola de Pôncio Pilatos ao Imperador
    41. Epístola de Tibério a Pôncio Pilatos
    42. Epístola do rei Abgaro a Jesus
    43. Epístola dos Apóstolos
    44. Eugnostos, o Bem-Aventurado
    45. Evangelho Apócrifo de João
    46. Evangelho Apócrifo de Tiago
    47. Evangelho Árabe de Infância
    48. Evangelho Armênio de Infância (fragmentos)
    49. Evangelho da Verdade
    50. Evangelho de Bartolomeu
    51. Evangelho de Filipe
    52. Evangelho de Marcião
    53. Evangelho de Maria Madalena (ou Evangelho de Maria de Betânia)
    54. Evangelho de Matias (ou Tradições de Matias)
    55. Evangelho de Nicodemos (ou Atos de Pilatos)
    56. Evangelho de Pedro
    57. Evangelho de Tome o Dídimo
    58. Evangelho do Pseudo-Mateus
    59. Evangelho do Pseudo-Tomé
    60. Evangelho dos Ebionitas (ou Evangelho dos Doze Apóstolos)
    61. Evangelho dos Egípcios
    62. Evangelho dos Hebreus
    63. Evangelho Secreto de Marcos
    64. Exegese sobre a Alma
    65. Exposições Valentinianas
    66. (Fragmentos Evangélicos Conservados em Papiros)
    67. (Fragmentos Evangélicos de Textos Coptas)
    68. História de José o Carpinteiro
    69. Infância do Salvador
    70. Julgamento de Pôncio Pilatos
    71. Livro de João o Teólogo sobre a Assunção da Virgem Maria
    72. Livro de Tomé o Contendor
    73. Martírio de André
    74. Martírio de Bartolomeu
    75. Martírio de Mateus
    76. Morte de Pôncio Pilatos
    77. Natividade de Maria
    78. O Pensamento de Norea
    79. O Testemunho da Verdade
    80. O Trovão, Mente Perfeita
    81. Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria
    82. “Pistris Sophia” (fragmentos)

    Só isso já dá pra ver que o que sobrou da Bíblia original, foi escrito segundo esse ou aquele apóstolo. Pouco se origina do Mestre.
    Não sou contra quem lê a Bíblia e faz bom uso dela. Mas sou contra aqueles que se aproveitam da fraqueza humana de espírito e tenta impor sobre eles regras fajutas para benefício próprio e principalmente financeiro.

    • Marian0 Silveira Lima:

      As vezes ouço comentários;a ciêcia diz isto e aquilo, forma teorias a respeito de tudo mas não prova nada. Neste exato momento, que faz estes comentários, nem percebe, que está utilisando todas as ferramentas que a ciência descobril, e mais, tudo que está ao seu redor, na vida atual foi adquirido, por meio ciêtífico, não entendo como pode negar isto, ao contário, não consegue se quer provar uma única coisa resultado de crenças religiosas, não tem uma foto nem as digitais nem dna e nem alguem que conheceu jesus ou deus, só tem que acreditar e mais nada, não estou condennado quem acredita, mas entre uma coisa e a outra, a outra faz e comprova!

    • bruno bardog:

      nossa cara , eu acredito em Deus , mas procurar tudo isto ai…é muita coragem eh…

  • ira:

    Muito interessante.
    Vejamos,sempre que um humano fala em vida,ele é rapidamente guiado pelos conceitos existentes tambem de origem humana para o tipo de vida que se conhece,ou seja,a que existe neste planeta,seja ela de que tipo for.
    ERRADO.
    Vida não significa conceitua-la conforme o tipo que conhecemos.
    Bem,tempo não faltará para que possamos chegar a conclusões bem distantes dos conceitos pre-concebidos pela raça humana.
    Disse alguem que soube usar adequadamente o cérebro.

    Quanto mais sei,mais sei que nada sei.
    Então o bom senso continua alertando para que nos desnudemos de nossa soberba e possamos dizer;

    SOU E SEMPRE SEREI UM APRENDIZ,QUÃO PEQUENO SOU.
    As teorias tem seu valor ate que se confrontam com uma verdade que a substitui

    • Ezio Jose:

      As teorias tem seu valor ate que se confrontam com uma verdade que a substitui.

      Ou que confirme.

    • ira:

      Issooooooooo,Ezio Jose.
      Isso mesmo,uma ou outra e aí deixa de ser teoria passando a um fato verdadeiro.

  • Renys Kenys:

    Eu queria fatos concretos, não meras teorias. Para que se acabe com essas discussões entre criacionistas e evolucionistas. Ambos não podem comprovar ciêntificamente suas opiniões, fica a minha reflexão: “eu só acredito vendo, eu acredito naquilo que vi, você não viu o que eu vi”.

    • haha:

      Amigo, evolução já é comprovada, todo ser vivo evolui, só não aceita quem não quer mesmo, tapa os ouvidos e diz “NÃO QUERO APRENDER!!!, TUDO FOI CRIADO POR DEUS!!!”

    • Jonatas:

      Só uma reportagem do Hype já apresentou oito exemplos da evolução acontecendo.

    • R^ml:

      8 exemplos da “evolução” em ação.

      O que foi apresentado lá deveria ser decantado à “modificação das espécies”, um termo melhor apropriado.

    • Cesar Crash:

      Lá foi provado por A+B que quando uma população de mariposas predominantemente claras se torna predominantemente escuras, houve surgimento de genes novos, R^ml, é que só os inteligentes conseguem ver.

    • Jonatas:

      Evolução não consiste em mutação genética, mas a grande chave é a seleção natural.

    • Cesar Crash:

      Jonatas, e essa seleção seleciona o quê?
      Se não houver mutações, o que é selecionado para que haja a evolução? Na mutação fundamenta-se o neodarwinismo, se as características selecionadas não provierem de mutações, nunca um peixe poderá transformar-se em pescador, nem em milhões, nem em bilhões, nem em trilhões, nem em zilhões de anos, nunca!

    • Jonatas:

      Bah aí tu me pega, meu parco conhecimento de biologia breca. Acho que mutação é um processo muito mais lento e consequente da seleção natural, e não o contrário. A seleção natural vai na direção de diferenças físicas, os mais fortes, mais rápidos ou mais esguios, mais altos, depende do modo de vida dos seres, quais características são mais úteis a esse modo, já que nunca são todos iguais. Assim os mais adaptados vão sobrevivendo melhor e passando adiante seus genes, os menos adaptados vão desaparecendo. Houve uma evolução, as criaturas passaram a ser mais adaptadas às mudanças do meio, a mudança foi via gerações, não transformações genéticas instantâneas, é por aí que entendo, aguardo comentários mais precisos sobre esse assunto. 🙂

    • Cesar Crash:

      Você só erra tentando desassociar uma coisa da outra. Essas diferenças de uma geração para a outra é justamente o que se atribui às mutações. Por exemplo, cito minha família: meu finado pai, minha mãe, minha irmã e eu. Meus pais têm olhos castanhos, porém minha irmã tem olhos verdes, que nasceram azuis. Piadas podem ser feitas sobre isso, mas a verdade é que havia potencial genético para tal, os genes recessivos, minha avó tinha olhos entre o verde e o azul. Esse exemplo não serve para o evolucionismo, por que o café com leite, o pão com manteiga da genética explica isso facilmente, e não pode cuminar em evolução, pois não há mutação. Já o outro exemplo, eu, um mutante. Minha mãe e meu pai tem e tinha trinta e dois dentes respectivamente. Eu tenho vinte e oito, e nunca tive mais que isso. Há mutação, porém não há acréscimo de material genético, pelo contrário, há perda de informação, logo, eu sou uma involução, esse exemplo também não serve para a evolução. Quando há real acréscimo na informação genética, geralmente gera uma doença, e os seus filhos costumam nascer saudáveis, ou seja, sem a mutação. A evolução se sustenta em mutações onde há acréscimo de informação genética, é favorável à continuidade da espécie, é selecionada no meio e é passada para os seus descendentes. Bom, sei que por aqui, eu não sou o melhor para falar isso, já que há enorme descrédito no que digo, então, seria bom se outra pessoa comentasse, acrescentasse ou refutasse o que eu disse.

    • Bovidino:

      Cesar Crash, Jonatas,
      Por falar em evolução, o que dizer de um Crânio Humano Moderno de mais de 1,000,000 de anos de idade.
      http://misteriosantigos.50webs.com/arqueologia-proibida.html

    • Cesar Crash:

      Bovidino, fico meio cabreiro com essas coisas, por que por exemplo, a página dos gigantes nesse site, nos apresenta fotos que eu mesmo posso fazer no Photoshop, fotos conhecidas que infelizmente, engana um monte de crente que ainda jura que foram encontrados fósseis dos gigantes bíblicos.
      Esse lance aí, eu só encontro em sites como esse: http://www.badarchaeology.com/?page_id=144, e ninguém bota fé nessas informações. Mas se for verdadeiro, devem dizer que foi a erosão que o levou pra lá.
      No entanto, essa aqui é confiável, não sei em quê deu depois: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/dentes-humanos-encontrados-em-gruta-de-israel-sao-mais-antigos-do-que-homem-moderno_1473109
      Outra coisa que eu não boto muita fé, é o próprio método de datação.
      Aqui em casa tem um livro, A História Não Contada Dos Homens, que reúne tuodas essas coisas: Sítio arqueológico de Tiahuanaco, Atlantis, deuses antigos do espaço, etc. Devo dizer que nunca li inteiro.

    • Bovidino:

      Cesar Crash, Jonatas,
      Vejam esse blog e os vídeos. Muito interessante mesmo.

      http://vamospensar2012.blogspot.com/2011/11/historia-secreta-da-raca-humana.html

    • Cesar Crash:

      Quando me chegou sua mensagem, estava justamente assistindo a primeira parte do vídeo em um outro blog. Esses dois livros me parecem muito semelhantes apesar de, aparentemente, não terem relação um com o outro.

    • Deco:

      Para dizer que a evolução não foi provada, apenas sendo um idiota.

    • R^ml:

      Para aceitá-la livremente somente sendo outro.

    • Jonatas:

      Isso me lembra um diálogo entre o Seu Madruga e o Professor Girafales (sempre metido a sabe-tudo):

      Prof.:Não tenhas tanta certeza meu caro, os sábios sempre duvidam do que dizem, apenas os Idiotas têm certeza do que falam!
      S. Madruga: É? Tem certeza??
      Prof.: Absoluta! (…)
      🙂

  • Jonatas:

    Vou apontar cinco lugares do Sistema Solar onde se pode achar vida antes de partir para os exoplanetas, em ordem de facilidade de exploração:
    1 – As nuvens de Vênus, que podem ser um paraíso de organismos flutuantes longe do in.fer.no da superfície.
    2 – Imediações vulcânicas de Marte, um calor residual dos tempos em que eram ativos pode ter mananciais subterrâneos com vida.
    3 – Os gêiseres da lua Encéladus, encontre a fonte e encontrará um oceano borbulhante.
    4 – Os lagos da lua Titã, parecem inóspitos, mas acredita-se que organismos exóticos podem viver lá.
    5 – O oceano sub-glacial da lua Europa, podem ter o maior potencial de todos, mas é o mais difícil de explorar.

    • Jonatas:

      Agora, apontando os lugares mais interessantes nos arredores de nosso cantinho da galáxia:
      1 – Quase todo o sistema da Gliese 581, c,d,g, tem pelo menos três super-terras interessantes imersas na Zona Habitável, sem contar as luas que podem ter. Fica a 20 anos luz.
      2 – O planeta GJ 667Cc, em um sistema triplo de estrelas anãs a 22 anos luz. Ele foi notificado no hype, é uma super-terra muito promissora.
      3 – Teríamos que ir muito mais longe pra ver o Kepler-22b, mas essa super-terra tem órbita e sol quase iguais ao nosso lar. São 600 anos-luz.
      4 – O GJ 1214 b tem tudo pra ser densamente oceânico, fica a 40 anos-luz.
      5 – O Gliese 370 b, a 36 anos-luz, está na zona habitável e sua chance é igual a do Gliese 581d.

    • Romário Huebra:

      Se Europa qe fica no nosso “quintal” já difícil de ser explorada, pensa só como vai ser difícil encontrar vida em exoplanetas.

    • P – LUDÃO:

      Se a tecnologia tivesse seguido “á risca” os caminhos do desenvolvimento desde a antiguidade (leiam, quando encontrarem, Vimanas – Aeronáutica da Índia Antiga), hoje estaríamos com uma tecnologia avançadíssima e poderíamos viajar pelo espaço com recursos de dobra espacial, captar energia do ar e até mesmo de estrelas como o nosso Sol, desenvolver veículos não poluentes pois a exploração do petróleo não seria necessário nem mesmo biodiesel nós precisaríamos. Mas graças ao descobrimento do combustível fóssil e da utilidade do carvão vegetal e mineral, estamos depredando tudo que se imagina útil para mover alguma coisa. Os veículos elétricos, agora fabricados por todas as montadoras, seriam muito mais acessíveis. Posso dizer sem medo que seríamos incentivados a obter esses veículos uma vez que seriam construídos com materiais “vindo de fora”, que seriam super resistentes e consequentemente durariam uma “vida toda” o que tornaria desnecessário a troca por modelos mais “avançados”.
      Ao contrário disso, só regredimos no tempo e não preservamos nada do que foi nos ensinado pelos antigos professores.
      Só nos resta observar alguns países petrolíferos podres de ricos as custas da natureza.
      Mas, como a postagem se refere a exploração de outros planetas, vamos ficar chupando os dedos e, quem sabe, daqui á muitos anos alguém resolva aprimorar alguns inventos interessantes de captação de energia limpa e abundante que Nicola Tesla desenvolveu na sua época, e resolva aplicar nos benefícios do dia-a-dia para nossas “necessidades”.

    • Jonatas:

      A questão não é a distância, o que torna as coisas difíceis é obstáculos do lugar. Primeiro, Europa está dentro da Magnetosfera de Júpiter, isso só não dificulta o funcionamento, e as doses de radiação que se recebe são altíssimas. Vencendo essas implicações, você terá que perfurar muitos km de gelo duro como rocha a -150°C, para chegar a um oceano alienígena que deve ser muito mais turbulento que qualquer uma das nossas correntes, dada a intensa maré causada pela gravitação enorme de Júpiter.

  • CLEME:

    Espero que Sasselov logo organize uma equipe para habitar planetas extra-solares.
    Sabendo que para manter os EUA no atual nível de consumo, são necessários ao menos 3 planetas Terra! Daí que vivem organizando guerras para invadir e explorar outros países.

    Por favor, tá mais do que na hora de mandar essa gente pra bem longe, junto com a maioria dos políticos do nosso País.

  • Bovidino:

    Aleluia!! Um cientista que começa com a pergunta certa. O que é a vida e como ela surgiu? Diz ele que estamos no limiar de conseguir responder essa pergunta.
    O engraçado é que os evolucionistas e os criacionistas já tem essa resposta!!!! Cada um a seu modo.
    O que dá pra rir dá pra chorar.

    • Igor:

      Me corrija se eu estiver errado, mais desde quando a teoria cientifica da evolução das especies explica o surgimento da da vida?Ate hj nunca achei que essa era a proposta dela, e sim explicar a evolução, oq não tem relação alguma com o surgimento,tanto que a igreja católica aceita como verdade, sendo assim como ela poderia aceitar se a proposta dela fosse explicar o surgimento da vida?Isso não seria contraditório?Emfim, pelo q eu estudei nunca percebi essa proposta de explicação do aparecimento da vida, mas vai ver que eu não estudei a fundo.

    • Bovidino:

      Você apenas não percebeu a ironia!!!!

    • Cesar:

      Bovidino, a origem da vida que o cientista em questão está pensando é como a descrita pelo cientista Jack Szostak: vesículas simples de membranas lipídicas, abricando em seu interior moléculas orgânicas que entram e saem pelas membranas. Uma estrutura tão simples que se reproduz por divisão mecânica, e cresce por osmose, capturando mais lipídios e acrescentando à sua membrana, e onde as moléculas mais simples podem atravessar nos dois sentidos, mas se alguma combinação acontece no interior, originando uma molécula mais complexa, ela não vai conseguir sair. Aí já começa a competição por recursos e a seleção natural, antes mesmo de existir DNA e herança de caracteres genética.

      O próximo passo é que se forme uma molécula auto-replicante simples, e isto é possível por que os componentes estão ali, flutuando no “citoplasma”, ao sabor dos potenciais químicos. As moléculas auto-replicantes continuam se replicando dentro das vesículas lipídicas, as vesículas lipídicas continuam crescendo e se dividindo, às custas de seus vizinhos, e aquelas que crescem mais e se dividem mais, graças às moléculas que estão no seu interior (e que alteram o equilíbrio químico da mesma) acabam preponderando. E você tem evolução, antes mesmo de ter alguma coisa que se pareça com uma célula viva.

      O resto é história, novas moléculas surgem por que as replicações nestas moléculas mais simples ocorre com muitos erros, não há uma enzima que garanta a exatidão da cópia, e isto significa uma alta taxa de mutação. Moléculas que são capazes de se replicar de forma mais exata e mais rápido acabam se tornando mais comuns, e temos o famoso “mundo do RNA” se originando.

      -oOo-

      Não acha que é um pouco de arrogância da tua parte determinar que este pesquisador está fazendo “a pergunta certa”? Ou que os outros cientistas não estão fazendo a mesma pergunta (a não ser que você consiga ler a mente dos outros cientistas, mas eu duvido que você possa)? Como você pode saber que perguntas eles já se fizeram? Como você pode saber que respostas eles já encontraram? Como você pode saber quais respostas eles tiveram que descartar por que encontraram evidências de que eram respostas erradas? Quantas respostas interessantes você acha eles tem na gaveta, esperando por uma comprovação?

      O que você sabe? Tudo? Sabe mais que os cientistas? Por que acha isto?

    • Bovidino:

      Cesar,
      -“Bovidino, a origem da vida que o cientista em questão ‘está pensando’ é como a descrita pelo cientista Jack Szostak”……………
      A pergunta é clara e objetiva:
      O que é a vida e como ela surgiu? E no final ela arremata: Somente conhecendo o que é possível, podemos entender como a vida aconteceu na Terra….
      Não acha que é um pouco de arrogância da tua parte interpretar o que este pesquisador ‘está pensando’?
      Tens procuração?

    • Cesar Crash:

      Dessa vez eu gostei, xará. Uma descrição simples, clara e objetiva sobre a origem abiótica da vida. Falo sério, sem ironia dessa vez.

    • R^ml:

      Cesar.

      Sabes muito bem que o boi pegou no sono durante tua conversa.

      Tu disseste:
      Bolhas de sabão cercando reações que não buscam o equilíbrio e que ainda aguardam pela redentora ação de uma macromolécula (prole delas mesmas) que as caracterize e as leve para a posteridade…

      MUUIITO IMPROVÁVEL… (para não dizer outra coisa).

    • R^ml:

      Cesar.

      Linda tua estória de ninar.

      Tu contastes numa doce voz:

      “Era uma vez uma cidade com lindas bolhas de sabão que guardavam dentro delas uma mistura mágica de reações químicas que não conseguiam atingir o equilíbrio. Mas elas eram tristes, pois tinham um futuro incerto, não sabiam porquê estavam ali e lhes era tortuoso manter aquela mistura dentro delas. Mas era preciso continuar. Num belo dia, a senhora macromolécula do DNA surgiu do meio do desequilíbrio das Rx e … surpresa: ela continha a chave para a garantia do futuro das bolhas! Ela não só especificava cada uma das atividades das bolhas, como também codificava suas reações e ainda dava às bolhas a tão sonhada posteridade… A senhora do DNA nunca mais abandonou as tristes bolhas que passaram a se multiplicar e a expandir sobre todas as cidades. E todos viveram felizes para sempre…

      Bons sonhos.

    • Cesar Crash:

      Que fique claro que eu disse que gostei da descrição, não que passou a ser possível pra mim. Eu também gosto do Alien, do Jurassic Park, do Tintin…
      R^ml, eu te disse hoje em outro debate, não sei se você viu, já que não recebe as mensagens. Pode entrar em contato comigo por e-mail?

  • JOÃO:

    sou presbiteriano [crente] acredito em Jesus Cristo, que com certeza veio para pregar o amor, entre os homens, com certeza so o amor constroi ou seja a cada ação uma reação, mas eu seria egoista em pensar que seriamos os unicos neste universso, e claro que existe outras sivilizações, DEUS E A ESCENCIA DA VIDA QUE ESTA EM TODA A PARTE, PAZ A TODOS NESTE BELO PLANETA.

    • janjao:

      EU QUERO É VOLTAR PRÁ MINHA CASA

    • Ezio Jose:

      EU QUERO IR PRA ESCOLA!…

    • Cesar Crash:

      Claro que existe, João? Substitua o claro por creio e segue em frente.

    • Deco:

      Vai pregar no Hyper Religão…

  • Alvaro:

    O que seria a totalidade da vida na terra??? lhes respondo: todo o universo seria um imenso disperdicio. Chega né? até quando seremos egocêntricos em achar que só aqui existe vida? A infância da humanidade estão com seus dias contados.

  • haha:

    Eu não me acho precipitado em achar que existem trilhões de vidas nesse universo imenso, mas os fanáticos religiosos afirmam com toda a certeza que somos únicos, não existiu evolução, nem Big-Bang e que fomos feitos por um ser com uma varinha mágica!

    • drew:

      Sou religioso e não vejo problema em também afirmar que não estamos sozinhos.

      como você disse apenas o FANÁTICOS religiosos nao aceitam isso.

    • César:

      entre o seu achar, existe um único fato, nada de novo surgiu mesmo com a evolução tecnológica, mais cuidado se vc é daqueles nerds que acredita em seres ultra evoluidos pode se dar mal com esses comentários preconceitusos

    • haha:

      E você deve ta achando que evolução é igual Digimon, não, é muito improvável que seres inteligentes já visitaram ou visitem a Terra algum dia

    • Chuck Norris®:

      Os espíritas acreditam que existem incontáveis mundos habitados pelo universo. Me simpatizo muito com a doutrina espírita, não são fanáticos. O que dizem faz todo sentido.

    • Jonatas:

      O modelo espírita encontra algumas similaridades latentes com o milenar budismo, sobretudo na descrição da existência metafísica extra-corpórea e percepção extra-sensorial, como se fosse uma versão ocidental e cristã do budismo oriental. Talvez seja o exemplo da evolução da religião geral com a globalização em massa, a mesclagem.

    • Fernando:

      Provas da sobrevivência do espírito pululam à nossa volta, mas os cientistas, menos por ceticismo e mais por um tipo de fanatismo também nocivo, sob a alcunha de “científico” se recusam a atestá-los. Normalmente temos um mecanismo inconsciente de proteção em nossa psiquê que nos faz ignorar aquilo que nos amedronta ou foge à nossa capacidade de compreensão, ( o que ocorre com o que se chama erroneamente de “vida após a morte”, pois que a vida é sempre vida e a morte é só uma mudança de plano vibratório de nossa consciência) assim, para os céticos, o que acontece na realidade é que a existência de uma consciência extracorpórea está além de sua compreensão e isso além de ferir seu orgulho os aterroriza, então, os negam.

    • Bovidino:

      Perfeita exposição.

    • Andy:

      “Normalmente temos um mecanismo inconsciente de proteção em nossa psiquê que nos faz ignorar aquilo que nos amedronta ou foge à nossa capacidade de compreensão”

      Se é assim, por que que 90% da população mundial é religiosa?

      Se fosse 90% cética, essa seria uma explicação razoável (embora vaga)do por que existirem tantos céticos. Portanto é uma argumento auto-contraditório da maneira como você o expôs.

      O modo certo de usar ele é para explicar porque tantas pessoas religiosas ignoram as evidências da evolução. Se encaixa perfeitamente veja:

      “Normalmente temos um mecanismo inconsciente de proteção em nossa psiquê que nos faz ignorar aquilo que nos amedronta ou foge à nossa capacidade de compreensão”

      Todos tem medo de perder a sua ideologia.

    • ira:

      Uma filosofia transparente Fernando,foi de 1ª.
      Sem sectarismo ou fanatismo,foi de primeirona.
      O horror humano ainda continua sendo o medo do desconhecido(nem tanto)e uma maioria usa o nome MORTE como algo horrendo.Sem pensar,de onde venho ???
      É,vida é uma frequência vibratória constante,muda-se de dimensão,alguns perguntam,qual dimensão ??
      São dimensões,dimensões,dimensões,é ilimitada,assim como a inteligencia do ser energético vivente,é ilimitada,ilimitada,ilimitada ou seja,É SEMPRE E SEMPRE.
      Quando começarmos a entender que é preciso deixar de colocar limites em tudo que sabemos ou queremos,então ja é um bom começo para começar a entender que, o que é incompreensivel para nos não o é para todas as formas de vidas dimensionais, nosso entendimento é que é ainda pequenino querendo dar uma de DOUTOR SABE TUDO.

    • Bovidino:

      Andy,
      As pessoas religiosas fanáticas são iguaizinhas as pessoas não religiosas fanáticas. É por isso que vivem discutindo. O mecanismo insconsciente de proteção em nossa psiquê é igualzinho, quer seja religioso ou ateu.
      Todos tem medo de perder suas convicções.

    • Paulo:

      O “modelo” espírita certamente demonstra ser o mais sensato dentre as religiões, teve sua codificação no século XIX por Alan Kardec, é bem recente. Há de se concordar que uma religião deve ser, no mínimo racional, como é o caso do espiristmo.

    • Jonatas:

      Pra mim parece ser a única religião cristã sem dogmatismo exagerado.

    • Bovidino:

      Alan Kardec codificou o espiritismo apenas para restaurar no ocidente, a idéia da reencarnação e do karma, que a igreja católica proibia e condenava. Não era sua intenção fundar uma nova ‘religião’.
      Infelizmente virou ‘religião’. Embora não se compare com as extremistas evangélicas e pentecostais, também tem muito espírita fanático.

    • Paulo:

      De fato, o fanatismo sempre existirá em qualquer religião, entretanto, uma das principais instruções dos espíritos recebidas por Kardec é a de que “O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo físico. O Espiritismo nos revela esse mundo espiritual, não mais como algo sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos até então e, por esta razão, encarados como coisas do fantástico e do maravilhoso. É a esses aspectos ue o Cristo se referiu em muitas circunstâncias, e é por isso que muitos dos seus ensinamentos permaneceram incompreendidos ou foram interpretados erroneamente. O Espiritismo é a chave com a ajuda da qual tudo se explica com facilidade.”

    • Flor de Lis:

      Paulo Eduardo, agradeço por entender a Doutrina.

    • Paulo Eduardo:

      hum! Olha flor acho q você me confundio com outro paulo!! Mas tudo bem, eu tenho total respeito ao espiritismo, só que para mim os seres humanos que tem pleno conhecimento a respeito dos espíritos são os índios norte-americanos! Um chefe Seattle em 1855 pronunciou essas palavras; “Quando o último índio houver perecido e a memória de minha tribo se tornar um mito entre os brancos, estas praias estarão repletas com mortos invisíveis”.

    • david:

      Boa Tarde.

      Referente ao comentário espírita :

      “o que ocorre com o que se chama erroneamente de “vida após a morte”, pois a vida é sempre vida e a morte é só uma mudança de plano vibratório de nossa consciência”, feito pelo Sr. Fernando.

      Gostaria de saber se mesmo após a morte, de alguma forma, poderíamos manter a consciência? como acho estar sentindo agora escrevendo isto.

      digo em um âmbito científico, baseando se em conhecimentos do nosso meio, ja que em um âmbito espiritual nosso companheiro Fernando deu o seu comentário..

      Obrigado.

    • Bovidino:

      david,
      A ‘ciência’ dos nossos dias não tem capacidade de responder sua pergunta. Essa ‘ciência’ ainda não sabe explicar o que é a ‘consciência’. Está apenas começando a descobrir o funcionamento do cérebro. Se você quizer uma resposta deve procurar no meio espiritualista. Há correntes espiritualistas que dizem que sim e outras negam. O caminho é longo.

    • Bruno L. Rocha:

      Mas tem um problema. Se a evolução espiritual dente ao infinito, deveremos, um dia, ser Deus, de algum povinho ai, de alguma galáxia, de um planetinha. Mas se não podemos ser um Deus, não faz sentido de aperfeiçoar ao infinito.
      Uma vez que Deus seria o perfeito estado, por sim mesmo.

  • John jones:

    nao vejo a hora de conhecer ets

  • Chuck Norris®:

    Tudo que eu mais queria era conhecer um planeta em outro sistema solar, um planeta parecido com o nosso. Como seria fantástico encontrar formas de vida inimagináveis.

    • Igor:

      O dia que isso acontecer sera incrível, quero muito estar vivo para ver isso.

    • Jonatas:

      E se for no Sistema Solar?

    • Romário Huebra:

      Eu seria capaz de me candidatar a uma viajem só de ida.

    • Chuck Norris®:

      Eu também!

    • Fernando:

      Um dia a nasa vai preparar uma nave espacial capaz de viajar alem do nosso sistema solar e mandar tripulantes para uma viagem de ida para desbravar algum planeta habitável mais próximo e isso pode vir acontecer em 2030.
      O problema quanto tempo levara para chegar ao destino, 100 anos???
      Ate la talves nos poderemos ter boas noticias!

    • Ozzy Osbourne:

      a estrela mais proxima esta a 4 anos-luz, ou seja, mesmo chegando na velocidade da luz que acredito ser impossivel alcançarmos nos proximos 100 anos, demoraríamos milenios para chegar em outro planeta!!!! acho melhor pensarmos no nosso sistema solar por enquanto…

    • ira:

      Só em pensar em nosso sistema solar ja é muito para muitos, ou uma maioria da raça humana.
      Não estamos nem bem capacitados para cuidar de nossa casa.

    • Jonatas:

      Aconselho que baixe da internet um documentário chamado o Guia de Viajens Interplanetárias, vocês vão precisar.

    • Andy:

      Vlw, vou ver!

    • Chuck Norris®:

      Minha internet é muito lenta. Uma pena. : (

    • ira:

      NORRIS,INTERNET É INTERNÉT,no Brasil internet é sinônimo de lentidão com beneplácido governamental.
      Explicado o problema de lentidão ou;
      LENTIDÃO = BENEPLÁCIDO
      É só uma questão de quem manda,
      GOVERNO OU……………..
      Mas,tem algo que nem governo ou internet manobra.

      O velhinho bom livro.
      Algumas vezes ja me disseram que internet é segura,é moderna,é a era digital,HUMMMMMM.
      O tempo dirá ou ja começa dizendo.
      Os povos antigos ou mesmo civilizações antíquissimas deixavam gravadas suas mensagens em pedra não é por acaso ou por serem primitivos,bem ao contrário,nas pedras é seguro pois sua durabilidade é de limite de milênios e até mesmo de milhões de anos.
      O sol não queima ou destroi o digital da pedra(ela não tem isso),mas,a tecnologia digital logo vai mostrar ao mundo o que é um CAOS PLANETÁRIO,PENSO QUE,NESTA DÉCADA JA VEREMOS O QUE REALMENTE SIGNIFICA caos e recomeço.
      Toda a verdadeira historia das civilizações da terra ja passaram por semelhante situação mas,como eram mais inteligentes do que a raça atual,então deixavam gravadas as suas mensagens em pedras,é mais seguro.
      È assim,queda e recomeço,e ainda vamos longe assim.

    • Jonatas:

      Chuck morava em Oklahoma, é normal ele achar a nossa Internet ruim. 🙂

    • Cesar Crash:

      Haha! Tentem usar minha internet via rádio com o PC podrão lá de casa!!! Isso por que há pouco tempo eu usava internet discada grátis…

    • Bovidino:

      Jonatas,
      Viagens espaciais provocam danos no cérebro e nos olhos, diz pesquisa:
      http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/viagens-espaciais-provocam-danos-no-cerebro-e-nos-olhos-diz-pesquisa.html

Deixe seu comentário!