Cientistas descobrem estrela que expele água

Por , em 21.06.2011

Quando pesquisadores procuram sinais de vida em outras partes do universo, eles normalmente começam os estudos procurando por um elemento fundamental para a vida da maneira como a conhecemos: a água. E a apenas 750 anos-luz de distância, eles encontraram o líquido em uma estrela, expelindo-o para o espaço interestelar a 199 mil quilômetros por hora.

Essa descoberta é importante em várias escalas. Ela indica que em todo o universo estrelas jovens podem ser grandes distribuidoras de água, podendo semear a vida em outros planetas. Com isso, é possível avançar os estudos sobre o nosso próprio sol. A água pode ter desempenhado um importante papel em sua formação e, consequentemente, em nosso planeta.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de água ejetada da estrela é igual à quantidade de água que flui do rio Amazonas a cada segundo. Os astrônomos acreditam que a fase em que a estrela expele água é curta, e pode ser que todas as estrelas passem por isso em alguma fase de sua formação.

Se isso realmente for verdade, pode haver água espalhada por todo o universo.[POPSCI]

Agradecimento: ao leitor Dalton Paulo, que sugeriu esse artigo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

66 comentários

  • Hercules Lima:

    A busca por seres viventes em outros planetas tem um objetivo mais obscuro. Imagine que se encontre mesmo algum espécime fora da Terra. Quem acredita que isso será imediatamente divulgado para o povo levanta a mão. …
    Ninguém?
    Por que será?
    Resposta óbvia: qualquer descoberta comprovada sobre vida fora da Terra representa uma vantagem estratégica em relação a outros países. Somente após absorver tudo de útil em termos de vantagem competitiva ou tecnologia extraída dessa suposta descoberta, aí sim é que seria divulgado para o público.

  • Hellen Jéssica:

    Algumas pessoas vem aqui e postam criticas contra os campos de estudo da ciência, mas vai olhar na vida delas, será que estão se importando com o vizinho bem próximo que passam fome ou simplesmente em comprar mais um item de luxo para encher ainda mais o seu lar? Como diria a minha avó senta no próprio rabo e ri fala do rabo dos outros…

  • Renato Almeida:

    Essa estrela tem que vir pra perto do nosso planeta urgente !!!! dizem que nossa agua esta acabando estao sujando ela , precisamos dessa estrela , rapido vamos la chamem o Super Homen

  • FFernandes:

    Como um dos elementos essencias a vida , nada de absurdo neste…

  • Will:

    Tanta discussão, por algo tão insólito, pelo menos pra nossa geração, é algo que não faz diferença nenhuma, e nem fará nas próximas, tendo em vista que com certeza seremos extintos antes que algum uso disso seja feito. Outra coisa: como é que essa “água” não evapora, por quê simplesmente não some? qual a temperatura dessa estrela? 90 graus? na minha cozinha faço água desaparecer, virar no mínimo vapor a apenas cem graus. Teoricamente essa estrela não poderia nem ser visível se realmente expelisse água. Vamos raciocinar um pouco. O estudante de dez anos fez o melhor comentário em relação à matéria, comparado com muitos que acham que sabem alguma coisa. Agora, prova que é água que eu quero ver, porque não mostra a imagem real dessa estrela expelindo água? Garanto que nenhum de nós vai nem ao menos entender a imagem. Como saber que é água apenas olhando por uma lente, distante a “apenas” 7,095,547,854,435,601 (sete quatrilões, noventa e cinco trilões….) de quilômetros (fonte: http://www.easysurf.cc/cnver15.htm)? Apenas pela cor da matéria? Sinceramente, a Ciência deveria se preocupar mais com a degradação do planeta do que com esse tipo de coisa.

    • erthay777:

      Prezado Will
      Antes de vc criticar algo de pessoas que estão discutindo um assunto qualquer, neste caso a astrofísica em particular, vc deveria primeiro ter alguma noção de como funciona a metodologia de obtenção de dados nesta área para aí sim vc postar algo com conteúdo. Estudo bastante, o Santo Google e o Wikipedia estão ao alcance de todos, pq senão vc apenas confunde + ainda as pessoas que vêm aqui neste site em busca de informação.
      Não é pq vc está acostumado a temperaturas baixas aqui na Terra que significa que a água ou qualquer outra substância também tenham que se apresentar da mesma maneira, ok? Agora se vc apresentasse um raciocínio + condizente à questão como por exemplo: Por que as pontes de Hidrogênio e a própria ligação molecular do H2O não se rompe a tamanha taxa de ionização e temperatura? Informe-se + antes de sair falando algo que desconhece amigo, ok?

    • Amadeus E:

      Como o amigo disse, lembre-se, quanto maior a pressão exercida sobre a “agua”, maior sera seu ponto de ebulição, talvez seja um dos motivos, mas, também o termo agua não queira dizer, necessariamente, agua liquida como vemos no nosso planeta, pode ser molecuas de H2O sendo lançadas, mas em tão grande quantidade que foi comparada ao rio amazonas, pense um pouco antes de criticar amigo..

  • Ivete Fernandes:

    Vcs acreditam em tudo que a midia diz? eles mentem, nao sabiam, existem milhoes de Africanos morrendo de fome, e nao tem ninguem preocupado, pq se preocupar com o espaço? acordem, e pensem………..

    • Lukas Kettl:

      se vc não gosta do estão fásendo então doe seu salario para os africanos boco e gente burra não gosta mesmo de aprende

  • Away:

    O q eu acho mais estranho de tudo, eh q se existe tecnologia suficente para encontrar isso, pq naum temos ainda a cura para o cancer, recriar membros, estrutura ossea, com certeza sei q são areas diferentes, mas estou falo de tempo e dedicação da humanidade. Ainda é tudo muito sem exlicação, por isso me mantenho nos 50% em tudo, até mesmo no q vejo.

    • zeus:

      É porque eles usam a tecnologia pra esplorar o espaço anos a fio,gastaram a verba e não provaram nada…

    • Fernando Feliciano Neto:

      Cara, nos já temos meio caminho andado para isso, mas o governo n se interessa pq n da dinheiro para eles… É tenso…

  • lucas de araujo martins:

    sta mais do que na hora de a religiao eceitar a ciencia e logico que deus nao esiste. porque e tao facil acreditar que estamos sozinhos a vida surgiu nao foi criada .de la lameson de gaga

  • wandim:

    bem as estrelas são formadas por gases nobres! sei não acho que essas ai são formadas por hidrogênio e oxigênio!(H2O).
    mas vamos falar sério vida em outro planeta?!!! a ciência deveria sim se preocupar com as vidas que estão aqui.

    • Geison:

      É o cúmulo da ignorância achar que a ciência deve ter focos. Enquanto há recursos, TODAS as possibilidades devem ser estudadas. Planetas exo-solares serão a esperança da humanidade (se houver ainda até lá) para o fim inevitável do planeta Terra.

    • Jane Mazzutti Kussakawa:

      Grande parte da tecnologia utilizada por nós aqui na Terra, deu-se graças as tecnologias espacias criadas para se estudar e conhecer o Universo.. Mas vc não deve reconhecer isso.. Ou não sabia disso.

  • carlos:

    queria toma um golin kk

  • carmem oliveira:

    obrigada pelo
    balde de agua estelar gelada bando de genio.vcs acreditam mesmo imaginem se o planeta terra começasse ajogar toda a agua no espaço nestas propoçoes quanto tempo duraria para toda agua se escoar do planeta?

  • Marcos:

    Acho que fora existe vida,,mas mtos aki na terra pensam que o nosso jeito de viver é padrão no universo,,penso que se existir algo civilizado não será como o nosso,,será de outro jeito com outras formas de pensar, com outras formas de se expressar,Repito o que disse anteriormente,Deus não faria tudo isso só pra gente

  • Marcos:

    As veses fico pensando como deve ser lá fora, no espaço a vida(se tiver),mas como sempre digo, pelo menos uma minhoquinha tem,,é burriçe falar que não tem algum tipo de vida,tem que ter vida ,nem que seja irracional(que eu acho o mais possivel)ou não,quem sabe..mas é a nossa tecnologia é mto primitiva comparando com o tamanho do universo,,cara,o eniverso é muito grande,,imagina viaja e dar de cara com um buraco negro,kkkk
    acho que Deus não faria tudo isso só pra nós(tenho certeza que alguem vai falar:Aff, ja começou a falar de Deus)

  • Estudante:

    EU sou um estudante de 10 anos, e aprendi que , vamos falar logo, se a temperatura da estrela é muito elevada, e a agua é liquida , não causaria a evaporação?Alem do mais eu sei que não há nuvens nas estrelas, que poderiam causar chuva. então, o vapor não poderia andar pelo universo e chegar a um planeta rochoso que emite gases (nuvens) que ao juntaren-se com com o vapor, não poderia causar uma chuva no planeta que formara rios, mares, e fará todo ciclo da agua de novo, dando agua ao planeta, fazendo a vida se desenvolver? si eu falei besteira , perdoeme pois eu ainda não aprendi isso.

    • Evandro:

      Uma possibilidade que tende a ZERO. E que nunca foi observada.

      Se pode ou não? Por enquanto só pode ser fantasiada.

    • Matheus Cardoso:

      Quanto mais alta a temperatura, maior será o seu ponto de fusão e, consequentemente, de ebulição, Estudante. Portanto, o H²0 não seria tão facilmente evaporado. Ou, também, ela esteja apenas expelindo H²O sem estado da matéria específico.

  • AiltonWarrior:

    Incrivél,jamais pensei que isso fosse possivel!!

  • Vitor:

    Paulo,mais educação!!!

    Todas as estrelas estão em FUSÃO nuclear. No máximo uma estrela consegue agregar núcleos formando FERRO.
    E é Radioatividade.
    O acelerador de partículas promove choques para fissão e não para fusão.
    A temperatura é a medida energia cinética dos ÁTOMOS que esfriam rapidamente sendo despejados á velocidade informada.
    Tem certeza que estudou?

  • willian:

    O universo é um imenso jardim.

  • cientista:

    caraka se o sol espelise agua desse jeito a gente ia ter chuva todos os dias hsahsahsahsaash.

  • Vitor:

    Não só água como hidrocarbonetos, ja se fala em carbono e outros…vida no espaço,sem planeta? hahaha ! Ainda continuo cético com isso. Se os espectofotômetros não estiverem mentindo, se um dia a humanidade chegar até lá, é mais fácil coletar a água e ir para um laneta meia boca e viver feliz. Voltar pra Terra? De jeito nenhum..pois quem chegar lá são descendentes dos terráqueos.

  • carmem oliveira:

    DE ONDE SAI TANTA AGUA PARA SER EXPELIDA ASSIM AFINAL DE ONDE SE TIRA E NAO POE ACABA.

    • BossGrave:

      O_o

      Quimica basica needed…

  • EP:

    Se a estrela está expelindo a uma incrível velocidade a água, significa que essa água pode estar indo parar em algum planeta. Quem garante que daqui a alguns milhões de anos esses planetas não comecem a sustentar vida?

  • Cesar:

    A matéria original tem dados mais impressionantes: A estrela tem dois jatos de água que despejam o equivalente a 100.000.000 de vezes (cem milhões de vezes) o que o Amazonas despeja, e a uma velocidade equivalente a 80 vezes a velocidade de uma bala de AK-47. A temperatura é de 180.000 °F (~ 100.000 °C), e a esta temperatura não há água propriamente dita, mas átomos de hidrogênio e oxigênio (além de carbono e silício, em quantidades menores).

    http://www.physorg.com/news/2011-06-baby-star-blasts-jets-space.html

    Estima-se que ao interagir com a poeira que cerca a estrela, o hidrogênio e oxigênio reajam, formando água.

    • Doctor:

      Mas de que seria formado a poeira? Desculpe se for uma pergunta boba, mas sou inciante nisso.

    • Jane Mazzutti Kussakawa:

      E a “poeira” cósmica possui os reagentes necessários para que o hidrogênio e o oxigênio formem a água.. ok.

      Então essa “poeira” poderia ser a mesma encontrada aqui, e conter os mesmos elementos existentes aqui na terra, que faz com que Hidrogênio e Oxigênio reajam e formem a água? (Desculpe se pareci redundante, mas foi na tentativa de tb responder a pergunta do “DOCTOR”.. 😉 Mas acredito mesmo que a “poeira” cósmica esta em todo lugar no espaço, então é quase óbvio isso.. Sou leiga, mas concordo totalmente com seu comentário Sr. Cesar!

  • Silvio:

    Ótima matéria!! Até hoje eu nunca ouvi falar de estrela expelindo água, cara nesse universo tem de tudo. Ö

  • Vitor:

    Essa água estelar deve estar batizada.
    Quanto vocês querem apostar que essa notícia foi um engano?
    O hidrogênio eu aceito,pois 99% da matéria que compõem o universo é feito dele,mas de onde surgiu tanto oxigênio?
    E outra:a força de ligação molecular é mais intensa que a força do jato saindo de uma estrela?
    Não sei não. Tem coisa aí!

    • paulo:

      se vc está falando uma coisa dessas provavelmente não sabe o que o acelerador de particulas faz, nem o que é fissão nuclear, e nem estudou de verdade radiatividade. na temperatura de uma estrela existe a temperatura nessessaria para que os átomos se junto e formem outros elementos.

      por exemplo:
      é possível usar oito átomos de hidrogênio, para formar um átomo de oxigênio. e daí em diante.

      pessoas como vc deveriam saber mais sobre o assunto antes de ficar comentando baboseiras.

    • Jane Mazzutti Kussakawa:

      Sou leiga tb, mas acredito que com a minha “ciência básica” não posso comentar algo que eu não entendo.. Acredito que se eu estudar mais a fundo, vou com certeza acreditar e entender esse fenômeno..

  • EuláliaReis:

    Já é uma boa notícia saber que estrelas expelem água! É uma preocupação a menos se faltar água na Terra!É só ir lá buscar no Universo! Parece tão fácil né? Mas pelo menos pode ser viável! Pode ser a solução para a falta de água no planeta Terra! Vamos esperar! Fala sério!

    • Erthay777:

      Quem nos dera que as coisas fossem tão simples assim Srta. Eulália… O processo para deslocarmos uma frota estelar com o intuito de apenas recolhermos moléculas essenciais para a manutenção da vida (em nosso exemplo a Água) é tão dispendioso que valeria mais a pena tratarmos toda a água do planeta Terra afim de a tornarmos potável do que esta água cheia de impurezas e, acima de tudo, muito provavelmente com altas taxas de ionização provenientes da estrela.
      Não devemos empurrar nossos problemas globais para debaixo do tapete e procurarmos soluções surreais pois o único local conhecido para alocar nossas condições de sobrevivência é nossa querida mas não valorizada Terra.

  • Ronaldo Leite:

    Descobertas Estrelas que expelem água pelas Galáxias. Vejam só. O Universo deve estar então fervilhando de vida como a conhecemos. Fora aquelas muitas formas de vida cujos princípios nos sejam desconhecidos.

    Ronaldo

  • Luís Hideo:

    Excelente matéria!!!

    Da forma como estamos cuidando de nosso planeta teremos pelo menos uma esperança de abrigo em caso de cataclisma.

  • avida:

    Muito Legal

  • renato_kami:

    to meio cético com essa notícia…afinal estrelas n “expelem” nada…o que sabemos que expele alguma coisa no universo são os quasares e pulsares(ta bem que pulsar é um estrela de neutrons mas mesmo assim ela só emite radiação gama e ondas eletromagneticas) talvez podemos colocar na definição de “expelir” as super novas, bom é claro que essa “água” pode ser H2O em forma gasosa e ionizada assim podemos colocar que são quasares que expelem essa pequena massa de “água” junto com varios outros gases.

  • samuel:

    MEU DEUS Q COISA MARAVILHOSA UMA ESTRELA Q É UM CORPO DE HIDROGÊNIO PEGANDO FOGO E EXPLODINDO EM CADA SEGUNDO AO EQUIVALENTE DE BILHOES DE BOMBAS NUCLEARES AGORA ESTA EXPELINDO AGUA ! O UNIVERSO É A COISA MAIS FACINANTE .EU FICO BESTA.E Q FOTO BONITA SERA Q É A ORIGINAL.IMAGINA A EMOÇÃO DE VER UMA COISA DESSA AO VIVO.

    • Matheus Cardoso:

      Foto original… Eu não acredito que o Samuel acha mesmo que a foto é original…

  • Fritzen:

    Agora pensem, estamos acabando com a agua de nosso planeta, enquanto ESTRELAS são capazes de produzir a mesma… ironia do universo? -p

    • Amanda:

      em algum momento “nós” vamos encontrar um jeito de poluir até a água estrelar.

    • Cesar:

      Não estamos acabando com a água do nosso planeta. Estamos poluindo ela, mas ela continua lá. Os quintilhões de quilômetros cúbicos de água ainda estão lá. O que vai acontecer é que a água vai ficar mais cara.

      Quanto ao que está acontecendo nos centros urbanos, é outra coisa: os mananciais próximos são insuficientes para atender à demanda. Tem muita gente bebendo água, tomando banhos demorados, varrendo a calçada com a mangueira, puxando a descarga três vezes, deixando torneiras pingando, etc. É mais água do que há disponível nas redondezas, então ela tem que vir de mais longe, o que a encarece.

    • eddie:

      Discordo, estamos acabando com a água, não no sentido de destruir, mas de torná-la inutilizável.
      “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
      Com base nisso, nós acabamos tornando a água algum outro tipo de elemento inutilizável. Logo estamos acabando com a água SIM.
      Um exemplo? Beba água, depois seu organismo eliminará líquido e você expelirá urina. É líquido sim, mas nem por isso é água. Ainda não existe um meio de transformar o xorume provindo do lixo algo utilizável, mesmo que sua origem principal seja um produto útil.

    • Prego Mestre:

      Urina é água, uréia e ácido úrico. Uma pequena quantidade de agua fica retida no corpo e é expelide pelo suor, respiração e usada como materia prima para composição de tecidos e orgãos na sua manutenção, e a outra parte é utilizada para transportar os sais minerais nao usados no corpo para fora dele. Então nenhum pouquinho da agua se perde, nem é inutilizada.

    • Fritzen:

      Gente… é claro q estamos estamos acabando… o eddie explicou perfeitamente o q eu queria dizer… O cesar falou falou mais no fim concordou, e disse q teremos de pegar agua de mais longe… err se precisamos pegar de mais longe porq acabou a agua proxima x.x’, ou seja a AGUA POTAVEL acabou meu amigo….compreensão é algo magnífico meu amigo…q brisa -p

    • Cesar:

      Qualquer água pode ser tratada. A forma mais simples de tratar água é deixar o Sol tratar ela, usando um evaporador-condensador: a água evapora em uma superfície aquecida pelo Sol e condensa em outra superfície, mais fria. Quando ela evapora, deixa para trás as impurezas. É uma versão em miniatura do ciclo da água.

      O que acontece é que com o despejo dos esgotos cloacais não tratados nos rios, os esgotos industriais também não tratados, o processo de limpeza da água fica cada vez mais caro. Alguém já visitou uma estação de tratamento de água? Eu já. É fascinante o trabalho que eles tem para tornar a água potável. Aí ela chega nas casas para ser depositada em caixas-d’água sem manutenção alguma, circulando por canos velhos e sujos, em sistemas que deveriam ser substituídos.

    • Vitor:

      A água do planeta está com os dias contados. Digo a água potável,porque aquele líquido poluído não serve mais.
      Se gastaria muita energia e reações químicas incriveis de fazer a água poluída voltar ao nível de ser usada domesticamente.O sangue do planeta está no fim. Os culpados? Todos nós! Nós que gastamos água sem necessidade, as empresas que usam água nas suas atividades…e o trabalhador dessas indústrias não está isento de culpa..ele sabe disso.
      Muita gente ja sabe que por baixo da nossa terra brasileira existe água, o futuro ouro. Os EUS ja estão de olho!

    • Rodrigo Paim:

      Vitor, já ouviu falar em estações de tratamentos de esgotos, que, com ajuda da tecnologia e da ciência, transformam até aquele esgoto fedido em uma água potável ?

      Sem falar em usinas de dessalinização, que não é nada novo, e existem diversos modelos, cada um pra atender demandas especificas de produção/custo.

      Além disso ainda tem os métodos mais recentes, que ainda não chegaram à larga escala.

      Achar que os EUA ou qualquer outra potência iria invadir um país de dimensões continentais só para buscar água é risível.

    • Fritzen:

      meu comentario rendeu em…. minha opnião ja esta bem formada, não preciso repetir tudo denovo…é incrivel as inumeras faces que podem ser vistas atraves deste assunto tão delicado.

  • Fritzen:

    nossa…

  • carlos:

    queria beber agua dela *o*

    • Vivian Kovak:

      Eu também, deve ser demais *o*

  • Marte:

    Estrela expelindo água? Não duvido de mais nada.

  • rockson:

    a materia não diz ,mas suponho quwe deva ser uma estrela em formação,e que esteja expelindo oxigenio em grande escala,por esse ser mais leve e ficando o hidrogenio ,muito pesado e que dará a ignição para o aquecimento dos gases.

    • Gabriel:

      Brother, q tabela periodica vc consultou para chegar a conclusão de que o oxigênio é mais leve que o hidrogênio?

    • Ozzy:

      pelo que eu sei, e nao sei quase nada de quimica, os atomos estão colocados em ordem de peso não??? sendo o H o primeiro e mais leve??? nao seria isso???

  • Z3hr0_C00l:

    Ora porra, agua é um elemento quimico, H2O, claro que deve ser muita agua no universo, assim como vida inteligente.

  • Pensador®:

    Se isto realmente se confirmar, deve ser incrível a quantidade de água que deve existir somente na Via Láctea.

    • Francis Fussiger:

      Agua, potável ou não, ainda sim é agua. Pode ser suja, ser salgada, ser radiotiva, mas a formula é a mesma. Se não conseguimos beber ela é problema nosso. O universo não está nem aí.

Deixe seu comentário!