Como a saliva dos pais pode evitar que uma criança desenvolva alergias

Por , em 9.05.2013

Existem pais que usam a própria saliva para limpar uma chupeta antes de dá-la ao filho e, por mais anti-higiênico que isso seja, talvez não seja uma ideia tão ruim, pelo menos de acordo com artigo publicado recentemente na revista Pediatrics, segundo o qual uma chupeta “não tão limpa” pode fortalecer o sistema imunológico da criança.

“O propósito do sistema é diferenciar entre inofensivo e perigoso”, explica o pediatra Ron Ferdman (que não estava diretamente envolvido com o estudo). “Se o seu sistema imunológico não lida com micróbios suficientes, ele ataca por padrão coisas que são inofensivas, como alimentos, pelo de gato ou ácaros”, o que estaria por trás de doenças como asma e rinite.

A equipe responsável pela pesquisa acompanhou 184 crianças recém-nascidas até que completassem 18 ou 36 meses de idade, dependendo do caso – é nesses períodos que certas doenças, como eczema, começam a se desenvolver. Do total, 21 crianças tinham pais que limpavam a chupeta usando a própria saliva, e as análises mostraram que elas tinham menos chances de desenvolver asma, eczema e alguns tipos de alergia, em comparação com aquelas que usavam chupetas mais limpas.

Contudo, Ferdman alerta que, como a amostra é relativamente pequena (tanto em números como em variabilidade genética), ainda é cedo para generalizar (apesar de já ser comprovado que excesso de limpeza também pode ser um problema).[Medical Xpress, Pediatrics]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!