Como a SpaceX mandou astronautas para o espaço usando Linux!

Por , em 4.06.2020

Alguns dias atrás, a empresa espacial comandada por Elon Musk, SpaceX, fez história ao lançar uma dupla de astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

De acordo com a ZDNet , o lançamento histórico também foi uma conquista para a mudança do software proprietário para o código aberto ao controlar o foguete Falcon 9 com uma versão do sistema operacional de código aberto Linux.

Kernel do programa espacial

A versão do Linux não foi especificada, possivelmente por razões de segurança. Ela é executada em três processadores x86 de dois núcleos. Este sistema de redundância mantém os astronautas em segurança ao garantir que todas as três unidades entrem num consenso antes de executar qualquer comando.

Os colaboradores da SpaceX também confirmaram anteriormente que o veículo espacial Dragon Crew (que carrega os astronautas) também utiliza Linux como sistema operacional.

Linux espacial

No entanto a SpaceX não é a primeira colocar software de código aberto em órbita.

A Estação Espacial Internacional, onde trabalham neste instante os mesmos astronautas que foram lançados pela SpaceX, trocou em 2013 seus sistemas para Linux que, anteriormente, trabalhavam com sistema operacional Windows, da Microsoft.

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!