Como alimentos de forte aroma podem ajudar a emagrecer

Por , em 22.03.2012

Dizem os cientistas que grandes mordidas geram grandes barrigas. Mas agora podemos ter uma solução: pequenas mordidas em alimentos de forte aroma, que podem ajudar a emagrecer.

Naturalmente, nós damos mordidas maiores em alimentos que somos familiarizados, e menores naqueles que exigem mais mastigação. O segundo caso é melhor pois faz o estômago encher mais rápido, reduzindo a quantidade de comida ingerida e, claro, as calorias.

Para entender como o aroma de uma comida muda o modo como a comemos, os pesquisadores fabricaram uma “bugiganga” para separar o cheiro dos alimentos.

Enquanto a comida entrava pela boca, através de um tubo, o aroma era passado aos participantes direto no nariz, também com tubos. Os pesquisadores descobriram que quando a comida estava associada a fortes cheiros, as pessoas davam mordidas menores.

“O aroma [de baunilha] era muito bom, e apresentado em níveis baixos de intensidade”, afirma Rene de Wijk, um dos pesquisadores. “Nós não testamos outros cheiros, mas acreditamos que os efeitos são esperados quando o aroma ‘combina’ com a comida – combinações estranhas podem não funcionar”.

Os cientistas sugerem que usar alimentos com aromas fortes pode ser interessante no controle das porções. Combinar o aroma com o controle de quantidade pode fazer o corpo pensar que está cheio com pouca comida.

“Mesmo se for uma pequena quantidade de aroma, o efeito já pode aparecer”, afirma Wijk. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • CLEME:

    Alimentos em geral associados a aromas, por exemplo flores, induzem a comer menos: verdade ou não?
    Inicialmente depende de cada um, um pode ter rejeição ao aroma, outro pode adorar, mas por fim, na média acabam por comer menos, por que?
    Porque o aroma traz substâncias que são catabolizantes e supressoras da fome.

  • alx:

    NOSSA A PIOR BOBAGEM QUE LEIO NO ANO! O AROMA QUE DEIXA A PESSOA COM MAIS FOME…

    • Elizabeth:

      também acho

Deixe seu comentário!