Como e quando os mineiros no Chile serão resgatados?

Por , em 30.08.2010

A situação é dramática, mas ao mesmo tempo pitoresca. Se você acompanhou as principais notícias do mundo em agosto, deve estar por dentro do desastre que fechou o acesso terrestre a uma mina no Chile, soterrando 33 mineiros que, contudo, estão vivos e perfeitamente bem, pelo menos por enquanto.

O que aconteceu, basicamente, foi o seguinte: um acidente fez com que ruísse a principal entrada dos trabalhadores à mina, localizada a uma profundidade de 700 metros em relação à superfície, de forma que eles estão presos lá dentro, sem ter como sair, mas em um espaço relativamente grande sem riscos de falta de ar. A tecnologia que está sendo idealizada para tirá-los de lá, basicamente, funciona assim: uma broca com capacidade de perfuração de 8 a 10 metros por dia vai cavar um túnel vertical, com 66 cm de diâmetro, pelo qual os mineiros serão içados um a um. O problema? Essa tal escavação deve levar de três a quatro meses.

Perfurações debaixo da terra são um procedimento muito mais complicado do que se pensa. Segundo os cálculos da equipe que opera o resgate, um desvio de 1º na perfuração implica um erro de 40 metros em relação ao local onde a perfuração deve atingir. Assim, todo cuidado é pouco. Para garantir tamanha precisão, eles contam com equipamentos sofisticados, tais como giroscópios e inclinômetros magnéticos.

Um consolo: um túnel em outro ponto da mina, com apenas 8cm de diâmetro, já está pronto. Ele funciona como um duto, e responde a uma pergunta que você deve estar fazendo desde o primeiro parágrafo: é através desta fina faixa de terra que os mineiros estão recebendo água, comida (em forma de sachês de glicose, principalmente) e bilhetes de familiares. Através desta via, também, serão instaladas sondas e micro câmeras de TV para que se possa monitorar diariamente a situação dos trabalhadores presos sob o solo do deserto de Atacama.

O procedimento é um pouco arriscado devido à chance de haver rachaduras e desabamentos durante o processo, mas não representa uma grande ameaça de soterramento aos minieros. Ocorrendo um problema, o máximo que pode acontecer é o túnel ser obstruído e eles terem que cavar outro, começando do zero. No dia em que forem içados de volta à superfície, os trabalhadores terão que levantar o braço para diminuir a largura dos ombros, afinal, o túnel terá menos de um metro de diâmetro.

Há dois fatos que trazem otimismo aos familiares dos operários. O primeiro: a empresa responsável pelo resgate tem experiência na área, já que retiraram nove mineiros de uma gruta na Pensilvânia (EUA), em 2002, com sucesso absoluto. Além disso, como explica um dos coordenadores do resgate, “se existe alguém capaz de sobreviver quatro meses em condições adversas, estes são mineiros”. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

23 comentários

  • VANDERLEI DO PRADO:

    ENQUANTO MUITAS PESSOAS PASSAM A VIDA INTEIRA PENSANDO EM FORMAS DE ACABAR COM A VIDA, NESTE MOMENTO ESTAMOS VENDO O ENORME ESFORÇO PARA SALVAR VIDAS.
    A MELHOR NOTICIA DO ANO, O REGATE DOS MINEIROS.TEM QUE COMEMORAR, O MUNDO INTEIRO!

    VANDERLEI PRADO
    http://WWW.WANDERART.BLOGSPOT.COM

  • Daniele Do BRasil:

    Uau..q emoçao q eu senti quando eu vi..o primeiro a sair..
    logo..quando eu vi a capsula fazer teste e testes eu ja estava mi emocionando eu estou acompanhando desde o principio..
    desde ja …eu sou apaixonada por eles…e poxa..eles tem garra..e como falou o segundo resgatado o mario..
    eles estiveram la em baiixo…com Deus e o diabo mais..Deus mais uma vez mostrou o seu poder..q só Ele é Poderoso..e quando ele qer ele faz..
    deu mais uma chance a esse 33 homens…q eles reconhecam q Jesus…esteve com eles…e se ele cobreviveram naum foram pq..os engenheiros, o presidente os enfermeiros..todos..ai q ajudaram q foram eles. q trouxeram a vida..mais Deus..
    desejo tudo de bom pra vcs 33 homens..
    espero um dia ver o filme ..”O RESGATE”.
    bj Dany

  • Paulinha:

    Poxa descupa, mais eu tanbem concordo com o luiz eles estão muito felizes lá em baixo pro meu gosto ( MAIS SI FOR VERDADE ) estou torcendo para tirarem eles de lá

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    JÁ VI MUITAS FARSAS SEREM DESCOBERTAS ESPERO Q TUDO SEJA VERDADE MAS NÃO PARECE, POIS AQUELES MINEIROS LÁ EM BAIXO QUANDO APARECEM SEMPRE ESTÃO RINDO MAIS DO QUE EU AQUI EM CIMA.

  • Roberto Brasil:

    florence me desculpa mas vc não foi feliz no seu comentario os medicos estaõ fazendo de tudo para aliviar as dores daqueles doentes ,e o mesmo que aquele engenheiros estão fazendo ,para resgatar os mineiros ,para não serem enterrados vivos

  • Roberto Brasil:

    o thiago pega leve, ja pensou no sofrimentos daquele mineiros so de pensar me da muito medo e a agonia que eles estão passando isso não é coisa para se brincar e sim levar muito a serio e rezar por eles, sairem de la sa e salvos porque todos eles tem familas esposas mãe filhos pense nisso

  • Roberto Brasil:

    e que DEUS ilumine todos que estão no trabalho de resgate, e coloque a mão encima da cabeça do operarios e os proteja

  • Ana:

    A força que precisamos vem do Senhor, basta crê. E tenho certeza que é o Senhor Jesus que tem dado a esses homens gurreiros essa força. Tenho orado pelas suas vidas e veremos a vitória. ÓH GLÓRIA!!!!

  • NEGO:

    Thiago Vono aeuhaeuiea concordo cntg

  • Thiago Vono:

    a camera deve ser o patrao deles que mandou instalar pra ver se nao falam mal da empresa

  • FLORENCE:

    As condições psicológicas dos mineiros, por pior que sejam ao serem resgatados, poderão voltar ao normal com psicoterapia. E o que dizer de um doente acamado por meses num hospital, lúcido, mas sem os movimentos, sem a possibilidade de locomover-se nem numa cadeira de rodas? Vê apenas o teto da enfermaria e o desconforto disso é tão grande que chega a pedir que lhe mudem o leito de lugar para que possa ver o teto de outro ângulo.
    Os mineiros serão salvos. E estão fazendo de tudo para que eles mantenham o bem estar. Espera-se que se mantenham saudáveis dentro das atuais circunstâncias.

  • Pabliane:

    Quem tem fé vai ao infinito…
    SE VC PENSA Q É UM DERROTADO VC SERA UM DERROTADO,
    SE NÃO PENSAR QUERO A QUALQUER CUSTO VC NÃO CONSEGUIRÁ A NADA,
    MESMO Q VC QUEIRA VENCER MAIS PENSA Q NÃO VAI CONSEGUIR A VITÓRIA NÃO SORRIRÁ PARA VC…….TUDO SE DETERMINA PELA FORÇA DO NOSSO ESPÍRITO………
    A LUTA PELA VIDA NEM SEMPRE É VANTAJOSA AOS FORTES NEM AOS ESPERTOS, MAIS CEDO OU MAIS TARDE QUEM CATIVA A VITÓRIA É AQUELE Q CRÊ PLENAMENTE –EU CONSEGUIREI!!! (NAPOLEON HILL)

  • Biprazz:

    Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ele morreu aos 33 anos…ELES SERÃO SALVOS….creiam!

  • higor:

    se a mina é tal funda como se diz, aprobilidade de se viver, é muito pouca,se nao tiver uma boba de agua muito potente p/ pulxa a agua da mina costantimente'”

  • CLAUDETE:

    VAI DAR TUDO CERTO
    QUE DEUS AJUDE ELES

  • Henrique Pereira:

    O problema maior que os mineiros terão não serão físicos e sim psicológicos porque ficar preso embaixo da terra por quatro meses, sem ver a família, amigos, sem ver a luz do sol e praticamente na escuridão total não será nada fácil, mas também eles podem se consolar, porque eles também sabem que estão fazendo de tudo para conseguirem trazer eles de volta.

  • greciane:

    por mais quanto tempo eles vai te que espera,cade o gorveno!!

  • katia mendes:

    Será que o strees nao sera o grande adversario dos mineiros?

  • Laboceta:

    que Deus Ajude a todos envolvidos no Resgate

    Estou torcendo muito pelo sucesso do resgate!

  • Emmet:

    Realmente é um trabalho muito arriscado, será que eles vão ser recompensados pelos riscos que correm? Só precisando mesmo para trabalhar assim, enquanto outros ficam atraz de uma mesa o dia inteiro (assim como eu)e ganhando muito mais, enfim, somos recompensados moneteriamente pelas responsabilidades e atribuições exercidas e não pela força e resistencia fisica.

  • Artur:

    Pode escrever, essa história incrível vai virar filme.

  • Educri:

    incrivel!!

  • Christian:

    Boa sorte pra eles !

Deixe seu comentário!