Como encontrar na internet sua câmera fotográfica roubada

Por , em 9.08.2012

Perder ou ter a câmera roubada é algo que pode acontecer com qualquer um. No tempo das câmeras de filme (também chamadas de “analógicas”), a vítima do roubo não podia fazer muita coisa, exceto registrar queixa do roubo ou extravio.

Com o advento das câmeras digitais, há algo mais que pode ser feito. Você pode deixar informações de contato na própria câmera, para o caso de perda, e no caso de roubo, você pode não localizar a câmera, mas pode descobrir quem a está usando.

Mas como é que a câmera pode ser encontrada novamente?

Dados EXIF

Em cada fotografia, as máquinas digitais colocam informações sobre a foto: qual a sensibilidade, a abertura do diafragma, o tempo de exposição, se o flash foi disparado, se estava sendo usado algum modo automático. Também são registradas a data e hora em que a foto foi feita, e, se a câmera tiver GPS, a posição geográfica (e até para onde a câmera estava apontando, em alguns casos) em que a foto foi feita. Até mesmo uma miniatura da foto é armazenada nos dados EXIF.

Estas informações ficam escondidas dentro do arquivo da foto, em uma porção dele chamada de cabeçalho de dados EXIF (“Exchangeable Image File Format” – formato de arquivo de imagem intercambiável, em tradução livre).

Mas não são só estas informações. Além das informações sobre a foto, também são incluídas informações sobre o fabricante, o modelo e o número de série da máquina fotográfica. Em alguns casos, até o número de série da lente da câmera é incluído nos dados EXIF.

Se você está curioso para ver os dados EXIF de suas fotos, pode fazer isso usando o Windows Explorer, é só clicar com o botão direito sobre qualquer uma delas, selecione a opção “Propriedades”, clique na aba “Detalhes” (ou “Resumo”, dependendo da versão do Windows Explorer). Editores e programas de catalogação de fotos, como o Picasa ou o Photoshop, também permitem ver estas informações. Os editores permitem também alterar estas informações ou apagá-las completamente.

Câmera perdida e achada

Se você perdeu sua câmera, as chances de reavê-la aumentam se você deixar na própria câmera alguma dica de como você pode ser encontrado. Faça uma foto sua segurando um cartaz com seu primeiro nome com telefone e e-mail, assim, se uma boa alma encontrar a mesma, vai saber como devolvê-la.

Você pode simplesmente fotografar uma folha de papel com as informações de contato para devolução da câmera, deixando-a na máquina.

Câmera roubada

Agora, se a sua câmera foi roubada, com certeza em algum momento alguém vai usá-la para fazer fotos. Provavelmente, vai veicular essas fotos online, como todos fazemos. A maioria das pessoas não sabe da existência dos dados EXIF, e também não sabe como apagar estes dados ou, mesmo sabendo que existem, não se preocupa com isto.

É aí que entra em cena os serviços de recuperação de câmera roubadas. O que eles fazem é verificar cada foto que é compartilhada em galerias online, como o flickr ou o 500px, e examinar os dados EXIF, em busca dos dados da tua câmera: fabricante, modelo, e número de série. Tudo que você tem que fazer é enviar uma foto feita com a câmera e que não tenha sido editada (para garantir a integridade dos dados EXIF).

E se você não tiver uma foto para apresentar para eles? Normalmente você encontra o número de série escrito no manual, ou na caixa em que a câmera veio. Você pode digitar este número em um campo especial.

O serviço tem um furo: algumas câmeras não armazenam informações de número de série nos dados EXIF das fotos, apenas os dados da foto. Se você tem uma câmera mais antiga, ou se você usa o celular para fazer as fotos, é provável que o número de série do equipamento não seja registrado nos dados EXIF.

Serviços de busca de câmeras

Existem alguns serviços online que ajudam na hora de encontrar sua câmera. Alguns deles são para os bons samaritanos que encontraram uma câmera e estão tentando devolver a mesma aos legítimos donos, outros são para vasculhar a internet para encontrar fotos feitas com sua câmera roubada.

IFoundYourCamera.net: este é um blog lançado pelo canadense Mathew Prepost. Quem encontrou uma câmera pode postar nele fotos que foram encontradas nela, bem como informações sobre a câmera, na esperança que o dono esteja a procurando. Até agora, 30 câmeras foram devolvidas a seus legítimos donos, das centenas que já foram anunciadas.

CameraFound.com: este site segue a mesma ideia, mas tem mais recursos tecnológicos. Você pode fazer upload de fotos e usar o Google Maps para apontar exatamente onde a câmera foi encontrada (ou perdida).

About.com Lost and Found for Digital Cameras: o site About.com Achados e Perdidos para Câmeras Digitais também tenta conectar donos de câmeras perdidas com aqueles que as encontraram, mas funciona mais como um boletim de anúncios. A vantagem deste site é a quantidade de visitantes.

stolencamerafinder.com: este é um dos sites que pega os dados EXIF de uma foto de exemplo e usa estes dados para encontrar fotos feitas com a sua câmera. Infelizmente, alguns sites que compartilham fotos, como o Facebook tem o costume de retirar as informações EXIF das fotos antes de publicar. O site oferece um plano grátis, mas limitado, e outros planos pagos e mais completos.

CameraTrace.com: este site trabalha de forma semelhante ao stolencamerafinder.com, examinando sites de compartilhamento de imagens como o Flickr e o 500px em busca de fotos com os mesmos dados EXIF. Ele tem um diferencial: uma etiqueta que você recebe ao pagar o serviço por US$10 (R$20,00). Na etiqueta tem um endereço internet que permite que a pessoa que encontrou a câmera entre em contato com você. Caso a câmera tenha sido realmente roubada, o CameraTrace.com pode até mesmo fazer a ponte com a polícia quando a câmera for encontrada.

7 comentários

  • Analucia Araujo:

    Faça seguro de seus equipamentos com a FotoSeg, corretora especializada no ramo: https://www.facebook.com/pages/Fotoseg-Seguro-para-equipamentos-de-foto-e-v%C3%ADdeo/473568242756927

  • Rafael2:

    Tags de identificação da câmera não são exibidas pelo Windows Explorer para Windows 7, pelo que observei; útil salvar em favoritos esses sites aí, provavelmente, deve esmiuçar cada tag contida na foto.

  • Cesar Grossmann:

    Esta aqui é uma história de uma Canon que foi perdida em um riacho, e encontrada três anos depois. O cara que encontrou a mesma teve um trabalhão para descobrir de quem era a câmera, mas valeu a pena.

    http://www.picturecorrect.com/news/canon-rebel-recovered-after-spending-3-years-underwater/

    Esta aqui é uma história de uma Pentax que foi encontrada em um lago, três meses depois de ter sido perdida. Outro caso de câmera devolvida (e neste caso, funcionando).

    http://www.bozemandailychronicle.com/news/dailyfeatures/article_b9b9293c-d7a8-11e1-9145-0019bb2963f4.html

    Provavelmente para cada história de câmera devolvida devem ter dezenas de histórias de câmeras que nunca mais voltaram para seus donos, mas se você colocar alguma informação sua na câmera, é possível que ela seja devolvida.

    No Brasil, é possível que o ladrão que a pegou cobre um “resgate” por ela (neste caso, acho que o melhor é entrar em contato com a polícia e se orientar com eles).

  • Renato Almeida:

    Como sempre pensam que aqui é que nem outros paises , esqueçam !! aqui é brasil nunca vao te devolver sua camera se vc perdeu ela

  • Felipe Guerra:

    Essa parte de câmera roubada é quase totalmente furada.

    Primeiro, vale lembrar que nem sempre as fotos postadas apresentam o EXIF… no meu Flickr, mesmo, há várias fotos que passaram por tratamento e que têm o registro, enquanto outras, que também passaram por tratamento, só marcam a época em que o registro foi feito (depende das ações feitas na imagem).

    Além disso, dei uma olhada em fotos minhas com EXIF no Flickr e não achei o número de série da câmera.

    Exemplo: http://www.flickr.com/photos/fecarvalho/5072792026/meta/in/photostream

    O modelo aparece, sim, mas dificilmente isso será uma boa pista pra encontrar uma câmera (se algum dado ali servir de pista, me avise). No caso das fotos que olhei, usei uma Nikon D40, que saiu de série, e que certamente é bastante usada. Atualmente, uso outra câmera, mas que também é a escolha de muitos fotógrafos (ou aspirantes). Se realmente aparecer número de série em algum lugar, ótimo. Se não, dificilmente essa de examinar EXIF terá alguma eficácia…

    Além disso, fotos provindas de câmeras roubadas só tendem a ir pro Flickr se o assaltante (que provavelmente não é fotógrafo e não pensa em um portfólio no Flickr) repassar a câmera a outra pessoa mais interessada que ele em fotografia. Em resumo: se você for roubado e a câmera não tiver seguro, você provavelmente perdeu o equipamento. Respira fundo e guarda dinheiro pra comprar outra…

    Vindo de um assaltante, as fotos tendem a ir para redes sociais, como o Facebook. E lá, sabemos, não conseguimos ver o EXIF das fotos postadas…

    • Cesar Grossmann:

      A maioria das aplicações mostra só as tags EXIF mais comuns. Posta a mesma foto naquele site e você vai ver que tem mais tags ainda…

    • Ana Carla:

      estou a procura de um homem cinsero,romantico e solteiro .

Deixe seu comentário!