Como este corpo comum ficou assim depois de apenas 6 semanas?

Por , em 7.12.2013

Ele era um cara normal como tantos outros, mas depois de apenas seis semanas, se tornou um modelo de saúde e saiu na capa de Men’s Health, uma revista masculina de fitness bastante reconhecida. Como Spencer Matthews conseguiu isso?

Em setembro, a revista entrou em contato com Matthews e pediu que ele treinasse com um de seus especialistas em fitness para alcançar a melhor forma de sua vida. Problema: eles só tinham seis semanas para transformá-lo, o que de fato ocorreu. De seus 86 quilos e 17% de gordura corporal, Matthews passou para 79 quilos e 8% de gordura corporal.

O responsável pelo milagre? Shaun Stafford.

Se Stafford tivesse dito a Matthews que um dia ele estaria na capa da Men’s Health, ele teria rido.

article-2517375-19CE4EE200000578-947_306x423

A rotina de Matthews não era das melhores. Ele entrava em forma e ia para a academia por uma semana ou duas, mas logo largava tudo para ir às festas, beber e comer bem. Mudar totalmente esse estilo de vida parecia bastante impossível para ele – mas não para Stafford.

Shaun Stafford já foi campeão do World Beauty Fitness & Fashion (Campeonato Mundial de Beleza, Fitness e Moda) e gerencia a academia City Athletic. Ele é sem dúvida um dos melhores treinadores do mundo.

article-2517375-19CDDFA900000578-324_634x793

Para ajudar Matthews, Shaun começou com uma revisão completa da sua dieta e uma severa redução no álcool que ele consumia, para que pudesse dormir bem e se recuperar o necessário para permitir que seu corpo mudasse.

A dupla realizou testes de gordura corporal semanais e fotografou o progresso de Matthews a cada duas semanas para mantê-lo focado e disciplinado.

article-2517375-19CDDFB000000578-627_634x258
Além disso, havia uma motivação extra criada pelo fato de que havia outros caras passando pelo mesmo desafio – Oliver Proudlock, Andy Jordan e Alex Mytton também estavam treinando com outros instrutores tops, de forma que havia o elemento de competição na jogada.

Definitivamente, não foi fácil para Matthews. Mas, também definitivamente, valeu a pena. Confira como ele alcançou sua aparência atual: [DailyMail]

A dieta

A dieta de Matthews incluía consumir calorias um pouco abaixo da necessidade diária de um homem adulto, projetada para perda de gordura. Era rica em proteínas, moderada a baixa em carboidratos e com baixo teor de gordura.

Ele tinha que comer pequenas porções regularmente durante todo o dia e introduziu uma série de carnes e peixes exóticos para não se sentir tão privado de comida. Na semana, ele seguia a dieta seis dias e tinha um de folga, livre para comer mais carboidratos.
Dieta diária de Spencer

07:00 – Café da manhã: omelete de ovo branco com presunto magro e espinafre, cozidos em óleo de coco (o óleo de coco é composto de ácidos graxos de cadeia média – ao contrário de cadeia longa – que são usados pelo corpo, então não são armazenados como gordura)
10:00 – Carne magra, 50 gramas de arroz integral, ervilhas ou espinafre
11:00 – Lanche de alta proteína, como carne seca, se ele estivesse precisando de um pouco de energia
13:00 – Hambúrguer de canguru, 50 gramas de arroz integral, brócolis cozido no vapor
16:00 – Javali, arroz integral (de novo) e bok choy (acelga chinesa)
19:00 – A última refeição costumava ser peixe, como 200 a 300 g de perca-gigante, ou 250 g de peixe-espada, nem sempre com arroz, mas ainda com algumas verduras no vapor

Suplementos

Spencer malhava uma hora por dia, seis dias por semana. O treino foi projeto para que qualquer pessoa fosse capaz de fazê-lo. Enquanto treinava, Spencer tomava uma série de suplementos de fitness Forza, que diminuíam seu desejo por comidas gordurosas, aumentavam a queima de gordura e forneciam energia.

trans

Spancer tomava duas cápsulas de Forza T5 Super Strength de manhã, para maior queima de gordura, tonificação e definição muscular.

O treino

As primeiras sessões de treinamento de Matthews foram tão cansativos que ele quase ficou doente. Logo, se acostumou.

Ele malhou o corpo inteiro com pesos, começando com poucas repetições e depois aumentando-as, bem como os pesos. Também tentou encaixar em sua rotina três sessões de exercícios aeróbicos por semana, como nadar ou andar de bicicleta, mas nem sempre conseguiu cumprir isso à risca.

Confira um exemplo de um treino que Shaun passou a Spencer (de alta intensidade com pouco descanso):

Comece com 500m para 1000m de remada para aquecer
Agachamento com peso – quatro conjuntos de oito (foto abaixo)
barbell
Entre cada conjunto de agachamento, faça quatro conjuntos de oito elevações (foto abaixo)
pullup
Remada sentada no aparelho – três séries de dez repetições
Agachamento lunge (andando) – três conjuntos de dez repetições
Rosca direta (bíceps) – três séries de dez repetições (foto abaixo)
barbell2
Leg Press – três séries de 12 repetições
Supino Reto – quatro séries de oito repetições (foto abaixo)
supinoreto
Sumo Deadlift (levantamento terra) com barra – quatro séries de oito repetições (foto abaixo)
dead

Supino inclinado com dumbell – três séries de dez repetições (foto abaixo)
dumbbell
Ponte com bola – três séries de dez repetições (foto abaixo)
bola
Empurrada vertical – três séries de dez repetições (foto abaixo)
TricepDips
Flexão de perna alternado 180° (uma perna de cada vez) – três conjuntos de doze repetições (foto abaixo)
prone

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Pedro Januário:

    Acho que comer em excesso proteína não irá ajudar muito. Conheço pessoas que fizeram dieta da proteína e ganharam tudo novamente,minha mãe é um exemplo disso, pode ser que irá dar certo, mas cada pessoa tem seu metabolismo diferente. O ideal é haver equilíbrio entre todos os alimentos. E claro se exercitar e se alimentar três vezes ao dia que é o que precisamos para ter uma vida saudável. Sei que muitos irão discordar comigo, mas é a minha opinião de experiência que tenho em relação a alimentação indicado pelos nutricionistas.

  • JOTAGAR:

    Seis semanas de dieta + treino + fotoshop até eu fico saradão!

  • Thiago Silva:

    E o GH que ele deve ter tomado, ninguém comenta isso né?
    A ACSM recomenda a redução de gordura em 1kg por semana, e reduções acima disso são um risco para saúde, além de que uma pessoa normal,sem o uso de esteroides, raramente vai conseguir algo superior a 0,5 kg de massa muscular mensal, e isso vai ficando cada vez mais difícil a medida que o tempo vai correndo e os ganhos aparecendo.

    O fato é que essas matérias vendem o sensacionalismo e o irreal, e fazem pessoas comuns e saudáveis a dotarem métodos altamente invasivos e tóxicos para o corpo, com objetivo de ter um corpo perfeito em um curto período de tempo.

    É possível sim conseguir esse resultado, mas a que custo?

    Antes de publicarem essas coisas nessas revistas, esses editores deveriam deixar claro os riscos que isso promove.

    • Stallone Sylvester:

      É verdade, para uma pessoa com anos de academia é difícil chegar em 80kls 8%, agora imagina em 6 weeks. Mas GH n é necessário ai nao, uma pessoa q tem conhecimento já sobre bodybuilding consegue chegar nesse patamar só com testo+outro esteroide nao aromatizante …. claro com uma boa dieta e disciplina nos treinos.

    • engvictorh_10:

      Sem tirar nem por, faço de suas as minhas palavras.

    • Thiago Alcalde:

      Se você não percebeu ele perdeu apenas 7 quilos em 6 semanas, algo não muito diferente dos pesos e medidas mostrados no Medida Certa do Fantástico, se quem viu, deve lembrar-se do ganho de massa muscular praticamente fantástico que os outrora sedentários participantes conseguiram.
      E aqui entra o grande segredo da academia que sempre é dito, mas ninguém de fora se atem, 90% do treino é comer e dormir, e 10% é se exercitar… e vendo essa reportagem e muitas outras relacionadas é a prova da veracidade dessa afirmação.

  • Erick Loran:

    Gostei da matéria( me incentivou em começar a ir à uma academia) e amo muito esse site (já me salvou muito na escola) no entanto, eu desconfio das explicações dada pela matéria, não querendo dizer que as informações contidas são duvidosas, somente que um dos motivos para se chegar a boa aparência física em apenas 6 semanas se dá ao fato da “memoria muscular” , geralmente pessoas que praticaram algum exercício que atribuísse alguns “músculos” ao parar a pratica, pode muito bem recuperar o “destaque físico” anteriormente conquistado, digo, no inicio “A rotina de Matthews não era das melhores. Ele entrava em forma e ia para a academia por uma semana ou duas, mas logo largava tudo para ir às festas, beber e comer bem.” Isso explica o foi supracitado, a boa forma que já tinha sido ganhada logo perdida é rapidamente readquirida. A ideia passada pela revista pode ser preocupante, na própria revista revela que o participante chegou a um estado de cansaço que quase o deixou doente, seria legal se ela tivesse expressado a ideia de “memoria muscular”. Obrigado!

Deixe seu comentário!