,

Este simples movimento pode te deixar 30% mais atraente; confira vídeo e opine

Por , em 5.12.2017

Os pesquisadores Jun-ichiro Kawahara e Takayuki Osugi, da Universidade de Hokkaido (Japão), estudaram um detalhe que a maioria das pessoas nem presta atenção: que efeitos o simples ato de concordar com a cabeça traz para as pessoas à sua volta? O resultado da pesquisa é que quem acena para cima e para baixo com frequência tem 30% mais chance de ser considerado simpático e 40% mais chance de ser considerado amigável.

A palavra-chave usada aqui é “naturalidade”. Quem tenta forçar o comportamento pode acabar provocando uma sensação de estranhamento ao invés de simpatia.

Para investigar a opinião das pessoas sobre a movimentação da cabeça, três tipos de vídeos com animações computadorizadas foram exibidas para os voluntários: pessoas que não movem a cabeça, pessoas que movem para cima e para baixo e pessoas que movem para os lados, como quem diz “não”. Os participantes da pesquisa foram 49 homens e mulheres com mais de 18 anos e deram diferentes notas de 0 a 100 para os rostos com base na simpatia e atratividade.

Confira um dos vídeos:

Os resultados foram semelhantes para observadores do sexo masculino e feminino. Enquanto o aceno vertical é positivo para quem vê, o aceno vertical é neutro, com resultados iguais aos das imagens em que os rostos não se mexem. Os rostos que acenaram mais para cima e para baixo não foram consideradas mais bonitas fisicamente, mas com personalidade mais atraente.

Este estudo provavelmente será levado em consideração por desenvolvedores de robôs humanoides, aqueles que são parecidos conosco. A famosa robô Sophia, por exemplo, pode se beneficiar dessas observações, já que de vez em quando ela exibe um sorriso que tenta ser simpático, mas acaba sendo assustador. [Hokkaido University, Big Think, Sage Journals]

Veja a robô Sophia e suas diferentes expressões faciais:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,38 de 5)

Deixe seu comentário!