Somos mais amigáveis com pessoas parecidas conosco

Por , em 5.03.2009

De acordo com uma pesquisa recente, quanto mais uma pessoa se parece conosco, mais temos vontade de ajudá-la.

Sentimo-nos mais altruístas em relação a quem tem as mesmas características que nós porque, no passado, nossos ancestrais assumiam que pessoas parecidas eram da mesma família.

Esse instinto data de quando ainda não havia espelhos disponíveis, e as pessoas podiam “adivinhar” como eram olhando para seus parentes.

O estudo também descobriu que nos sentimos mais próximos de pessoas realmente parecidas conosco, que não tenham nenhum parentesco comprovado, do que com nossos próprios familiares.

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões depois de estudar 70 adultos que possuem gêmeos idênticos. Nesses casos, apesar de terem, basicamente, a mesma carga genética, os irmãos cresceram e se tornaram diferentes.

Fotos foram manipuladas para que os rostos do voluntário ou de seu irmão tivessem suas características aplicadas em um modelo – as imagens, que seriam apresentadas à pessoa depois, a lembrariam de si mesma ou de seu irmão.

Então o voluntário tinha que responder qual das duas pessoas apresentadas nas fotos ele preferiria salvar (a foto que tinha as suas características próprias ou a de seu gêmeo?).

Em dois terços dos casos, o voluntário escolhia a pessoa mais parecida com si mesmo.

“Nosso trabalho mostra que preferimos, socialmente, um estranho que pareça conosco do que com qualquer outra pessoa – mesmo um irmão gêmeo que, teoricamente, tem a mesma carga genética” esclarece Paola Bressan, líder dos estudos, da Universidade de Padova, na Itália. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Ana Lourenço:

    sim estou de acordo.

    Gostaria de entender o que quererá dizer o facto de ter um namorado parecidíssimo com o meu pai biológico( o qual não me dou, nem quero, visto nunca me lembrar daquela pessoa e agora parece k estou sempre a vê-lo!!

    Alguma coisa quer dizer….

    Obrigada Ana

  • Túlio:

    Stella, entendi que são as pessoas fisicamente parecidas.

  • Stella:

    fico meio confusa a materia nós nos identificamos mais com pessoas fisicamente parecida ou a pessoa q tem a personalidade parecida ??
    do mais esta tudo otimo… esse eh o melhor site de informaçao q eu conheço prabens a vcs do hypescience …=)

  • Cla:

    será que é por isso que japones nao pode ver outro japones que ja quer fazer colonia??
    (pra constar, eu sou descente de japoneses, posso falar!)

Deixe seu comentário!