Como identificar um mentiroso

Por , em 14.12.2011

Segundo um novo estudo, o julgamento apressado é mais comum do que se pensa: só precisamos de 20 segundos para decidir se um estranho é ou não confiável.

Pesquisadores americanos recrutaram 24 casais e pediram a cada pessoa para falar sobre um momento em que ele ou ela tinha sofrido. Enquanto isso, as câmeras registraram a reação do parceiro do falante. Um outro grupo revisou os vídeos, e foi capaz de identificar a compaixão falsa na reação dos parceiros dentro de 20 segundos.

Em seguida, os pesquisadores recolheram amostras de DNA dos participantes do estudo.
Eles descobriram que 60% dos participantes menos confiáveis não tinham um certo gene receptor, o genótipo GG, que pode controlar a compaixão e empatia.

O receptor ajuda a regular o nível do hormônio oxitocina do corpo, que estudos anteriores ligaram a sentimentos de confiança, empatia e generosidade.

Daqueles classificados como mais confiáveis, 90% carregavam o gene. Mas como o gene é apenas ligado à percepção de sinceridade, isso não significa que a pessoa seja antipática caso não o possua.

Segundo os pesquisadores, os observadores puderam separar os sinceros dos desonestos porque há certos comportamentos que sinalizam confiança e apoio.

Quer identificar um mentiroso? Procure por esses sinais, descritos pelo psicólogo comportamental Marc Salem:

1 – Comportamento inconsistente

“Se alguém normalmente é muito quieto, e de repente torna-se muito animado, ou vice-versa, essa mudança é um sinal vermelho”, diz Salem. O mesmo acontece se uma pessoa está falando de forma suave e rápida, mas de repente seu discurso torna-se mais deliberado ou cortado. “Deslocamentos do padrão de fala são sinais vermelhos para o engodo”, acrescenta.

2 – Olhar firme

“Quando as pessoas pensam ou contemplam algo, é natural que quebrem o contato visual e olhem ao redor”, explica Salem. Se esse comportamento for muito constante, eles não estão lhe escutando ou estão conscientemente tentando ganhar sua confiança. Ambos são sinais de insinceridade.

3 – Esconder a boca

Tossir, pigarrear com frequência, ou qualquer outro gesto de cobrir a boca pode indicar que uma pessoa está tentando esconder alguma coisa. O mesmo vale para ombros para baixo, corpo curvado, etc. Isso é um sinal de cautela, segundo Salem, e indica uma pessoa não está se abrindo completamente.

4 – Sorriso rápido

Um sorriso genuíno muda todo o rosto de uma pessoa. Seus olhos se iluminam, e suas bochechas e sobrancelhas se elevam, juntamente com os cantos da boca. O sorriso sincero também leva alguns segundos para desaparecer. Um sorriso falso aparece em um instante, e desaparece tão rapidamente quanto.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,00 de 5)

38 comentários

  • Beatriz:

    Existem muitas formas de identificar um mentiroso.
    uma delas é a linguagem corporal, qaundo uma pessoa mente ela geralmente toca o naris, a boca, as orelhas ou o pescoço, isso acontece porque o cerebro está usando o seu lado criativo, e sabe que aquilo que está dizendo não é verdade fazendo com que a pessoa se sinte incomodada, é como se ela quisesse “tapar a boca”

  • Rodival:

    Isso serve para descobrir as mentiras dos políticos?

    • Marcello Zettermann:

      Não precisa disso.. Só por saber que é político já sabe-se a resposta!

  • Victória:

    Esses não são os unicos sinais.Marcio os representadores publicos sim mentiam você percebi facilmente os sorrisos rapidos demais

  • MARCIO:

    Depois de ler esse artigo estou com remorso por tantas vezes ter desconfiado daqueles inocentes representantes públicos no horário eleitoral falando sobre tudo que fariam se eleitos.

    ERA TUDO VERDADE!!!!!!!!!!!!!

    • gabriel:

      talvez eles tenham lido esse artigo

  • Danielle Sanches:

    Quem quer mentir mente, olha nos olhos, fala suavemente, etc… Já tive momentos de ser pressionada e gaguejar ou alterar a minha voz, ou me explicar demais mesmo falando a verdade! Acho q pessoas nao podem ser padronizadas, somos um infinito de possibilidades e complexidades!

    • jayme de castro nascimento:

      Concordo com você, e acho que essas tecnicas para detectar um mentiroso na pratica seria um inferno no nosso dia a dia,mas acho válido e necescessário esse tipo de pesquisa,pois algumas doenças mentais graves como a esquizofrenia,foi detectado a falta de produção de uma enzima no corpo do paciente.Avançar na pesquisa do dna é importante e vital para cura de diversas doenças inclusive as mentais,porem seria perigoso interferir no comportamento e emoções humanas, inclusive do mentiroso compulsivo ou não.A mentira ou a omissão as vêzes é necessaria e vital na nossa vida social, mas nunca com nossos amigos e amores.

    • Beatriz:

      com certeza, existem casos que isso é considerado um problema psicologico, a pessoa se sente nervosa mesmo falando a verdade, e acaba transmitindo sinais da mentira.

  • Lucia Winther:

    Desculpe, mas esses quatro sinais não me parecem nada científicos.
    Existem de fato 24 características de personalidade para um nível emocional crônico chamado “hostilidade encoberta”. O indivíduo que se encontra neste nível sente raiva, mas tem medo de demonstrá-la. Por isso, usa a mentira como artifício.
    Toda mentira ocorre por medo das consequências relacionadas à verdade.
    Existe uma escala de emoções graduada em números, desde entusiasmo (4.0) até apatia (0.05).
    Hostilidade encoberta está no nível 1.1 da escala.
    No livro Auto-Análise de L. Ron Hubbard, há uma descrição da escala emocional e da tabela de avaliação humana com 24 características de personalidade para cada nível.
    Vale a pena ter este conhecimento quando precisamos prever o comportamento humano.

  • francefran:

    agora ñ sei se sou só tímida ou mentirosa

  • Jasiel:

    É só apontar uma arma prá pessoas a mandar ela falar a verdade, se ela falar a verdade mesmo é porque ela tava mentindo antes, mas se ela insistir que está falando a verdade até se borrar é porque é verdade mesmo! kkk

  • GENI:

    HEHEHEH GOSTEI ESSA DAVA PRA MIM,DESCOBRIRIAM LOGO AS MINHAS TRAMOIAS

  • kayane porto alegre RS:

    axo q é mentira e se a pessoa for timida??!!
    vc acaba desconfiando dela por que ela fez algum desses sinais??
    acho que é mentira isso!!
    bjão galera

  • Albert Guedes:

    Acho que esses sinais servem mais para identificar um mentiroso casual do que um mentiroso “profissional”.

  • ALGUÉM …:

    RAPAZ EU SOU MENTIROSO CONVICTO MAIS NEM SEMPRE MINTO E NUNCA MENTI PARA PREJUDICAR OU ME VINGAR DE ALGUÉM …
    AGORA CONHEÇO GENTE NO MEU CIRCULO DE AMIZADES QUE MENTE MELHOR DO QUE QUALQUER POLITICO …
    E VIZINHOS CONHECIDOS TAMBÉM …

  • REALISTA:

    ACREDITO MAIS NA PESSOA QUE DIZ LOGO O QUE PENSA E DISCUTIMOS AUTOMATICAMENTE, DO QUE EM PESSOAS QUE CONCORDAM EM TUDO COMIGO .

  • mario noce:

    ESTE ULTIMO DISCURSO/ONTEM, DE NOSSA PRESIDENTA-DILMA ” FOI DE COMPORTAMENTO INCONSISTENTE” PERANTE SUA FALA SOBRE O SR. PIMENTEL, DEIXOU CLARAMENTE,QUE ESTAVA TENTANDO ENCOBRIR, A REALIDADE DOS FATOS, POIS O QUE IMPORTA NO HOMEM PÚBLICO É SOBRE SUA MORAL INDEPENDENTEMENTE DO LOCAL QUE EXECUTOU….

  • Gabriel:

    putz aprendi sobre isso na 5ª serie muito bom relembrar assim ;D

    • Pedro:

      Sério?

  • VÉIO GAGÁ:

    engraçado q o andrez sanches fala um monte de mentira e todo bando de louco acredita rsrs seedorf ,tevez ,ronaldinho e por ai vai

  • Haha:

    Outro sinal que eu vi é que quando a pessoa está olhando muita para a esquerda é uma invenção (mentira) e quando olha para a direita é um lembrança..

    • Beatriz:

      você esta errada, o hemisfério direito do cerebro é responsavel pela criatividade, ou seja, quando uma pessoa está mentindo ela olha para a direita porque está acessando sua criatividade, criando a mentira.

  • Edmar:

    E quanto aos que mentem com sinceridade?
    Os que são capazes de morrer de sinceridade defendendo uma mentira porque a consideram uma verdade?
    E as pessoas simples, humildes ou envergonhadas de natureza?
    Cuidado. Nem sempre o mais arrogante está com a razão.
    Quando a ciência abandona sua área, a externa, material, começa a falar bobagens. O mesmo se dá com a religião quando abandona a área dela e começa a falar da área científica, passa a falar besteiras.
    A ciência cuida da área material(dos fatos).
    A religião cuida do espiritual(princípios morais).

    • Pedro:

      Nem mais.

  • Xico:

    Que grande besteira isso aí!

    • ALAN BARBOSA:

      Uma grande chatice e mentira.

    • Eu:

      Muitas vezes trata-se simplesmente de timidez.

  • Alexandre:

    mentira!

  • WILSON:

    Então os deputados e senadores de Brasília são excelentes atores !

    • Ramon:

      ou psicopatas…

    • vera:

      ou simplimente sao um bando de pilantras mesmo.

    • maninhosimpoles:

      ou então mentirosos profissionais e sociopatas

    • Beatriz:

      ou manipuladores natos!

    • CLÁUDIA B S EGER:

      QUEM MENTE É COVARDE, NAO TEM CORAGEM DE ASSUMIR A VERDADE!!!

  • karlloz:

    Pode ser que esses 4- sinais te ajudem, mais não confie de mais quando não vir nenhum desses sinais, porque tem mentirosos que são profissionais e também psicopatas que não sente nenhum tipo de emoção e são capazes de fazer, você acreditar em qualquer coisa.

    • Paulo:

      Atenção, toda a gente tem emoções. Caso contrário não teria uma vida normal.. Quase que nem tinha meio de sobreviver, porque a emoção é que nos faz mover e fazer algo ou um comportamento. Se emoçoes a pessoa nao faz nada.

      Mas sim, é de facto há psicopatas que são autênticos profissionais do disfarce, mas pessoas como Salem, Ekman e Freitas-Magalhães, têm argumentos que, praticamente, permitem sempre descobrir quem está a disfarças as suas emoções. Isto porque cada emoção, inevitávelmente, está relacionada com expressões e manifestos físicos a nível mundial, em qualquer idade e em qualquer cultura

  • Tim Roth:

    Ora aqui está algo que possa ajudar a identificar um mentiroso, no entanto todos estes sinais são inconclusivos, não podendo servir demais a não ser de uma base inicial, na minha opinião nunca se pode saber se alguém está a dizer a verdade ou mentir a 100 por cento. No entanto se for algo de importante e termos a sensação de que alguem nos está a mentir sobre algum assunto sério sempre teremos de continuar a investigar até alcançar a certeza. 😉

    já agora, não intrepretem isto como se eu tivesse a falsificar o estudo mas sim a alertar para algo que não é completamente fiável pois nunca se devem guiar apenas por estes sinais, embora era bom que fosse possível, mesmo sabendo que a nossa privacidade poderia ser ivadida por qualquer outro à nossa volta.

Deixe seu comentário!