Como perder peso comendo bolo

Por , em 21.02.2012

Boas notícias para a criança que vive em você: um estudo sugere que você não só pode comer bolo no café da manhã, quanto isso ainda pode te ajudar a manter o peso.

Durante a pesquisa, os participantes obesos que tiveram um café da manhã rico em proteína e carboidratos, incluindo uma sobremesa, foram mais capazes de se manter na dieta e deixar os quilinhos a mais bem longe, do que os participantes que comeram pouco café da manhã, com pouco carboidrato e de baixa caloria, que não incluía doces.

Os resultados sugerem que o tempo que se leva para comer e a composição da refeição influenciam na perda de peso. Para a Dr. Daniela Jakubowicz, pesquisadora da Universidade de Tel Aviv, em Israel, carboidratos e proteínas ingeridos no café da manhã podem nos manter cheios durante todo o dia, e comer alguns docinhos pode ajudar a conter os desejos por esses alimentos.

Nutricionistas comentam que estão divididos em relação ao estudo. Alguns dizem que dietas com sobremesas no café da manhã podem provocar o efeito sanfona e aumentar a vontade de comer doces.

A autora de “Simple Diet” (publicado em LifeLine, em 2011), Katherine Tallmadge, que não esteve envolvida no estudo, conta que nunca recomenda biscoitos ou bolo no café da manhã.

Outros nutricionistas afirmam que não há nenhum problema em comer algumas guloseimas no café da manhã, contanto que isso esteja incluído em uma dieta saudável.

Entretanto, especialistas concordam que um café da manhã balanceado pode contribuir com a perda de peso. Um café da manhã consistente pode ajudar a sanar a fome e evitar que você ataque a geladeira pelo resto do dia.

A consultora em nutrição e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética americana, Heather Mangieri, diz que a última coisa que quer fazer é chegar a um jantar e estar morrendo de fome. Segundo ela, esse é o período no qual as pessoas mais comem.

Bolo para o café da manhã

O estudo envolveu 193 adultos obesos, metade foi aleatoriamente selecionada para comer um café da manhã de 600 calorias, incluindo um biscoito, um bolo ou um sonho de sobremesa. A outra metade comeu um café da manhã mais reduzido, com 300 calorias. Ambos os grupos consumiram as mesmas calorias totais diárias – 1.600 calorias para homens e 1.400 para as mulheres. Para compensar, o grupo que teve o café da manhã mais calórico recebeu um jantar menor, de 300 a 400 calorias.

Depois de 16 semanas seguindo somente esta dieta, os dois grupos haviam perdido uma quantidade semelhante de peso. No entanto, durante o período em que os participantes foram aconselhados a manter a dieta, mas podiam comer mais caso estivessem com muita vontade, o grupo com que se alimentou com o café da manhã menor ganhou cerca de 11 quilos, enquanto o grupo que comeu o café da manhã mais calórico ganhou apenas cerca de 7 quilos, em média.

Além disso, aqueles que comeram o café da manhã mais calórico, que incluía a sobremesa, possuíam níveis mais baixos de grelina, conhecido como o hormônio da “fome”, e menos desejo de comer do que aqueles que receberam o café da manhã menos calórico.

Quando fazemos dieta, ficamos com mais fome, há um aumento dos níveis de grelina e uma diminuição do metabolismo. Um café da manhã com proteínas, carboidratos e doces pode contrariar essas mudanças, por isso as pessoas conseguem perder peso ao longo do tempo.

Bom demais pra ser verdade?

Embora o estudo mostre os benefícios de um café da manhã mais calórico, ele não pode afirmar que comer bolo pela manhã é uma boa ideia, diz Tallmadge. Segundo ela, é muito injusto comparar cafés da manhã de 600 e 300 calorias.

Além disso, a nutricionista conta que a ingestão de açúcar pode aumentar o desejo por doces. Para ela, é melhor se alimentar com um café da manhã saudável e equilibrado, como aveia, leite desnatado e frutas, que contém cerca de um terço das calorias que devem ser consumidas ao longo do dia.

Porém, é importante ressaltar que o estudo demonstrou a importância de incorporar os seus alimentos favoritos na dieta, já que se privar de doces não funciona.

Tallmadge diz que é preciso ter em mente que comer farinha refinada e açúcar regularmente é uma das piores coisas que se pode fazer pela saúde e pode aumentar o risco de ter doenças cardíacas, câncer e morte prematura.

Dica: Um café da manhã reforçado pode evitar que você tenha fome mais tarde, entretanto, os doces devem ser consumidos com moderação.[LiveScience, Foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Vitor Nunes:

    Gostei de saber disso!!

  • gloria:

    Essa dieta é coisa de maluco beleza!Açucar ñ faz bem p\ ninguem, é certo q é uma delícia,mas q faz mal a saude sabemos q faz!Ñ vamos acreditar em tudo q se escreve nos livros,sites e receituarios, o q faz bem p\ um pode ñ fazer bem p\ outro.Mas é sabido q açucar faz muito mal a quem já é obeso, com uma dieta dessas ele vai é p\ cova!!!!!!!!!!!!

  • maria:

    gosto,o meu bolo preferido é o de chocolate

  • Miguel Rosa de Oliveira Ribeiro:

    Prezados Senhores:

    Ainda tenho muitas dúvidas. Se este método for verdade , isso vai causar uma grande revolução em todos sistemas e técnicas de dietas encontradas até hoje

  • Flor de Lis:

    Adooooooooro bolo!!!!!! ô delícia!!!!!!! Mas não quero perder peso não… se isso acontecer vou sumir! kkkkkkk

  • Campos:

    Isto só é indicado para pessoas saldaveis. Pessoas jovens geralmente pode comer qualquer coisa. Pessoa de uma certa idade tem que se preservar, salvo com raras excessões.

  • Ana:

    Depende da quantidade de bolo que se vai comer, na verdade o que engorda não e o alimento em si mais a quantidade. Mas um bolo como o da foto cheio de açucares e gordura, não e o indicado para ninguém como primeira refeição do dia.

Deixe seu comentário!