Como são feitas as imagens do Telescópio Espacial Hubble

Por , em 25.08.2011

Você sem dúvidas já ouviu falar do telescópio Hubble. Sem ele, não teríamos muitas das famosas fotos coloridas em ótima resolução do espaço, que geraram descobertas e uma verdadeira revolução astronômica desde seu lançamento.

Mas as imagens do Hubble não ficam prontas facilmente, como as fotos feitas com uma máquina digital em um dia ensolarado na Terra – e nem são coloridas naturalmente. Elas passam por vários processos de edição, com fins científicos, claro.

Cada imagem que você vê, tirada pelo Hubble, é composta de várias fotos que são compiladas e modificadas com um software de edição de imagens. As imagens são unidas a partir das informações recebidas das câmeras, e são retiradas ou acrescentadas cores que trazem a vista características que os olhos não captam.

O Hubble é um telescópio satélite localizado a 592 quilômetros acima da superfície terrestre. Como ele está no espaço, ele pode observar o universo sem os efeitos da atmosfera da Terra. Isso permite que ele obtenha imagens mais nítidas e recolha melhores informações.

O Hubble é um telescópio, mas também é uma sonda espacial com sua própria fonte de alimentação, equipamentos de comunicação e sistema de controle. Ele orbita a Terra uma vez a cada 97 minutos.

Confira o vídeo que mostra o processo de edição de uma das imagens do Hubble. [Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Antrouxa Antonio:

    Mas comos eles conseguem tirar uma foto tão distante?, porque é impossivel não existir nada no caminho, é a mesma coisa que você tentar tirar uma foto de alguém distante dentro de uma floresta cercado por árvores.

  • Discovering Por Emerson Daniel:

    Acho que pra se fazer um comentário sobre determinado assunto deve-se ter um conhecimento mínimo sobre ele. FICA A DICA

  • Renato Almeida:

    Como eles sabem que ali naquele ponto tem q ser a cor vermelha se a imagem vem preto e branco ? o que define que ali tem q ser tal cor ? eu ainda nao entendi

  • Exordium…:

    Ahaa..Agora sim descobrí pq a licença do Photoshop custa
    o preço salgado d 2000 conto…Pq até a NASA usa ele p manipular suas imagens…¬¬
    [droga,minha licença do PS inspira em 20 dias,dps disso não sei como vou conseguir esconder as evidências d ets aqui em casa..maldito sistema q não favorece uma conspiração d baixa renda]…¬¬ kkkkk

  • Marcelo Ribeiro:

    Quem disse que ser astrônomo era fácil?

  • eset:

    Do mesmo modo que eles editam as imagens eles podem muito bem manipula-las.

    • xd:

      pra que??? mullla !

    • João:

      Uma pessoa que fala a verdade e logo é colocado um voto negativo ???, claro que eles manipulam para esconder o que eles querem que não veja, a naza se quisesse realmente mostrar o universo não precisava de manipular e censurar algumas fotos e partes de fotos. Mostrava vídeos fotos ao mundo sem complicações, já pensaram mesmo porque não o fazem?

    • Cláudio:

      naza amigão?
      não dá nem pra tentar concordar escrevendo assim, desculpe…

    • Gabriel Cardoso:

      Não precisa concorda.

Deixe seu comentário!