Como se sentir satisfeito sem comer muito?

Por , em 26.08.2010

Você adora se sentir satisfeito depois de uma boa refeição – mas isso só faz bem para seus pneuzinhos, que estão cada vez maiores? Há duas formas de ter aquela sensação de saciedade que dispensam a gulodice e que são apoiadas pelos cientistas.

Caso você não saiba, um dos efeitos negativos de comer demais é que os hormônios supressores do apetite passam a não funcionar direito. A longo prazo você fica com cada vez mais fome e acaba comendo mais. Um estudo feito na Universidade de Campinas (Unicamp) mostrou que fazer exercícios pode restaurar a função correta dos hormônios supressores do apetite, ajudando-o a se sentir satisfeito mesmo sem ter comido muito.

Esses hormônios, leptina e insulina, controlam o apetite ligando-se com receptores de uma região do cérebro, o hipotálamo, iniciando o sentimento de saciedade. Comer demais faz com que ácidos da gordura afetem o hipotálamo, que inflama e recebe menos desses hormônios, fazendo com que você sinta mais fome.

Os pesquisadores da Unicamp analisaram os hábitos alimentares de ratos depois que eles fizeram uma série de exercícios. Os roedores obesos comeram 25% a menos do que antes de fazer os exercícios. Já os ratos que não tinham problemas com peso comeram a mesma quantidade de antes.

Os cientistas descobriram que o exercício aumenta a quantidade de substâncias anti-inflamatórias no cérebro, fazendo com que o hipotálamo receba os hormônios supressores do apetite normalmente. A razão pela qual o apetite dos ratos de peso normal não foi afetado é que o hipotálamo deles não estava inflamado e sim em atividade normal.

Se o exercício não lhe parece uma técnica agradável (embora seja bastante aconselhável), você pode tentar tomar dois copos de água antes de cada refeição, como contamos nesse artigo.Isso faz com que você já se sinta mais satisfeito antes da refeição e coma menos. Como a água não tem calorias, isso ajuda pessoas que querem emagrecer. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Maria Eduarda >< ♥:

    – ooi, meu Nome é Maria Eduarda .. e tenho dez anos de idade sou gordinha , mas estou fazendo uma dieta a 2 meses e me pesei a umas 2 semanas tinha perdido 6 kg e axo q perdi mais essas duas semanas se Deus quiser e vou ficar com um corpo bonito .. as pessoas me oferecem comida , mas vi num site uma dica q nn sai da minha cabeça q é :
    – É melhor a sensação de um corpo bonito no fim da dieta do q uma simples e pequena sensação de 2 segundos por causa de 1 doce ou uma fritura !
    Essa dica me ajudou e a de vcs tbm mto
    Bjo !

  • Xupão:

    Caramba, todo mundo quer emagrecer? Tem alguma coisa errada. Tô com a pulga atrá da orelha.

  • Babi:

    Falta a cura, cura da consientização da força de vondade da luta, esforço sem contar com o tempo, á o tempo, esse que ajuda a cicatrizar as feridas e que ao mesmo tempo corre tão depressa e acaba nos tomando todo, pois quando vou ver ja ta na hora de dormi…

  • Liliane:

    Olha pessoal o que eu acho é que verdadeiramente quem quer EMAGRECER de verdade consegue sim com uma boa reeducação alimentar,atividades fisicas,bastante sucos de freutas e muita água estes são os requisitos para uma dieta controlada e feliz eu mesma estou feliz com a minha dieta minhas medidas estão sumindo muito bom!!! GENTE VAMOS LÁ FORÇA DE VONTADE QUE AGENTE CONSEGUE SE AMEM PRIMEIRO AI O RESTO VEM… BOA SORTE PARA VCS ABRAÇOS…E QUEM QUISER ME ADD PARA TROCARMOS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATOM COM lilinhadefabio@hotmail.com

  • Someone:

    Parem de fazer experiências com ratos!

  • Giuliane:

    Outra coisa bem interessante é fazer as refeições com calma, sem pressa, mastigando bem, pq ai da tempo o cérebro receber as informações q vc está comendo e mandar os sinais de saciedade. Afinal o processo de alimentar-se envolve os sentidos, a percepção e depois q vem a parte fisiológica.

  • Terezinha Marli:

    Temos tantas receitas para emagrecer e parece tão difícil
    atingir o peso ideal, o problema com a balança está mais
    em cima. Está dentro da cabeça, sacrifica o estômago, o
    corpo e o que diminui mesmo é somente a auto estima.

  • Kayto:

    Glória, então todos os ricos são obesos? Tá certo.

  • Andre:

    nossa gloria , dinheiro n tem nada haver com isso , a pior desculpa q eu ja escutei

  • felipe:

    se fosse tão facil fazer exercicios, estaria todo mundo com o corpo legal, eu tenho aula o dia inteiro e minha academia fica a 15 min de carro daqui, então criem vergonha na cara e vão pra academia, é dificil, mas depois de uns meses os resultados vem e ai tudo vale a pena seus gordos preguiçosos

  • gloria:

    O problema c/ a comida está no dinheiro!Quanto mais facil consequimos o dinheiro mais facil é comer ,quando havia pouco dinheiro só os ricos podiam comer muito,vemos a anatomia deles nos quadros pintados p/artistas famosos,já as pinturas retratando pobres na maioria eram magros.Depois q as mulheres saíram p/ trabalhar fora é q a obesidade aumentou muito,comidas prontas,falta de tempo p/ cozinhar,perversão de paladar c/aditivos químicos p induzir o consumidor a comer sempre mais,e o maldito rodízio e self servise do preço p/ pessoa e ñ p/kilo.

  • Cesar:

    Acho que o maior problema é integrar os exercícios na rotina diária. Manter uma rotina de exercícios parece ser a chave para ficar em forma e perder peso, mas o problema é sair de casa, ir até a academia, ficar mais de uma hora só suando e fazendo coisas dolorosas, isto não parece muito legal para muita gente. Se fazer exercício fosse tão fácil e tão gostoso quanto tomar um copo de refrigerante ou comer um bolo de chocolate…

Deixe seu comentário!