Como treinar tão bem em casa quanto na academia

Por , em 23.03.2020

Se você está entre os milhões de brasileiros que não podem mais frequentar uma academia por conta da pandemia do COVID-19, saiba que é possível replicar a experiência em casa, para você não perder todo o trabalho duro que já fez até agora.

Exercitar-se nesse momento é importantíssimo para manter a saúde mental em dia e fazer o tempo passar mais rápido, já que perdemos muitas opões de lazer com o fechamento de cinemas, teatros, bares e restaurantes.

Se você estava sedentário até agora, tenha bom senso para não exagerar ou fazer exercícios que estão além do seu limite. Opte por alongamentos e pegue leve. A recomendação é ter o aval do seu médico para iniciar uma atividade física. Se possível, ligue ou envie mensagem para o seu médico para perguntar que tipo de atividade física você deve fazer em casa.

Confira abaixo lista de aplicativos e vídeos para se exercitar no conforto do seu lar:

Treino em casa para mulheres

Este app tem treinos rápidos, sem necessidade de equipamento. As orientações são feitas com animação e vídeo, e ele é 100% grátis. Além do exercício em si, há aquecimento e alongamento.

Treino em casa para homens

Neste app o foco é na musculação, com treinos para braços, peito, abdômen, pernas, ombros e costas. Cada exercício tem animações e orientações em vídeo.

Nike Training Club

O aplicativo da Nike é gratuito, para android e iOs. Ali há mais de 150 tipos de treinos e circuitos de academia. O usuário escolhe o nível dos exercícios de acordo com o condicionamento físico.

Pocket Yoga

O aplicativo “ioga de bolso” tem 27 aulas de níveis diferentes, com mais de 150 ásanas (posturas). Uma grande vantagem da ioga é conter exercícios de respiração, muito úteis em momentos de ansiedade por conta da falta de definição sobre o futuro imediato global. Outro detalhe delicioso é a trilha sonora, que te ajuda a entrar no clima. Este aplicativo é pago.

7 Minute Workout

Esses treinamentos têm até sete minutos de duração, mas isso não quer dizer que você vai pegar leve. Pelo contrário, seus batimentos cardíacos vão aumentar quase que imediatamente. São mais de 200 sequências de exercícios, mas vários deles são pagos.

Treino Diário de Cárdio

Se você não tem sete minutos para malhar por dia, que tal esse aplicativo que tem treinos de cinco minutos? Há também opções de oito ou dez minutos. Aqui você vai correr, pular e fazer polichinelos. Este app é grátis.

BTFIT

Neste app você encontra aulas de treino funcional, de pilates, de abdominais e até aula de dança. Também há a opção de contratar um personal trainer.

Jefit PRO

Se você está preocupado com uma possível longa duração da quarentena, saiba que neste aplicativo é impossível fazer todos os exercícios disponíveis. Aqui tem 1300 exercícios diferentes, além de ser possível registrar e monitorar seu desempenho através das semanas. Ele cria um relatório com os resultados do usuário. Este app custa US$4,90.

Para quem não tem smartphone

Mesmo quem não tem smartphone mas tem acesso à internet pelo computador pode encontrar guias e vídeos para exercícios feitos em casa.

Planet Sport Academia

Várias academias estão oferecendo vídeo-aulas para seus alunos continuarem treinando em casa, e essas aulas são abertas ao público em geral. Uma delas é a Planet Sport Academia, mas você também encontra outras no Youtube.

Ioga para iniciantes

Para as crianças

Impedidas de ir para a escola e correr com os amiguinhos no recreio e na aula de educação física, a criançada também precisa se exercitar diariamente em casa. Para os pequenos, aqui está um combo de aula de educação física e aula de inglês:

Exercício em família

Este vídeo em traz alguns exercícios que você pode fazer com a família inteira. A descrição é em inglês, mas o vídeo é bem autoexplicativo:

Exercício com o bebê:

Aula de dança:

O Youtube está abarrotado de vídeos de aula de dança, basta escolher o ritmo que você prefere. Vai aqui uma sugestão de ritmos fitness:

Nem app e nem vídeo

Se você não quer nenhum aplicativo ou vídeo, você nasceu para usar as melhores listas de exercícios da face da Terra. Essas listas criadas por Neila Rey são fáceis de entender, agradáveis de visualizar e fazem sucesso no mundo todo. Há 1300 listas temáticas à disposição, como lista do Batman, Catwoman, Pokémon e muitas outras. Em homenagem ao coronavírus, acaba de ser divulgada a lista “Fique em casa”. Clique aqui para conferir todas as listas. Você só deve tentar executar essas listas se já estiver familiarizado com os movimentos.

Sou sedentário e preciso de uma atividade física exatamente agora

Se você estava parado até agora e precisa começar a se exercitar, é mais seguro contratar o serviço de um personal trainer ou profissional formado em educação física. Ele ou ela vai te ajudar a executar o movimento da forma correta, sem se machucar. Isso também é ótimo para a economia, já que você vai ajudar um professional autônomo a continuar trabalhando durante essa crise. Peça indicações de amigos ou ligue para academias de sua cidade para encontrar um profissional que esteja trabalhando por chamada de vídeo. 

Agora que você ficou bem inspirado, já pode começar a se mexer!

Deixe seu comentário!