Como um experimento tão simples pode ser tão magnífico

Por , em 5.11.2014

O que cai mais rápido: uma pena ou uma bola de boliche?

Em condições normais, todo mundo sabe a resposta: a bola de boliche.

experimento bola de boliche e pena

O senso comum diz que ela alcança o chão primeiro porque é mais pesada. O peso de fato tem importância, mas o que atrapalha mesmo a pena é a resistência do ar: por mais ser leve, ela enfrenta maior resistência e demora mais para completar o trajeto de descida.

Para poder observar apenas a força da gravidade agindo sobre os objetos enquanto eles caem, precisamos remover o ar dessa equação.

Entra a Facility Space Power, instalação da NASA em Ohio (EUA). Lá fica a maior câmara de vácuo do mundo, com mais de 30 metros de diâmetro e torres de 37 metros de altura. Esse centro de pesquisa da agência espacial norte-americana imita as condições do espaço para que eles possam testar equipamentos e treinar astronautas para missões.

Dentro dessa câmera de vácuo, podemos ver o que acontece quando uma bola de boliche e uma pena são jogadas ao chão juntas, sob as condições do espaço exterior. Confira o experimento:

É isso mesmo: elas caem lado a lado, e chegam ao chão ao mesmo tempo, exatamente. Ambas estão sendo aceleradas em direção ao centro da Terra, e como não há outras forças agindo sobre elas, completam o trajeto juntas.

Brilhante? Física. [BBCnoYoutube]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

2 comentários

  • Amom Mandel:

    O experimento é lindo. O vídeo é fantástico. A música é perfeita, dá um ar de importância ao experimento – que realmente têm.

  • Ivan Filho:

    Lindo de se ver.

Deixe seu comentário!