Veja como um giroscópio funciona na ausência de gravidade

Por , em 18.02.2016

O giroscópio é um dispositivo que tem um rotor no centro e dois círculos articulados ao seu redor. Ele funciona pelo princípio da inércia; o seu rotor mantém a mesma direção enquanto os círculos externos giram em todas as direções. Ele é usado no piloto automático do avião e em voos espaciais.

O astronauta Tim Peaki fez uma demonstração diretamente da Estação Espacial Internacional de como o giroscópio opera. Já que por lá existe o efeito de gravidade zero, é possível ver claramente como o objeto se mantém no mesmo plano do espaço.

“Vou pegar este giroscópio aqui, é só um giroscópio de brinquedo. Na ausência de gravidade ele vai trombar, bater por aí como qualquer objeto aqui em cima faz”, explica.

“No entanto, se eu faço ele rodar, você pode ver como ele fica estável. Não importa a direção que eu o empurro, ele não vai mudar de plano. Posso fisicamente forçá-lo em outro plano e empurrá-lo de novo, mas ele vai continuar no novo plano. Isso te dá uma ideia de como usamos a estabilização rotacional a bordo da estação espacial internacional”, conclui o astronauta. [YouTube]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!