Ícone do site HypeScience

Como um pássaro pode derrubar um avião a jato de grande porte

A preocupação com choques entre pássaros e aeronaves é muito antiga. Algumas tragédias já ocorreram devido a esse tipo de acidente. Ontem, reportamos o pouso de emergência do avião no Rio Hudson, em Nova York. Isso só aconteceu devido a um choque com uma ave.

Desde 1988, mais de 200 pessoas morreram em acidentes relacionados a aves. Cerca de 5000 ocorrências foram registradas pela Força Aérea Americana em 2007.

Quando esse choque ocorre, o mais comum é que a ave seja sugada pelas pás do motor. Isso pode quebrar algumas estruturas fundamentais do motor e fazê-lo parar de funcionar.

As principais informações a serem levadas em conta nesses casos são a diferença de velocidade entre o avião e o pássaro e o peso do pássaro. Para os cientistas, a diferença de velocidade é mais importante.

Segundo o Comitê de Acidentes com Aves dos EUA, esse incidentes geram prejuízo de US$600 milhões por ano. Desde 1975, já foram registrados cinco grandes acidentes envolvendo aves. No maior deles, morreram 36 pessoas e uma ave.

Tente não se preocupar com eles quando procurar por passagens para o carnaval.[Live Science]

Sair da versão mobile