Como um pássaro pode derrubar um avião a jato de grande porte

A preocupação com choques entre pássaros e aeronaves é muito antiga. Algumas tragédias já ocorreram devido a esse tipo de acidente. Ontem, reportamos o pouso de emergência do avião no Rio Hudson, em Nova York. Isso só aconteceu devido a um choque com uma ave.
Desde 1988, mais de 200 pessoas morreram em acidentes relacionados a aves. Cerca de 5000 ocorrências foram registradas pela Força Aérea Americana em 2007.
Quando esse choque ocorre, o mais comum é que a ave seja sugada pelas pás do motor. Isso pode quebrar algumas estruturas fundamentais do motor e fazê-lo parar de funcionar.
As principais informações a serem levadas em conta nesses casos são a diferença de velocidade entre o avião e o pássaro e o peso do pássaro. Para os cientistas, a diferença de velocidade é mais importante.
Segundo o Comitê de Acidentes com Aves dos EUA, esse incidentes geram prejuízo de US$600 milhões por ano. Desde 1975, já foram registrados cinco grandes acidentes envolvendo aves. No maior deles, morreram 36 pessoas e uma ave.
Tente não se preocupar com eles quando procurar por passagens para o carnaval.[Live Science]

14 comentários
Concordo com o Juliano Machado e acrescento: telinha ou telona, por
melhor fixada que seja existe o risco da mesma ser sugada pela turbina,
causando anos, talvez maiores que um pássaro.
Resolvemos isto em nosso passado instalando pequenos defletores iônicos ao redor da aeronave, com energia provida por nossos motores de antimatéria.
Admirável!
Acho que devem tomar medidas para evitar os próximos acidentes de género.
Se desde 1975 já ocorreram o mesmo tipo de acidentes, qual é a medida do Comitê de Acidentes com Aves que vai tomar?
Agora, nos aeroportos não deveria haver gramados ao redor das pistas, +grama = +insetos (gafanhotos, grilos, etc) portanto +pássaros. Deveria sim ter um solo estéril e se possível “envenenado” com produtos repelentes como cal, alguns espantalhos próximo às “pontas” da pista e uns dois ou três funcionários pra “soltar foguete” de vez em quando também ajudaria a manter os bichos longe. Fora dos aeroportos, no entanto, infelizmente não há muito o que se fazer além de rezar por boa sorte.
Telinha na frente da turbina? E de que adianta? Pelo que vi em algumas fotos onde a pancada não foi na turbina, grande parte da fuselagem é literalmente cortada ou/e arrancada. O impacto é tão grande que não faz muita diferença se a “telinha” for de aço ou papel.
ELEFANTES??….
ca ca ca ca ca.
Foi um milagre de Deus, sairem vivos do acidente.
Acho que a idéia da telinha não é muito boa, primeiro pq pela velocidade do avião e força da turbina não acredito que essa tela ia ajudar muito, e tb acaba reduzindo a área de entrada do ar ocasionando perda de potência e aumento do consumo de combustível. Uma turbina não é um ventilador.
sera que as entradas das turbinas poderiam ser laterais ou na parte de cima da asa?
TELINHA!!??!?!?
Quanta ingenuidade né? Um 747 (aeronave muito comum, que fez sue primeiro voo na década de 70) pode chegar a coisa de 1000k/h… acha que uma “telinha” vai ajudar em que? A 300k/h atropelar um cão acaba com um carro.
Sem chances para sua telinha…bom, nem para a ave. (e provavelmente nem para o avião)
é complicado e de se admirar uma ave conseguir tudo isso..acho que isso tem que da um jeito…num tem jeito pra tudo…
“36 pessoas e 1 ave”
Coitada da ave…
em uma parte isso esta errado nao sao os passaros q atrapalham o voo dos avioes .. e sim os avioes estao invadindo o espaço dos passaros fomos nos humanos q invadimos o espaço das aves entao nao sao elas q tem q mudar a rota de voo e sim os avioes bom isso eh o eu axo !!!!
Até hoje eu não entendi o por que dos engenheiros não contruir a turbina com uma telinha na frente,para evitar este tipo de problema.
Solução bem simples.
Por isso que é sempre bom lembrar: ainda bem que elefantes não voam…