Componente do plástico mata espermatozóides

Por , em 7.11.2010

Um componente do plástico chamado Bisfenol A (ou BPA), que é usado em garrafas plásticas, equipamento esportivo e em obturações, por causa do seu baixo custo, apresenta um efeito “colateral” – ele mata espermatozóides.

Segundo um novo estudo, exposição permanente a esse químico faz com que os homens tenham uma contagem de espermatozóides até quatro vezes menor do que o normal. Se você planeja deixar seus herdeiros por aí, com certeza isso não é uma coisa boa.

E caso você ache que está seguro por que você não anda abraçado com garrafas de plástico, pense duas vezes. Todos os envolvidos no estudo – até aqueles que tiveram uma baixíssima contagem de esperma – estavam abaixo dos níveis de exposição que as organizações de saúde consideram perigoso. Ou seja, a exposição normal ao plástico pode ser problemática.

E a coisa fica pior – cientistas estão descobrindo cada vez mais “lugares” em que o BPA é encontrado e alimento industrializado é um deles.

O que é que as pessoas podem fazer então? O jeito é esperar que as empresas deixem de usar a substância e analisem seus produtos em busca do BPA, como a Coca-Cola declarou que irá fazer. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • marcos:

    Hoje a tudo faz mal!!!
    Com tantos aditivos quimicos, não dá pra confiar. Um belo dia dei leite de caixinha para os meus gatos, e eles não tomaram; comprei de saquinho e lamberamo prato. Comprei salsicha não comeram, comprei carne moida lamberam o prato. Conclusão: tudo que suspeito dou pros bichanos provarem se não serve para eles não serve para mim. Parece que os bichos sabem instintivamente o que é saudavel. Alias vcs já viram formiga no pote de açucar, e no pote de adoçante, Já???

  • Amanda:

    Eu concordo com o e Cesar.Todo mundo pensa no próprio c$# na hora de ter um filho.Já estamos em uma forma de vida deficitária os países não dão mais conta da demanda de alimentos para a população.
    Com as pessoas do campo migrando para a cidade,como vamos resolver essas coisas!?É FACIL TER FILHO NÃO É!?O dificil é pensar nos outros.

  • Valkyria:

    Cesar, a superpopulação já existe. É fato. O que precisamos é de um pouco de senso nas pessoas, mas não é o que geralmente acontece, porque quase ninguém pensa na superpopulação do mundo quando descobre que vai ser pai/mãe.

  • Elizabeth:

    Esse tal de bisfenol causa muitos outros males além de matar espermatozóides e é também encontrado em muitas embalagens alimentícias.
    Quem quiser saber mais sobre o tal bisfenol:
    http://www.otaodoconsumo.com.br/

  • Cesar:

    Talvez seja melhor deixar as pessoas consumirem o plástico mais ainda. A taxa de fertilidade da raça humana precisa cair, senão vamos ter problemas de superpopulação em breve…

Deixe seu comentário!