5 estranhos e terríveis instrumentos médicos do passado

Por , em 25.01.2014

O maior centro beneficente médico do Reino Unido, o Wellcome Trust, disponibilizou gratuitamente o seu vasto banco de dados de imagens para todos. A coleção contém fotos de centenas de anos que contam a história da medicina, instrumentos médicos e cultura científica.

Abaixo segue uma lista com 10 fotografias que retratam o tipo de coisa que já foi usada para tratar doentes. Se você acha que o aparelho dentário “freio de burro” é assustador, prepare-se para rever seus conceitos.

Seringas antigas

1 2 L0057992 Japanned metal enema syringe, piston action, with reservoir,

Quando se pensa em medicina, a imagem de uma seringa é uma das primeiras a aparecer na nossa mente. A coleção do centro tem várias delas, desde as de bronze do século XVII às de marfim com enemas do século XVIII, até as de vidro e aço inoxidável do século XX, todas feitas claramente para durar muito mais tempo do que as nossas versões modernas descartáveis.

A primeira imagem é de uma seringa francesa de bronze do século XVII. A segunda mostra uma seringa do Sri Lanka de marfim com enema do século XVII. A terceira é uma seringa de enema japonesa do século XIX de autoadministração com pistão e reservatório.

Instrumentos cirúrgicos do século XVI

L0012386 Surgical instruments of the 16th and 17th centuries.

Estes incluem uma pinça para extrair ponta de flecha e um extrator de bala.

Máscara da censura

L0035596 An Iron 'scolds bridle' mask used to publicaly humiliate
Essa máscara de ferro da década de 1550 era usada para humilhar publicamente e punir pessoas, principalmente mulheres, que tinham contrariado autoridades, brigado com os vizinhos, blasfemado ou mentido.

Capacetes Jedi

6
Mais preferíveis são os capacetes “Jedi” dos anos 1980, usados ​​em conjunto com aparelhos de ressonância magnética para investigar o cérebro sem ter que abrir o crânio. A palavra “Jedi” foi usada para garantir que crianças o usassem sem reclamar muito.

Próteses de 1890

L0037037 Steel hand and forearm and leather upper arm
Esta mão e antebraço feitos de aço com latão é uma prótese de 1890. Abaixo, você pode conferir também um modelo de olho protético assustador, bem como uma bizarra coleção de 50 peças de olhos. [LiveScience]

8 9

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Olhos protéticos são usados até hoje, quem por alguma razão perde um olho costuma preferir uma prótese do que um tapa-olhos.

    • Marcelo Ribeiro:

      Para quem perde um olho a expressão “usar um tapa-olhos” é irônica.

  • Marcos Willians:

    Adorei….

  • rafinha-15:

    Legal. 🙂

  • Guto Riella:

    Gostei da matéria, só não entendi a máscara de censura que, embora seja interessantíssima, não é um instrumento médico como o título da matéria especifica…

Deixe seu comentário!