Confira o melhor truque de Ilusão de óptica do ano
O sexto Concurso Anual de Ilusões de Ótica conheceu seus vencedores no último dia 10, em Naples, na Flórida (EUA). Trata-se de um concurso que premia os mais criativos truques que enganam o olhar.
Neste ano, o primeiro prêmio foi para um estudante japonês da Universidade de Meiji. Seu truque pode ser conferido no vídeo:
Ele construiu uma estrutura em 3D com 4 pistas que parecem se estender para baixo, partindo de um centro comum. Na imagem, ele solta bolinhas da ponta de cada uma das pistas, e elas parecem subir a rampa e se instalar no topo, como se ignorassem a gravidade. Newton estaria se revirando no túmulo se assistisse ao vídeo.
O segredo são as colunas de sustentação da rampa. Observe: à primeira vista, todas parecem verticais, e a coluna central parece mais alta que as demais. Quando o nosso olho vê a maquete por um outro ângulo, descobre a verdade: as rampas estão na verdade se projetando para baixo, e o ponto central não é mais alto que os demais.
Os demais premiados do concurso podem ser vistos aqui. [New Scientist]
12 comentários
Cadê o vídeo?
Os japonezes nao sao desse planeta…
o Japão é uma fabrica de gênios, se o Brasil fossem tão organizado quanto lá…
gostei
Fera …
Adorei, muito criativo. Como sou um artista de ilusões de óticas eu recomendo este, mas já mostraram na Globo dia 07/12/09 no fantástico, mas é bom rever denovo.
Olá a todos !
Raton, em Belo Horizonte tem uma destas, a mais famosa, acho.
Dizem que é ilusão de ótica mas lembro de um teste em que pintaram uma seta no pneu, no sentido para frente, e a seta foi indicando que estava subindo !
Não sei como explicar uma ilusão de ótica com efeitos materiais hehehe
Abraços
Achei muito criativo e inteligente, até mostrei o video para meu irmão. Quando eu desvobri o truque achei muito esperto, parabens ao criador do projeto, e o criador do site por expor isso, meus parabens.
Essa ladeira fica na rodovia que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães MT. E nesse caso, o fato dos carros subirem ao invés de subir se deve ao magnetismo que existe no local. Chapada é um campo energético e um lugar místico que atrai pessoas, na sua maioria alternativas, do mundo inteiro.
Será que isso explica a tal ladeirar que existe no Brasil, em que as coisas parecem subir em vez de descer. Não me lembro onde fica, só sei que é famosa.
Muito bom!
Q Japonês esperto!!!
Interessante…