Conheça a câmera digital de 570 megapixel

Por , em 8.02.2010

maior camera digital do mundo
Esta câmera você não pendura no pescoço

Uma câmera enorme está sendo construída por uma equipe internacional de cientistas. Estima que ela terá aproximadamente o tamanho de um carro pequeno. Sua resolução é tão grande quanto sua estrutura: 570 megapixels… É mais de meio bilhão de pixels por foto!

Astrônomos e físicos esperam que a geringonça ajude a resolver um dos maiores mistérios do universo: o que é a energia escura?

Para isso, estão sendo investidos 35 milhões de dólares na supercâmera e, quando estiver pronta, ela será acoplada a um telescópio. Durante cinco anos o telescópio irá fotografar e mapear aproximadamente 300 milhões de galáxias.

A idéia é que, através dessas fotos detalhadas, os cientistas possam mapear a luz dessas galáxias e de supernovas e estudar o crescimento do universo, buscando por evidências da existência de energia escura.

Atualmente sabemos que o universo está se expandindo desde o big bang, mas, em vez de estar fazendo isso em velocidade cada vez menor, por causa da força de gravidade, esse crescimento é acelerado. O palpite dos astrônomos é que a causa disso é a energia escura e, através da supercâmera, eles pretendem provar sua existência. [Wired]

• carol:

Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV http://www.tvnocelular.com.br

• Walther:

Deve ter fotógrafo se roendo de inveja por aí… he he
    É pixel que não acaba mais, se uma máquina de 12Mpx usando formato RAW (o que é captado pelo CCD, sem interpolação e compactação) gera imagens de 17,3 MB com três canais, 47.5 máquinas = 821.75MB, dá para ter uma idéia do tamanho de uma única imagem, provavelmente é mais que isso, pois devem utilizar canais para ultra-violeta, infra-vermelho, raio-x, gamma e sei lá mais o que… Quando eles forem fazer um upgrade dos HDs quero ver se compro um usado, deve ser coisa de muitos TB, he he he

Mmm… cada pixel deve conter pelo menos 3 bytes de 8 bits, mas imagino que um instrumento de precisão deva carregar mais dados, digamos 16, 32, 64, etc., bits de cor para cada canal de cor. Não acredito que eles usem padrão RGB, entretanto, devem ter mais canais de cor – infravermelho, etc. Quanto mais bits por canal e quanto mais canais, maior a imagem, naturalmente…

Mas vamos supor que eles usem o basicão: Padrão RGB com 8 bits de profundidade de cor, ou seja, 3 bytes por pixel. Com certeza não vão usar compactação JPEG 🙂 – devem trabalhar com imagem sem compressão, então basta multiplicar os 570 x 3 = 1710MB por foto (mas acho que eles devem usar mais canais e mais bits por canal…)

Grande demais para por no Orkut…

• Markos Philipe:

aff errei ao não colocar que tambem as fotos dessa camera podem chegarr aos 1gb ou mais ..

• Markos Philipe:

.. Não! 10GB pra cada foto eu acredito que não é!

Suponhamos que cada foto em uma câmera de 1Megapíxel seja em torno de 550kb à 3mb(affe, isso depende mto da qualidade:/).

Então teríamos em torno 510/590/700 mb por foto nessa câmera aí.
    Mas ainda tem um porém. e a qualidade das imagens ? se for em qualidade baixa, as fotos seriam de + ou menos isso aí de 400mb ou 500. mas se for de alta/altíssima qualidade ??? õ_O

(comentem)

• jhonata ferreira:

meu celular tira uma foto de 1,3 megapixels!!!

• Ricardo Schirmer:

já deve te alguma paty pesando em orkut aqui…

• Sam Fisher:

Haja HD para as fotos…

• Anderson:

Poxa, qdo eu estiver na lua e sentir saudades de casa, é só dar um “zoom” na supercâmera que vou enxergar a minha casa… olha q fácil!!!

O problema é se essa câmera cair nas mãos do meu chefe…rs

Desculpem pela viagem… foi só para descontrair!
    Abraços a todos!

• Manuel Bravo:

Com este equipamento pode-se obter imagens de alta definição
    maiores que o tamanho de um campo de futebol… eh…eh… eh…

• Tiago:

Cada foto é 10Gb kkkkkkkkk =O

Pense no tamanho da foto!!!!
    uns terabytes…