Conheça Kevin Richardson, o amigo dos leões

Por , em 9.04.2013

Chamar o sul-africano Kevin Richardson de “domador de feras” seria uma incoerência: ele se tornou conhecido justamente por ser “amigo” de leões, guepardos e outros grandes felinos, não por dominá-los com agressão ou por lhes ensinar truques, como se faria num circo com animais.

Nascido em Joanesburgo (África do Sul) em 1971, desde pequeno Richardson mostrou interesse por lidar com animais: aos 3 anos, criava grilos debaixo da cama e tinha um sapo de estimação, chamado Paddajie. Como também gostava de pássaros, ganhou o apelido de “O Homem Pássaro de Orange Grove” (cidade para onde a família se mudou).

Iniciou um curso de Zoologia, mas não chegou a concluir (entre outras razões, por causa do foco em animais marinhos ao invés de mamíferos). Richardson passou por outras áreas (como Medicina e Fisioterapia) e acabou se envolvendo profissionalmente com o cuidado com animais (por muitos anos, ele achou que isso seria apenas um hobby).

“Como um behaviorista [que estuda o comportamento] de animais autodidata, Kevin já quebrou todas as regras de segurança conhecidas por humanos quando trabalha com esses animais selvagens”, lê-se em seu site Lion Whisperer (uma referência à sua capacidade de acalmar leões falando com eles de modo suave). Ele também contraria a ideia de que animais da mesma espécie não têm “personalidade”: de modo similar a o que ocorre com humanos, indivíduos têm suas preferências e hábitos. Ao descobrir essas peculiaridades, Richardson consegue lidar com animais sem recorrer a intimidação.[Lion Whisperer]

black-and-white-lion-desktop-kevin-richardson-the-man-78271 kevin richardson4 kevin-richardson-2 kevin-richardson-lions-002 LBA4t lio slide27

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,50 de 5)

11 comentários

  • Glaucio Martins Lourenço:

    acho muito bonito o que ele faz, tem gente que acha que ele faz isso com todos os leões, ele só tem esse contato com os já conhecidos.

  • Vitor Tibuh:

    Sou muito fã dele . Vivo torcendo pra ter outro programa de encantador de leões; mas só passa a primeira temporada. Eu ainda vou a Africa pra ver ele e interagir com o s leões.

  • Bruno Cesar Boisson:

    Não creio que os leões tenham sido sedados para as fotos. Parece que a relação que o Kevin Richardson tem com esses felinos foi construída com muito tato e sensibilidade, pois é bem provável que ele já os conheça há um bom tempo.

  • Carlos Ossola:

    Concordo com o Pedro, eles parecem ligeiramente sedados, eu não posso crer que leões selvagens sejam assim tão “carinhosos”, “isso non ecsiste” como diria São Quevedo.

  • Matianelus:

    Tem gente que não tem noção do perigo nem noção de valor à vida…

  • Dinho01:

    Posso bancar o chato?
    Primeiro:Que cada animal tem sua própria personalidade não é nenhuma novidade.Qualquer pessoa que cria cachorro sabe disso;
    Segundo:Não gosto destes naturalistas auto-didatas que ficam por ai perturbando e se esfregando nos animais.Os verdadeiros cientistas observam os animais sem interferirem no seu cotidiano.Isso parece mais show pra TV;
    Terceiro:O cara é chamado de amigo dos leões e tiram uma foto dele abraçado com hienas que são suas arqui-inimigas?! :p

  • Guilherme Euripedes:

    Sabe aquelas matérias que você lê sorrindo de fascínio?

    Pois é.

  • Lorenna:

    IN VE JA <3

    • otavio13:

      Lorena, concordo contigo e muito, acredito muito que sejam sim selvagens, é muito facil v chegar e criticar sem ao menos ter conhecido…

  • Judete Soares de Andrade:

    Existe alguma explicação científica para tal fato? O que faz com os felinos não ataquem Kevin Richardson? Qualquer um pode conseguir tal façanha?

  • Pedro Henrique:

    Não consigo acreditar que esses animais sejam selvagens. Incrível!!! oO

Deixe seu comentário!