Ícone do site HypeScience

Conheça Maria Clara e Maria Eduarda, as gêmeas siamesas de 2 meses de idade

O fotógrafo brasileiro Mateus André fez lindas imagens das gêmeas siamesas Maria Clara e Maria Eduarda, em Goiânia.

Com dois meses de idade, as pequenas estão à espera de uma cirurgia de separação que vai acontecer ainda esse mês no Hospital Materno Infantil de Goiânia.

As meninas vêm de uma família simples de Salvador. Elas foram atendidas primeiro na Bahia, mas transferidas para Goiás para serem cuidadas pelo pediatra Zacharias Calil, que já realizou uma operação de separação de gêmeos siameses antes. O caso de Heitor e Arthur era mais complicado do que o das meninas, e somente Heitor sobreviveu.

Maria Clara e Maria Eduarda são fundidas no abdômen e partes do fígado, o que é mais simples do ponto de vista anatômico se comparado a outros siameses. Heitor e Arthur, por exemplo, eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando fígado e genitália.

As gêmeas estão em Goiânia desde o mês passado, mas a cirurgia precisou ser adiada primeiro por causa da pressão alta de Maria Eduarda, depois por causa da presença de bactérias no setor da Unidade de Cuidado Intensivo do hospital.

As fotos feitas por Mateus foram tiradas na Casa do Interior de Goiás, mantida pela Organização das Voluntárias de Goiás, um lugar que hospeda famílias para fins de cuidados de saúde. [BoredPanda, G1, UOL]

Sair da versão mobile