A incrível história das gêmeas siamesas que podem dividir pensamentos

Por , em 7.11.2010

Os nomes destas meninas de olhos azuis são Tatiana e Krista Hogan e, atualmente, elas representam um grande mistério da medicina.

Primeiro, como você pode ver, elas são gêmeas siamesas e nasceram com as cabeças “grudadas”. As suas chances de sobreviver à gravidez eram muito próximas a zero e, recentemente, elas completaram seus quatro anos de idade. Mas, mais incrível que isso, é que as duas apresentam personalidades distintas, mas a parte sensorial de seus cérebros está ligada, fazendo com que, apesar de serem duas pessoas com pensamentos e desejos próprios, elas sejam capazes de “sentir” o pensamento da irmã.

Elas são como duas crianças normais – jogam videogame, brigam por brinquedos e por doces. Mas elas dividem os pensamentos e os sentidos. Por exemplo, quando uma delas pega um brinquedo, mesmo que a outra não esteja olhando para o brinquedo, ela sabe qual foi o brinquedo escolhido pela irmã.

Segundo a avó, se uma das gêmeas tem um pensamento que irrita a outra, elas começam a se estapear, mesmo que nada tenha sido dito em voz alta.

Pesquisadores já testaram a capacidade cognitiva das gêmeas e descobriram que elas realmente dividem pensamentos e os sentidos.

Como elas ainda não desenvolveram completamente a sua habilidade verbal, não é possível compreender exatamente como elas se sentem. Apesar de todas as complicações, a mãe das meninas diz estar feliz por tê-las e que há algum motivo “maior” para elas terem nascido dessa forma. [Gizmodo]

ATUALIZAÇÃO (em inglês):

56 comentários

  • Larissa *-*:

    Nossa, realmente isso é legal,e ao mesmo tempo chato,por que,como vai ser a vida dessas duas depois que crescerem?

  • Carla Rodrigues:

    É apenas uma questão de interpretação.

  • Marianna Goret:

    Ter dois cérebros compartilhando informações diretamente… UAU!
    Vocês tem noção do que pode acontecer? Vai ser incrível acompanhar a vida dessas meninas.

    Do nada as duas começam a se estapear… porque brigaram pelo pensamento.ahuhua muito interessante.
    Agora só não aceito que sintam pena delas. Elas foram privilegiadas isso sim.

    • Pedro Henrique:

      Não sei se fico mais triste pelo comentário, ou pelos 13 likes. Não há privilégio nenhum em nascer com um defeito congênito grave, que gera todo tipo de dificuldade não só pra essas meninas, mas também para os seus familiares.

      Esse é o tipo de comentário estúpido que só pode ter surgido de uma mente anestesiada por religião.

    • MariannaG:

      ô meu querido, você deve ser o tipo que só vê o lado ruim das coisas.
      O Stephen Hawking tem a suas deformidades e nem por isso deixa de ser incrível seu bestão.
      Admiro um cara que gosta de ciência dizer que não há privilégio.

      Preconceito é coisa de gente ignorante, já chega né… eu não fico insultando ateus, então, exijo RESPEITO.

    • MariannaG:

      E tem outra, você é um cara cheio de preconceitos, incluindo as gêmeas. Porque julga ser uma coisa de extrema dificuldade…se fossem minhas filhas iria amar como amaria uma criança normal, já você…

      E então a gente volta para aquela questão, que o Brasil não segue, por causa de pessoas como você, que não aceitam as diferenças.

    • Jonatas:

      Pedro, descordo de sua posição. Primeiramente o que pude entender do comentário da Mariana é que ela não se refere ao privilégio de uma má formação congênita, mas ao privilégio de sobreviverem e viverem a uma situação na qual em muitos casos o destino é a morte ou uma grande tristeza.
      No entanto, mente anestesiada por religião pega pesado, embora exista casos, mas só quando as pessoas se apegam demais a dogmas e preceitos e desprezam tudo que não seguir a linha do seu pensamento religioso, especificamente a ciência, e esse não parece ser o caso.

  • carla:

    se éu fosse a nãe delas ja tinha separado

    • Murilo Mazzolo:

      Talvez não o fez ainda por alguma possível complicação médica de uma das duas ou até ambas!

    • Álvaro Neves Filho:

      É, isso mesmo, vamos cortar o cérebro no meio, bem simples.

  • alguem:

    nossa tuso na nossa vida tem uma rasao entao ouve uma rasao para ela nacerem assim elas seram separadas se deus permitir se ele quiser mas eu to pensando como e que elas vao a escola com e que elas vao se divertir
    tipo uma situaçao elas cresem e vao namorar
    ex o namorado de uma delas quer levar ela para um lugar e o namo da outra que ir prar outo lugar o que vcs acham ?
    mas deus nao fez isso por acaso tudo tem m motivo

    • Agatha Silva:

      Na vida só não tem uma razão pra você escrever rasao.

      E você iria se surpreender com o poder de compreensão das dificuldades dos outros quando uma pessoa ama outra. Eu aposto que se essas meninas um dia encontrarem dois homens (ou mulheres) que as realmente ame, nenhuma dificuldade será empecilho para o relacionamento delas.

  • francielly:

    uau……….estou impressionada com a história dessas meninas imagina se uma pensar mal da outra vai haver muitas brigas elas poderão saber do que a outra tem medo do que gosta ou não gosta………impressionante…………

  • Fernanda Thug:

    ***sweetgirl***
    Uma separação de gemêos siameses é muito perigosa pelo fato que que muitas vezes eles estão ligados por algum orgão tbm, no caso das dua pelo cerebro então creio eu que seja umpossivel a separação das duas…

  • ***sweetgirl***:

    Que coisa! eu sempre achei que os gêmeos xifópagos eram separados ao nascer por uma cirurgia! por que não fizeram com essas meninas?????
    eu sei que o risco é grande, mas viver desse jeito deve ser horrível!!!!!
    e ainda por cima não tem nem privacidade de pensamento!!!!

    • Dryka Mazetto:

      não tem privacidade de pensamento pois elas tem parte do cérebro compartilhado, por isso a separação delas é impossível ou muito arriscada, que deixaria sequelas irreversíveis ou a morte a uma ou ambas… vc arriscaria se fossem suas filhas???

  • Fernanda Thug:

    Interessantissimo! Então aí está um par de gemÊas siamesas que estão mesmo ligadas de forma que homem nenhum vai interromper. Muito legal isso.

  • bianca:

    mas se a medicina esta tao avançada podia fazer algo com isso , ne?
    pode ate ser legal saber o pensamento da irma
    , mas viver com a caça grudada é foda
    … eu queria saber o que meu irmao pensa . (ele é muito besterento)

  • MOIZÉS:

    MIQUEIA CHARLES DISSE: Moizes,já sei de quem são as ideias de jirico que pululam em sua mente…são do bovidino…

    RÉPLICA: tal assertiva contraria a teoria da “grande central cósmica de pensamentos”, que é onde se formam todas as pensações que circulam no universo…

  • miqueias charles:

    Moizes,já sei de quem são as ideias de jirico que pululam em sua mente…são do bovidino…

  • Helson:

    Espero que esse fato proponha estudos, para pelo menos, darmos mais um passo para compreensão da nossa consciência.

  • nothing:

    Nossa , imagina como deve se complicado a vida das duas! ja é complicado comviver com irmaos quando cada um tem a sua cabeça,imagina se fossem juntas! espero q a ciencia descubra uma maneira de ajudalas….imaginando o futuro ,como elas vao faze para namorar?e quando tiverem filhos (como elas vao faze pra ter )?desejo muita sorte a elas!

  • Luciene:

    Eu acho q qto mais elas crescerem, mais difícil vai se tornar. Imagine se uma quer jogar vídeo game e a outra brincar de bola, ou uma ir ao cinema e a outra ao parque de diversões. Elas são lindas e queira Deus que surja uma forma de separá-las. Afinal, temos o direito sagrado de cada um viver sua própria vida.

  • henrique:

    meu deus =-O

    realmente impressionante..

  • Mateus:

    Tomara mesmo que essas meninas cheguem a fase adulta,
    como será para elas resolver por exemplo um problema matematico?
    partindo de que cada uma tem um personalidade, elas teriam visoes diferentes do mesmo assunto?
    ou sera que como uma sabe o que a outra esta pensando,as duas talves sempre tenham que concordar no final das contas.

  • Anônimo:

    acho que como elas nasceram assim não vai ter nenhum problema no modo delas andarem ou enxergarem elas próprias… fora que a mãe dá a maior força pra isso, o desenvolvimento delas vai ser bem legal, agora pra ‘fase escolar’ da Débora: Tomara que elas não colem uma da outra pelo pensamento XD

  • Débora:

    Interessante a matéria, mas nem por isso deixa de ser muito triste… Imaginem só, uma jamais conseguirá olhar diretamente para a outra, e isso é tão bom entre irmãos… a cumplicidade de poder olhar diretamente nos olhos… Fico pensando também quando estiverem na fase escolar, quando tiverem amigos, enfim, é complicado. Elas viverão unidas para sempre, em suas vidas não existirão momentos de privacidade. Todo mundo precisa de momentos de solidão, para se poder pensar, para ficar em paz… enfim… Bom, mas quem somos nós para questionarmos, se a própria mãe das meninas aceitou esse destino como “obra Maior”, não é? Na vida nada é por acaso.

  • Renata:

    Será que elas também compartilham sonhos?

  • Edison:

    Vendo dessa forma, será que é possível elas aprenderem 2 coisas ao mesmo tempo? Imagina as possibilidades, elas podem dividir pensamentos, e já que elas tem maneiras de agir separadas talvez consigam fazer isso, que seria algo muito surpreendente.

  • CONSTA:

    Trata-se de um mistério que na verdade merece boa atensao para o lado cientifico. o que mais me espanta é que elas apesar de ter o mesmo cérebro, têm maneiras diferentes de pensar.

    O QUE ACONTECE QUANDO UMA NECESSITA DE ALGO QUE A OUTRAS NÃO QUER?

  • Bovidino:

    Moizes,
    Você pode pensar na vizinha gostosa. Mas cuidado. O marido dela pode captar os seus pensamentos. Agora imagine o que pode acontecer.

  • MOIZÉS:

    EDDY DISSE: “Apesar de que neste caso pode acontecer delas compartirem alguma parte do cérebro onde nos tornamos conscientes de certos pensamentos. O que não prova que os pensamentos provenham da “química” cerebral.”

    COMENTÁRIO: de fato, está provado cientificamente que nossos pensamentos não são nossos pensamentos. Eles estão em nós mas não pertencem a nós. São filhos da sede que a grande central cósmica de pensamentos tem por pensar. Brotam em nós, porém não nos pertencem.

    Agora posso pensar na minha vizinha gostosona sem remorsos…

  • Filippe:

    AHhAHHAhHAhAHhAHAhAHHAhHAhHAhAHHAa.
    .
    cara, chorei de rir com a piada do Bovidino, sério =’D

  • MOIZÉS:

    BOVIDINO DISSE: “Os pensamentos não são criados no cérebro. O cérebro é apenas um receptor.(…)Deixe-se divagar e veja quantos pensamentos absurdos você terá. Eles não são seus. Foram atraídos do ‘campo mental’.”

    COMENTÁRIO: Deve ser verdade mesmo: sempre achei que essas idéias de jerico que pululam em minha mente não eram minhas. Agora, só preciso descobrir de quem são…

  • Sandra:

    São maravilhosas, que pena elas terem nascidos assim grudadas p/ sempre.

  • Bovidino:

    Leiam o comentário de Eddy. Os pensamentos não são criados no cérebro. O cérebro é apenas um receptor. Não é atoa que a forma do nosso crânio seja parabólica. O campo mental está acima de nós. Deixe-se divagar e veja quantos pensamentos absurdos você terá. Eles não são seus. Foram atraídos do ‘campo mental’. Sintonize seu aparelho receptor (cérebro) no bem, e terá só bons pensamentos. Faça o teste.

  • mirella laís da silva santna:

    Incrível!!imagine só:elas não precisam se comunicar verbalmente pra saber o que cada uma está pensando!

  • Lucas:

    Muito triste para as meninas que pelo visto nao poderao ser separadas, mas mostra o quanto sabemos pouco!!!

  • ANILSON MARTINS:

    Nada interessante, mas sim preocupante ,pobres meninas se chegarem a juventude vão ter um bocado de problemas !

  • Edu:

    que meninas lindas…será que não há um modo de separá-las?
    O cérebro é unico para as duas?

  • yuji:

    Muito interessante , há muito que aprender .

  • JoseRenan:

    Estranho!elas não tem ao menos privacidade mental..

  • Farofa:

    William, muito humor negro o que disse…
    macanda, mas echei criativo

  • deyse cruz:

    maravilhoso. A vida é realmente um mistério ….

  • Willian:

    Duas cabeças pensam melhor que uma.

  • Ninja:

    Dá um desespero ver siameses a impressão é que com um acidente vai desgrudar e aí…

  • anonimo:

    deve ser ruim andar nessa possisão grudada na outra mas pensando bem não e tao ruim dividir pensamentos e como internet

  • Túlio:

    Na verdade, como dito na fonte, elas completaram 4 anos de idade, e não 9, como dito na reportagem…

  • Eddy:

    Só espero que não leiam este caso da usual forma que a nossa limitada neuro(pseudo)ciência está ACOSTUMADA a interpretar o cérebro.
    E daqui a pouco vão “re-provar cientificamente” que os pensamentos nascem no cérebro.
    Apesar de que neste caso pode acontecer delas compartirem alguma parte do cérebro onde nos tornamos conscientes de certos pensamentos. O que não prova que os pensamentos provenham da “química” cerebral.

  • claudemir da silva:

    elas pode se tornar lição de vida para muitos

  • Theo:

    Muito bom…

  • Manuel Bravo:

    Coisas da natureza, se elas pudessem resolver as
    suas divergências apenas mentalmente também, seria
    melhor para elas.

  • Mirany:

    Achei muito interessante, mais será que elas sentem algum tipo de dor?

  • GERSON J. G. ALENCAR:

    O que me deixa feliz, é a conciencia e a felicidade da mãe; tudo em nossas vida tem uma razão de ser; nada é por acaso.

  • FABRICIO:

    muito interesante [2]

  • Thales:

    Muito interessante!!!

Deixe seu comentário!