Conheça o bizarro tubarão-duende

Por , em 16.12.2012

Tudo bem que tubarões não são os animais mais fofinhos do mundo. Mas em questão de feiura, o tubarão-duende consegue superar os demais. Nem precisamos explicar o porquê, basta “apreciar” a foto.

O aspecto bizarro desses animais, também conhecidos como goblin, faz pensarmos que eles saíram de alguma pintura surrealista. Os olhos grandes e redondos, as mandíbulas retráteis e o focinho enorme são os elementos que fazem sua aparência desagradável.

Não se assuste caso você nunca tenha ouvido falar deles. Essa espécie (Mitsukurina owstoni) raramente é encontrada com vida pelo homem, especialmente porque nada em águas muito profundas. É por esse motivo que os cientistas ainda não sabem muita coisa sobre esses monstros marinhos.

O primeiro registro do goblin foi em 1898, e, desde então, apenas cerca de 50 tubarões-duende foram capturados nas costas do Japão, de Portugal, do Golfo do México e da Califórnia. O último registro foi no Brasil, na costa do Rio Grande do Sul. O tubarão foi encontrado morto por um barco de pesca, no ano passado, e doado ao Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O tubarão-duende é conhecido como um “fóssil vivo”. Antes dos pesquisadores o encontrarem em 1898, ele já havia sido visto – mas em restos fósseis. Fósseis de tubarão da espécie extinta Scapanorhynchus, datando de mais de 100 milhões de anos, mostram grande semelhança com o tubarão-duende. Acredita-se que ele é um dos tubarões mais antigos que existem. Outros peixes bizarros que são fósseis vivos são o esturjão, a lampreia, o tubarão-cobra e o peixe-agulha.

As comidas preferidas do tubarão goblin são camarões, peixes e lulas. Apesar de seu grande tamanho, ele pode avançar rapidamente e com eficácia até sua presa, por causa de seu fígado, que pode o tornar quase tão denso quanto a água. Como ele flutua facilmente, precisa fazer pouco movimento até chegar à presa.

Confira abaixo esses tubarões assustadores em ação: [HSW/FLMNH]



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,50 de 5)

8 comentários

Deixe seu comentário!