Conheça o SpotMini, o robô-cachorro que cuida até da louça

Por , em 27.06.2016

Mais um robô acaba de integrar a família da Boston Dynamics. A empresa de engenharia robótica que desenvolve máquinas com agilidade, velocidade e mobilidade em terremos acidentados com fins militares acaba de apresentar o SpotMini, que é uma versão menor do robô Spot.

Ele se parece uma mistura entre um cachorro de porte grande e uma girafa, com uma cabeça que também funciona como quinto braço. Seu vídeo de apresentação foi gravado em um ambiente doméstico, para mostrar como ele tem precisão e delicadeza.

O SpotMini consegue passar por espaços apertados sem esbarrar em nada, passar por baixo da mesa, subir escadas, se levantar com a ajuda do braço caso ele caia, pegar um copo na pia e colocá-lo na máquina de lavar louça e jogar uma lata vazia no lixo. Por tabela, os engenheiros da empresa ainda demonstraram que o velho truque da casca de banana funciona até com um robô.

Ele pesa apenas 25kg, é completamente elétrico (sem nenhuma parte hidráulica), e funciona por 90 minutos sem recarga, dependendo de sua função. Ele é um dos robôs mais silenciosos construídos pela Boston Dynamics até agora e tem vários sensores, inclusive de profundidade.

Com a ajuda de um giroscópio, ele consegue manter a “cabeça” perfeitamente alinhada, mesmo movendo o resto do corpo em três dimensões.

Robô de estimação

Assim como um cachorro de verdade, ele pode ser guiado ou ensinado por um ser humano a fazer truques e tarefas. Mas ao invés de sentar, dar a patinha ou se fingir de morto, o SpotMini pode ajudar em algumas tarefas domésticas e até trazer uma bebida para o humano que descansa no sofá. O melhor de tudo é que ele não faz xixi no tapete. Mas o vídeo abaixo mostra que alguns ajustes ainda precisam ser feitos.

Robô vítima de bullying

Um dos robôs mais famosos da empresa é o Atlas, o robô de 1,80m e 81kg que foi empurrado e chutado sem piedade em testes de equilíbrio. Ele anda sobre apenas duas pernas e consegue caminhar até na neve e gelo sem cair.

BigDog e Cheetah

Outros robôs importantes projetados pela empresa são o BigDog e o Cheetah. O primeiro tem 3 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e anda e corre sobre quatro pernas enquanto carrega cargas pesadas. Já o Cheetah é o robô com pernas mais rápido do mundo, ultrapassando 46 km/h. Eles foram financiados pela DARPA, empresa norte-americana de desenvolvimento de tecnologias militares. [Gizmodo, Boston Dynamics]

Confira o vídeo completo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

Deixe seu comentário!